DESTAQUE

Stephen Hawking alerta que a humanidade pode ser extinta em menos de 600 anos

Por
10 de Novembro de 2017
Stephen Hawking fez um alerta quanto à sobrevivência da humanidade no futuro
Créditos: Arquivo

Para o famoso astrofísico Stephen Hawking, o incremento populacional somado à necessidade sempre crescente de mais energia pode tornar a Terra inabitável. Ele alerta que tais condições podem surgir próximas do ano 2600, então teríamos menos de seis séculos para nos tornarmos uma espécie multiplanetária e viajantes do Cosmos. "Se queremos a continuidade de nossa espécie pelos próximos milênios ou milhões de anos, devemos ir audaciosamente onde ninguém jamais esteve", disse ele em vídeo durante o evento Tencent Web Summit em Pequim.

Stephen Hawking falou em defesa do desenvolvimento científico e tecnológico, a busca por novas fontes de energia e o estudo de novas tecnologias que tornem viáveis viagens espaciais mais frequentes, inclusive para fora de nosso Sistema Solar. Ele defendeu o investimento na iniciativa Breakthrough Starshot, que lançou em 2016 em parceria com o bilionário russo Yuri Milner. Milner é o nome por trás das Breakthrough Iniciatives, o suporte a várias áreas inovadoras na ciência e tecnologia. O Breakthrough Listen, para buscar sinais de rádio de civilizações alienígenas em um esforço sistemático de dez anos, também é sua responsabilidade.

O Breakthrough Starshot pretende investir 100 milhões de dólares inicialmente, com o objetivo de em aproximadamente duas décadas poder produzir nanonaves dotadas de velas de luz, cada uma do tamanho de um selo postal. Seriam lançadas milhares dessas minúsculas sondas que, impulsionadas por potentes raios laser emitidos de bases na superfície terrestre, poderiam atingir imensas velocidades. Hawking disse: "Com esse sistema poderíamos atingir Marte em menos de uma hora, ou alcançar Plutão em dias. Poderíamos ultrapassar a nave Voyager em uma semana, e chegar a Alpha Centauri em somente 20 anos". O sistema estelar mais próximo, a somente 4,3 anos-luz, é o grande objetivo do Breakthrough Starshot, especialmente após a descoberta do exoplaneta habitável Proxima b. Stephen Hawking defende que em uma geração essas nanonaves poderão nos enviar as primeiras fotos de um mundo no qual poderíamos nos estabelecer. Para o astrofísico, esse será um passo fundamental para a sobrevivência da espécie humana.

Visite o site Breakthrough Iniciatives

Confira a apresentação de Stephen Hawking

Stephen Hawking lança Projeto Starshot para viagens interestelares

Protótipos de nanonaves estelares já estão em órbita

Projeto Breakthrough Listen divulga seus primeiros resultados

Stephen Hawking volta a advertir sobre os riscos de contato com alienígenas

Stephen Hawking afirma que buracos negros podem ser passagens a outros universos

Novo estudo aponta que Proxima b pode de fato ser habitável

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

crédito: Revista UFO
Buscando Vida Fora da Terra
Buscando Vida Fora da Terra

Enquanto cientistas de diversas áreas buscam respostas para a origem e o futuro da humanidade terrestre, a exobiologia vasculha vastas regiões do universo à procura de outras formas de vida. Com exuberantes imagens obtidas pela NASA e usando avançados recursos de computação gráfica, este documentário mostra como seriam as espécies que encontraremos no espaço e deixa claro que esta é apenas uma questão de tempo.

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos

UPDATED CACHE