DESTAQUE

Pilotos falaram sobre avistamentos de UFOs na FIDAE

Por
06 de Abril de 2016
F-22 da USAF e Super Tucano da FAB na FIDAE 2016
Créditos: Aeroflap.com.br

A Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE) é o maior evento da indústria aeronáutica da América do Sul, realizado todos os anos no Aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago do Chile. Muitas indústrias de todo o mundo e forças aéreas de diversos países enviam seus representantes atrás de negócios. A edição 2016 contou com a participação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) exibindo seus novos Super Tucano, ao passo que a Força Aérea Norte-Americana (USAF) enviou um de seus veteranos bombardeiros B-52 e um par dos caças F-22 Raptor, que podem ser conferidos nos links abaixo.

A FIDAE 2016 teve como grande destaque a participação, pela primeira vez, do Centro de Estudos de Fenômenos Aeroespaciais e Anômalos (CEFAA), órgão oficial de pesquisa ufológica da Força Aérea Chilena (FACH). A iniciativa foi conduzida pelo comandante da entidade, general da reserva Ricardo Bermudez, que relatou várias ocorrências ufológicas pesquisadas. Um dos casos apresentados foi o de Punta Arenas, acontecido em setembro de 2012, quando várias testemunhas em uma academia militar observaram as evoluções de uma estranha formação de luzes. Essa ocorrência é a mais recente que não possui explicação convencional investigada pelo grupo.

Outro importante caso foi apresentado por seu protagonista, o piloto civil Jorge Polanco. Há 21 anos ele comandava um Boeing 727 sobre a região de Bariloche, quando observou um grande objeto de cerca de 30 metros de diâmetro. Em suas palavras: "Observamos o objeto nas proximidades do aeroporto. Tive várias comunicações com a torre de controle, pedindo que identificassem o intruso caso fosse um avião, pois ele por vezes se colocava em rota de colisão. A resposta foi que não havia qualquer avião nesse setor. Em seguida o UFO se aproximou e permaneceu a nossa direita, a não mais de 30 metros da asa de nosso Boeing 727. O objeto tinha 30 m de diâmetro, formato de um prato de sopa invertido e uma construção sólida. Possuía luzes verdes intensas e na parte superior uma luz laranja que pulsava".

crédito: Arquivo Revista UFO
General Ricardo Bermúdez
General Ricardo Bermúdez

UM DOS CASOS MAIS IMPORTANTES DA AMÉRICA DO SUL

Um dos grandes destaques foi a participação do coronel da Força Aérea Peruana Oscar Santa Maria. Ele foi protagonista de um dos principais casos ufológicos do continente, a perseguição a um UFO em 11 de abril de 1980. O intruso surgiu às 07h15 daquele dia, sendo testemunhado por centenas de pessoas na Base Aérea de La Joya. Devido ao temor que fosse um artefato de espionagem a decolagem de Santa Maria, a bordo de um caça russo Sukhoi Su-22, foi ordenada. O objeto ignorou tentativas de contato e o piloto finalmente disparou com os canhões de 30 mm de seu caça. Santa Maria comenta: "Os disparos deveriam ter derrubado ou danificado o intruso, porém não houve qualquer efeito visível. Em seguida ele subiu até 11.000 metros a uma velocidade de 900 km/h, e eu o segui".

crédito: Revista UFO
Oscar Santa Maria em sua participação no Fórum Mundial de Contatados
Oscar Santa Maria em sua participação no Fórum Mundial de Contatados

Santa Maria continuou a perseguir o intruso até os 19.200 m de altitude e chegou a realizar uma manobra evasiva quando o UFO subitamente parou no ar. O fato é que o objeto superava amplamente o desempenho do Su-22 e finalmente o piloto teve que regressar à base pelo fato de o combustível estar acabando. Santa Maria descreveu que o intruso era um objeto redondo com uma base circular, de 10 m de diâmetro e sem antenas, asas ou sistema de propulsão aparente. Aliviado pelo UFO não ter revidado seu ataque passou a defender a existência de vida extraterrestre, o que tem feito em várias conferências pelo mundo. A participação do CEFAA na FIDAE 2016 foi um completo sucesso e a Ufologia Sul-Americana espera que este se repita nas próximas edições.

O general Ricardo Bermúdez é entrevistado a respeito do debate ufológico na FIDAE

Chegada dos F-22 da USAF à FIDAE

A Esquadrilha da Fumaça participou da FIDAE

Vídeo mostrando a exibição de um B-52 da USAF na FIDAE

O site Cavok, especializado em aviação, fez uma cobertura da FIDAE

Visite o site da FIDAE

Site oficial do CEFAA

Pela primeira vez os UFOs serão debatidos na FIDAE

Órgão da Força Aérea do Chile reconhece oficialmente imagem de UFO

Chile e França acertam cooperação no estudo ufológico

General chileno da reserva também confirma a existência de UFOs

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

crédito: Revista UFO
UFOs: Arquivo Confidencial
UFOs: Arquivo Confidencial

UFOs: Arquivo Confidencial - Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. O livro apresenta detalhes até então desconhecidos de como nossos militares conduziram investigações secretas de incidentes com naves alienígenas no país. Entre eles estão as impressionantes conclusões da Aeronáutica após conduzir a Operação Prato na Selva Amazônica, para apurar o Fenômeno Chupa-Chupa. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, co-editor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.

DVD: Hangar 18: Arquivos Secretos

Já está no ar a Edição 214 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2014

Uma infinidade de mundos alienígenas