DESTAQUE

Veterano ufólogo brasileiro desmente versões militares quanto ao resgate de um UFO acidentado em Varginha

Por
05 de Abril de 2016
Varginha: Toda a Verdade Revelada, já em sua segunda edição, é um dos maiores sucessos da Coleção Biblioteca UFO
Créditos: Revista UFO

A partir de 20 de janeiro de 1996, a história da Ufologia Brasileira e Mundial foi mudada para sempre. Com a impressionante teia de acontecimentos, fatos e negativas sistemáticas que, de forma inédita, uma numerosa e variada equipe de ufólogos brasileiros se encarregou de desvendar, o Brasil e o mundo tomaram conhecimento de um dos mais extraordinários acontecimentos da história da Ufologia. Logo batizado como Caso Varginha, este se revelou como o maior acontecimento ufológico já acontecido em solo brasileiro, rivalizando até mesmo com o famoso Caso Roswell, acontecido nos Estados Unidos em 1947.

Com recém completados 20 anos, o Caso Varginha é mais uma vez apresentado com detalhes inéditos por um de seus principais pesquisadores, o coeditor da Revista UFO Marco Antonio Petit. Seu mais novo livro, Varginha: Toda a Verdade Revelada, traz em suas 258 páginas detalhes inéditos dos bastidores de nosso maior caso, relatando a formação da impressionante equipe de pesquisadores que levantou, nos meses seguintes à ocorrência, a impressionante cadeia de eventos relacionados à mesma. Esse esforço inédito tornou o Caso Varginha o mais bem documentado envolvendo quedas de UFOs em toda a história da Ufologia Mundial.

Como o próprio Marco Petit relata: "No início de 1996, algo muito especial aconteceu no sul de Minas Gerais. Inúmeros testemunhos revelam a queda de uma nave alienígena e o recolhimento de sua tripulação ainda viva por forças militares. Depois do início de uma manobra de acobertamento dos fatos por essas mesmas forças, sob o comando do Exército, que parecia ter controlado as coisas e mantido tudo sob sigilo, a atuação dos principais investigadores do caso e falhas no processo de acobertamento permitiram que uma parte dos incríveis fatos fosse divulgada à imprensa naquela época. Mas, com o passar do tempo e a instauração de um Inquérito Policial Militar (IMP), que foi assumido por membros da inteligência do Exército que passaram a comandar a operação de acobertamento, coisas misteriosas e sem explicação começaram a acontecer, deixando algumas importantes perguntas no ar: por que foi solicitado ao primeiro investigador do caso, após seu depoimento no IPM, que não revelasse sua existência? O que temia o Exército?".

crédito: Arquivo Revista UFO
Marco Petit
Marco Petit

UMA ESTARRECEDORA MUDANÇA DE OPINIÃO

Marco Petit se refere, naturalmente, à desconcertante mudança de postura por parte do descobridor do Caso Varginha, o advogado Ubirajara Franco Rodrigues, conforme ele mesmo anunciou em uma bombástica entrevista nas edições 153 e 154 da Revista UFO. A Ufologia Brasileira ficou chocada com a atitude de Rodrigues e ainda mais diante da constatação de Petit, de que o descobridor do Caso Varginha e até então a figura mais proeminente da equipe de investigadores fora incitado a negar o caso. E Petit vai além em seus questionamentos: "Mas a principal pergunta que ainda resta responder é: o que, enfim o Exército ainda insiste em esconder sobre o Caso Varginha? Todos já sabemos que um UFO se acidentou e que pelo menos duas criaturas alienígenas foram capturadas ainda vivas pelos militares. De que planeta vieram? Por que sua nave se acidentou? Como as tais criaturas sobreviveram à queda? Como os americanos foram os primeiros a saber do caso?".

crédito: Revista UFO
Tentou-se por todas as formas acobertar as operações de captura das criaturas em Varginha
Tentou-se por todas as formas acobertar as operações de captura das criaturas em Varginha

Tão importante é o Caso Varginha que, lembrando os vinte anos da ocorrência, o portal G1 das Organizações Globo publicou um especial com as mais recentes informações disponíveis. O especial tem uma entrevista com o próprio Marco Petit, gráficos e um histórico de notícias da mesma época, além de uma entrevista com o legista Fortunato Antônio Badan Palhares, participante de importantes casos como o de PC Farias e das ossadas encontradas em Perus. Ligado ao caso desde as primeiras revelações da equipe de investigadores, ele continua a negar veementemente qualquer participação na ocorrência. Petit, por sua vez, disse na entrevista para o G1: "Na verdade o caso é muito maior e mais importante do que as pessoas tomaram conhecimento. Teve o envolvimento de um número bem mais numeroso, inclusive de militares de alta patente, cujos nomes apresento de maneira definitiva, para que fique firmado que não estamos brincando de fazer Ufologia. A coisa foi muito mais séria do que as pessoas ouviram falar ou tomaram conhecimento".

crédito: Revista UFO
A Escolas de Sargento das Armas, envolvida desde o início no Caso Varginha
A Escolas de Sargento das Armas, envolvida desde o início no Caso Varginha

Marco Petit falou também a respeito do Inquérito Policial Militar (IMP) realizado na Escola de Sargento das Armas – EsSA, entre as cidades de Três Corações e Varginha. Sobre o assunto, disse: "Mas ainda era preciso, na visão dos membros da EsSA, arranjar uma alternativa também para o avistamento do estranho ser por parte de Liliane e Valquíria Silva, e sua amiga Katia Xavier. Quem surgiu com a ideia para resolver esse problema foi o comandante da Polícia Militar local, que em seu depoimento, defendeu a versão que, em vez de uma criatura alienígena, as meninas teriam avistado na verdade um morador da cidade que apresentava um quadro de deficiência mental e física, conhecido como “mudinho”. Mas como esse personagem, que Liliane, Valquíria e Kátia Xavier conheciam, poderia ter sido confundido por elas como a criatura que descreveram de maneira tão detalhada, e que apresentava uma tipologia apartada de tudo que já haviam visto antes?".

crédito: Arquivo
A Unicamp, para onde materiais e os seres capturados foram enviados para exame
A Unicamp, para onde materiais e os seres capturados foram enviados para exame

DESVENDANDO MAIS DETALHES SOBRE NOSSO MAIOR CASO

Petit denuncia que o horário do avistamento das moças, às 15h30, foi no IPM transferido para horas depois, o que não faz sentido. Do mesmo problema, por sinal, sofrem todas as demais desculpas oficiais para o impressionante episódio. Essas e muitas outras revelações estão detalhadas e explicadas no livro que já é um dos maiores sucessos da Coleção Biblioteca UFO, Varginha: Toda a Verdade Revelada, que já se encontra em sua segunda edição. Nesses vinte anos de pesquisa, o trabalho de Petit e muitos outros diligentes pesquisadores transformaram o Caso Varginha em um dos principais da Ufologia Mundial, reconhecido internacionalmente como um dos mais bem pesquisados de todos os tempos. Varginha: Toda a Verdade Revelada é uma obra essencial para todo pesquisador e interessado no Fenômeno UFO, que irá marcar um ponto de virada na história do Caso Varginha.

Clique na imagem abaixo para saber mais e adquirir Varginha: Toda a Verdade Revelada, já em sua segunda edição:

Novo livro sobre o Caso Varginha é destaque no portal G1

Conheça O Caso Varginha, livro de Ubirajara Rodrigues pela Coleção Biblioteca UFO

Exército Brasileiro nega possuir informações sobre Caso Varginha

Varginha teve avistamento de UFO em 1970

Ministério da Defesa e ufólogos acertam canal de comunicação inédito no mundo

Caso Varginha comemora 20 anos hoje, mas Exército ainda nega as evidências

Já está no ar a Edição 230 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2016

O que os militares ainda escondem?