O I UFOZ 2012, ou IV Fórum Mundial de Ufologia, realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 06 e 09 de dezembro de 2012 nas dependências do Hotel Golden Tulip Internacional, marcou um momento histórico para a Ufologia. Com 37 conferencistas representando 17 países, o evento comprovou mais uma vez que o Brasil está na vanguarda da Ufologia Mundial, sendo um dos líderes na campanha pela liberdade de informações ufológicas.
Esse foi o tom de boa parte das palestras: requerer a completa transparência no trato da questão ufológica, pois todos defendem que a população tem o direito de saber que temos sido visitados há muito tempo por representantes de civilizações extraterrestres. E o objetivo de insistir na liberdade de informações foi plenamente cumprido no I UFOZ 2012, e já na abertura foi anunciado que a Carta de Foz do Iguaçu estaria a disposição para receber as assinaturas de todos.
Todos os aspectos da Ufologia foram abordados pelos conferencistas, e o públicou que lotou o evento do primeiro ao último dia pôde conferir um panorama dos mais abrangentes a respeito do enigma ufológico. Um dos momentos mais importantes aconteceu na abertura, em 06 de dezembro, com a presença do capitão Amarante Figueiras, representando a Força Aérea Brasileira. Ele expôs um histórico sobre o envolvimento da FAB com os UFOs, colocando em destaque os diversos momentos em que houve cooperação entre militares e civis na investigação do fenômeno.
Figueiras parabenizou os ufólogos pela seriedade com que tratam da questão, e em outros momentos do IV Fórum Mundial de Ufologia foi repetido o pedido pela criação de um órgão conjunto, envolvendo a FAB e os pesquisadores, a exemplo do que já ocorre em outros países. O ponto alto desse pedido, e da requisição de absoluta transparência no trato de informações ufológicas, foi a leitura solene da Carta de Foz do Iguaçu, que depois de assinada pelos conferencistas e pelo público presente, será encaminhada as autoridades.
Outro momento que emocionou a todos foi a homenagem ao pioneiro da Ufologia Brasileira, General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa. Seu filho, Paulo Yog Uchôa, fez uma apresentação com um histórico de seu inestimável trabalho pela Ufologia Brasileira. E assim se sucederam todas as palestras até o encerramento, em 09 de dezembro, em que ficou clara a maturidade da Ufologia e a necessidade de cooperação entre militares, governos e ufólogos com o intuito de prestar esclarecimento à população mundial acerca dessa fascinante realidade envolvendo as visitas extraterrestres a nosso planeta. O I UFOZ 2012 deixou claro que existe uma necessidade premente dessa iniciativa, bem como de abertura total dos segredos ufológicos, com o fim de preparar a civilização terrestre para o contato oficial com nossos vizinhos cósmicos, que a intensificação do Fenômeno UFO comprova estar cada vez mais próximo.
As fotografias que documentam esse momento histórico, mostrando todas as fases do I UFOZ, ou IV Fórum Mundial de Ufologia, já se encontram em nossa galeria de imagens, e podem ser acessadas clicando neste link.
I UFOZ 2012 começa para fazer História
Primeiro dia do UFOZ 2012, resumo das palestras
Segundo dia do UFOZ 2012, resumo das palestras
Homenagem ao General Uchôa no I UFOZ 2012
UFOZ se despede com recorde de público e uma mensagem para a sociedade mundial
Carta de Foz do Iguaçu pede abertura irrestrita de informações ufológicas