DESTAQUE

Vídeo de suposto UFO sobre Base Aérea Wright-Patterson é falso

Por
02 de Junho de 2016
O suposto UFO que teria sido filmado nas proximidades da Base Aérea Wright-Patterson
Créditos: Arquivo

Lamentavelmente, a Ufologia Mundial é tomada de assalto por algum fato, caso, ou vídeo que graças à facilidade de comunicações proporcionada pela internet, logo se torna viral. A imensa velocidade com que as mentiras se espalham torna muito difícil desmentir e desmistificar enganos e mentiras, comprometendo ainda mais a credibilidade da pesquisa ufológica.

O vídeo do alegado UFO teria sido gravado em 25 de maio por um casal que transitava nas proximidades da famosa Base Aérea Wright-Patterson, no estado norte-americano de Ohio. A literatura ufológica descreve inúmeras ligações desse local com a pesquisa do Fenômeno UFO, começando pelo fato de essa instalação militar ter sido a sede do famoso Projeto Blue Book. Outras indicações eram de que a base igualmente abrigava o também famoso Hangar 18, onde naves alienígenas seriam mantidas e estudadas, tendo a base ainda um volumoso arquivo conhecido como "Sala Azul".

A gravação foi postada no canal Secureteam 10 do youtube, e em poucos dias superou 800.000 visualizações. A Fox News e outros canais transmitiram o vídeo, que mostra um estranho objeto anguloso aparentemente flutuando no céu. Além da narração sensacionalista, comprovando que este não é o vídeo original (se é que este existe), o objeto não possui qualquer similaridade com descrições de casos bem documentados pela Ufologia Mundial. Também são vistos os efeitos de excessiva aproximação e a "camera tremida", truques habituais dos falsários para tentar dificultar a análise. O ponto final de mais essa fraude foi dado pelo investigador da Rede Mútua de UFOs (Mufon), e diretor para Ohio e Cleveland Thomas Wertman. Além de questionar a autenticidade do vídeo, do qual não existem outras fontes (além do fato de os responsáveis pelo Secureteam 10 não responderam qualquer pergunta a respeito), o pesquisador aponta, diante das propagandas mostradas sempre que se abre o vídeo, que alguém está ganhando dinheiro com isso. Resta mais uma vez o alerta para que as fontes sejam sempre checadas, e duvidar de qualquer notícia ou vídeo sensacionalista, que somente prejudica a Ufologia séria.

Confira o vídeo da fraude neste link

Slides de Roswell: caso encerrado

É uma fraude a máquina alienígena encontrada na Antártida

Nick Pope fala sobre seu trabalho com UFOs para a BBC

Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha

Nova polêmica envolvendo os documentos Majestic 12

Hacker alega que NASA retoca fotos para ocultar UFOs

Médico de Montana alega ter obtido foto autêntica de disco voador

Esclarecido como fraude o agroglifo da Califórnia

Lua Prometheus tem formato similar a disco voador

Saiba mais:

Livro: Contatados

crédito: Revista UFO
Contatados
Contatados

Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta em seu primeiro livro uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Méier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorillon Rael. Dezenas de casos de alegados encontros entre humanos e seres extraterrestres ocorridos em todo o mundo são descritos e analisados por Suenaga, que ainda apresenta um panorama dos contatos mediúnicos com aliens, examinando as mensagens recebidas por “porta-vozes cósmicos”.

DVD: A Um Passo da Revelação Final

Já está no ar a Edição 234 da Revista UFO. Aproveite!

Maio de 2016

De que estranho mundo viriam?