O maior arquivo histórico de registros de fenômenos aéreos não identificados dos Estados Unidos será revelado no Novo México nos próximos anos, de acordo com um grupo de importantes historiadores e arquivistas de UFOs.
O Centro Nacional de Registros Históricos de UFOs (NUFOHRC) será “(…) dedicado à preservação e centralização de informações de UFOs/UAPs nos Estados Unidos”, de acordo com um comunicado de imprensa anunciando a nova organização sem fins lucrativos. Liderada pelo pesquisador e historiador David Marler, a organização anunciou seus planos de manter seu arquivo em uma instalação na área de Albuquerque, Novo México. Com base em coleções mantidas por vários pesquisadores de todo o país, o NUFOHRC apresentará documentos das coleções dos arquivistas Jan Aldrich, Rod Dyke, Barry Greenwood, Rob Swiatek e vários outros.
Notavelmente, as instalações da organização no Novo México também abrigarão coleções pertencentes ao J. Allen Hynek Center for UFO Studies, transferidos por seu diretor, Mark Rodeghier, Ph.D., para Marler em novembro de 2020. Incluído com esta coleção estão os arquivos pessoais de J. Allen Hynek, homônimo do Centro, que serviu como consultor científico para as investigações oficiais de UFOs da Força Aérea dos Estados Unidos por quase duas décadas.
Atualmente, Marler também está de posse dos arquivos anteriormente mantidos pelo Comitê Nacional de Investigações sobre Fenômenos Aéreos (NICAP), que já representou a maior organização civil de investigação de UFOs nos Estados Unidos, e diz que mais de uma dúzia de arquivos ufológicos privados serão entregues na unidade nos próximos dois anos.
David Marler em uma parte da extensa coleção a ser apresentada no NUFOHRC.
Fonte: David Marler
“Com os dados acumulados, esperamos ajudar esforços de pesquisa sérios e ajudar a estabelecer uma história precisa dos UFOs/UAPs para as gerações presentes e futuras, independentemente da crença ou descrença no assunto”, dizia uma parte de um comunicado de imprensa divulgado pelo grupo. “O que eu acho, porém, é que, apesar da quantidade cada vez maior de pessoas que estão olhando para o assunto, poucas pessoas – uma porcentagem muito pequena – estão interessadas na história”, disse Marler ao The Debrief. “Todo mundo quer saber o que há de novo”, diz Marler, “(…) e parte disso se deve, creio eu, à estrutura pela qual a comunidade de inteligência e a mídia nos últimos anos enquadraram a discussão; esta ‘nova’ discussão.”
Além de documentos históricos relacionados a UFOs dos Estados Unidos, Marler diz que a nova organização também abrigará registros de países da América do Sul e de outras partes do mundo, cuja inclusão terá como objetivo fornecer uma perspectiva histórica mais diversificada sobre o assunto e sua presença global. “Não há Arquivos Nacionais de Ufologia”, diz Marler, acrescentando que ele e seus colegas desejam que suas novas instalações representem o maior arquivo histórico de UFOs que já existiu nos Estados Unidos. “Agora haverá.”