DESTAQUE

Vídeo da NASA com suposto UFO provoca furor na internet

Por
29 de Janeiro de 2015
A imagem da Lua, obtida a partir da ISS, é muito similar à do suposto UFO
Créditos: NASA

Um vídeo obtido a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) tem provocado furor na internet, por alegadamente mostrar um UFO emergindo do horizonte, quando subitamente a transmissão é cortada. Lamentavelmente, de imediato começaram as alegações de que a agência espacial está acobertando a sempre crescente aproximação de civilizações alienígenas com relação a nosso planeta, e como sempre poucos se questionam se pode existir alguma explicação mais simples.

E, neste caso em particular, a explicação pode ser a mais prosaica possível. Trata-se somente da Lua emergindo do horizonte. Os mistificadores de sempre afirmam então que nosso satélite natural aparece pequeno demais na imagem. Porém, se compararmos o vídeo no qual a NASA é acusada de acobertamento com um segundo vídeo, também tomado a partir da ISS e que comprovadamente mostra a Lua, a semelhança é grande demais para que não seja considerada. Os dois vídeos estão disponibilizados abaixo.

A câmera que gravou as imagens é uma de quatro de um experimento batizado de High Definition Earth Viewing (visualização da Terra em Alta Definição, HDEV), montado no exterior da ISS e que continua a transmitir automaticamente as imagens da Terra. Os vídeos não são gravados e ocorrem trocas rotineiras de operação entre as câmeras. Além disso, existem falhas na cobertura das antenas na Terra, e essas duas circunstâncias fazem com que as imagens sejam cortadas de tempos em tempos. O experimento também serve para testar os efeitos do espaço sobre as câmeras HD. O site Meiobit.com, que analisou a matéria a respeito do alegado UFO das imagens, apresenta a hipótese de ser a Lua e explica o HDEV, portanto o suposto mistério está resolvido: não era um UFO.

Confira o vídeo do suposto UFO

Assista ao vídeo da Lua emergindo do horizonte

Veja mais um vídeo mostrando a Lua, a partir da órbita terrestre

Acompanhe o projeto High Definition Earth Viewing da NASA

Lua Prometheus tem formato similar a disco voador

Parafuso de 300 milhões de anos é fóssil

Refutada alegação de vida alienígena em meteorito

Saiba mais:

Livro: Contatados

crédito: Revista UFO
Contatados
Contatados

Afinal, quem são os contatados? Emissários das estrelas, arautos de uma nova era ou a quinta coluna da invasão extraterrestre? Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Méier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorilhon Räel.

DVD: Fastwalker

Já está no ar a Edição 212 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2014

Não é somente aqui na Terra

UPDATED CACHE