Ad image

Opportunity finalmente encontrado sob a poeira de Marte

Em junho deste ano, uma gigante tormenta de poeira no planeta vermelho fez com que o robô se perdesse. O rover Opportunity da NASA apareceu como um pontinho branco no centro da foto, mas ainda sem comunicação.

Tainá M. Costa

d04bd537ed13b1f59d1920d11d9eaeed1538004520

Rover Opportunity da NASA no ponto branco no solo de Marte
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Univ. do Arizona

Uma nova imagem produzida pela HiRISE, uma câmera de alta resolução a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), mostra um pequeno ponto branco em meio a uma cratera nas encostas do Vale da Perseverança no Planeta Vermelho. Este objeto é o Robô Opportunity, que estava descendo para o vale quando uma severa tempestade de poeira varreu a região há 100 dias.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

A tempestade foi uma das várias que levantaram poeira suficiente para cobrir a maior parte da superfície marciana e bloquear a luz solar de alcançar o solo. A falta de luz solar fez com que o Opportunity – movido a energia solar – entrasse em hibernação. O robô foi visto pelo satélite a 267 km acima da superfície de Marte, porém, a comunição com ele está bloqueada desde 10 de junho passado.

A NASA anunciou nesta semana que a HiRISE conseguiu fotografar em 20 de setembro o local onde o Opportunity hiberna desde a gigantesca tormenta que o impediu de pesquisar o solo marciano durante meses. Sem os raios solares para alimentar suas baterias, devido ao bloqueio da poeira, o Opportunity desligou e a esperança de o achar se tornou cada vez menor.

Os engenheiros da NASA esperavam que as baterias mantivessem um mínimo de energia para despertar o robô assim que a tormenta se dissipasse, mas ela se foi e ainda não conseguiram manter contato com o “Oppy”, considerado durante muito tempo imortal porque sua missão, iniciada em 2004, era prevista para apenas 90 dias. Em 31 de agosto passado, a NASA se deu um prazo até meados de outubro para restabelecer as comunicações, além do qual a missão de “Oppy” será oficialmente concluída.

A Universidade do Arizona, em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão da Caltech em Pasadena, Califórnia, gerencia o Projeto Mars Reconnaissance Orbiter para o Diretório de Missões Científicas da NASA em Washington.

Para mais informações, acesse: HiRISE
Atualizações sobre o Opportunity podem ser encontradas aqui.
Contato Laboratório de Propulsão a Jato Good Andrew , Pasadena, Califórnia  – andrew.c.good@jpl.nasa.gov

Fonte: mars.nasa.gov – Colaboração: David Vanzin

.

Veja mais:

SpaceX revela sua Base Alpha em Marte

E se o universo for realmente consciente?

Astronauta é homenageado com Agroglifo gigante e visível do espaço

Intensivo de Ufologia da Revista UFO é neste sábado com Marco Petit

Avistamento de Ney Matogrosso esclarecido pelos analistas da UFO

UFO Summit com Tsoukalos e Von Däniken tem 20% de desconto essa semana

TÓPICO(S):
Compartilhe