A cidade de Chicoana, norte da Argentina, divide com Ipuaçu a distinção de serem as únicas na América do Sul até o momento a ser brindadas com o fenômeno dos agroglifos. Tem sido assim pelo menos desde 2008, quando os primeiros desenhos em plantações foram descobertos nos dois lugares.
Mercedes Casas, de Salta, consultora da Revista UFO, visitou no sábado, dia 27 de outubro, a mais nova formação a surgir em Chicoana. Ela comenta que foi alertada por um conhecido local, Gustavo Cavallo, de que o agroglifo havia surgido no domingo anterior, 21 de outubro.
A pesquisadora descobriu que eram poucos os campos de trigo em Chicoana, pois nos anos anteriores as estranhas ocorrências e desenhos causaram um grande afluxo de pessoas para a região, e no afã de visitar os círculos as pessoas pisoteavam plantas saudáveis. O resultado foram crescentes prejuízos dos produtores rurais, que não tinham como colher os caules dobrados que não ficam ao alcance das lâminas das máquinas colheitadeiras.
Mercedes constatou a presença de dois agroglifos em campos vizinhos, o maior medindo cerca de 25 metros. É o mesmo lugar onde surgiram desenhos em 2011, e a pesquisadora bateu algumas fotos e constatou que não existiam plantas danificadas foram dos desenhos, o que comprova que não houve acesso de pessoas na área. Infelizmente, de acordo com ela, havia funcionários das propriedades impedindo a entrada no local.
O segundo agroglifo é menor, e foi descrito por Mercedes como semelhante a uma suástica de três braços, com uma extensão de sete ou 8 metros. Mercedes afirma que no ano passado, no mesmo local, havia vans de turistas e as pessoas invadiam e pisoteavam os campos, o que certamente motivou a proibição dos proprietários destes a qualquer entrada nesta oportunidade.
A pesquisadora se dirigiu a seguir para a aldeia próxima, a fim de tomar depoimentos. De acordo com o que apurou, misteriosas luzes noturnas têm sido avistadas há vários anos, e as pessoas já se habituaram a esse fenômeno de tal forma que já perderam o interesse por ele. Mercedes aponta que foram inúmeros os avistamentos nos últimos anos.
Casas também descobriu que não existe qualquer interesse, seja da parte do governo do município ou de seus habitantes, nba promoção de Chicoana como região turística devido ao aparecimento dos agroglifos. Ela destaca que pelo contrário ninguém deseja chamar a atenção, a fim de que o trabalho nas plantações não seja novamente perturbado por curiosos.
Mercedes também conseguiu um vídeo, gravado por Gustavo Ferreira Montalbetti, que frequentemente visita a região e conseguiu entrar em um dos agroglifos. A pesquisadora conclui que não existe evidência de que os agroglifos sejam uma fraude, apontando a ausência de plantas danificadas fora dos desenhos, e o desejo dos moradores da região que não desejam publicidade. Casas destaca que são pessoas simples, dedicadas a seu trabalho, sem qualquer desejo por fama. Ela aponta que lamentavelmente não existem amostras do trigo para serem analisadas, mas conclui que provavelmente os novos agroglifos de Chicoana são autênticos.
Confira o vídeo gravado no interior de um dos agroglifos
Saiba mais: