DESTAQUE

Nova Iorque: cidadãos confundem balões com UFOs e entram em pânico

Por
14 de Outubro de 2010
Enganos: a intensificação dos erros de interpretação
Créditos: matt52883

Manhattan esteve em alerta nesta quarta-feira, depois de várias pessoas terem olhado para o céu e confundido balões com naves extraterrestres. Muita gente encheu as redes sociais de imagens e vídeos, onde são visíveis vários objetos no céu. Rapidamente, surgiram milhares de comentários, incluindo alusões que a Federal Aviation Authority [Agência Federal de Aviação, FAA] teria fechado parte do espaço aéreo devido a esta pequena "invasão".

Apesar de ter confirmado alterações de rotina, a FAA esclareceu que o problema foi causado por um cheiro de gás na zona de um radar que controla o espaço aéreo em Nova Iorque, que levou ao fechamento provisório dessa instalação e, conseqüentemente, da região aérea sobre a cidade.

Apesar do susto, que motivou diversas chamadas telefônicas de gente em pânico para a polícia, tratavam-se de bexigas lançadas na Times Square, devido a celebração do centenário da Gran Via de Madrid, como podemos verificar na notícia do The Epoch Times [Traduzido para português, clique aqui], por exemplo.

Entretanto, ao contrário do que já aconteceu, as autoridades demoraram para explicar que tipo de objetos cintilantes sobrevoaram a cidade - provavelmente devido aos cuidados com segurança e tráfego intenso de transeuntes, em tempos de alertas contra terrorismo - aumentando ainda mais as especulações e alterando as emoções. Testemunha do ocorrido, o repórter do jornal Daily News, Joseph Torres, ajudava a desencadear rumores, ao relatar com assombro aquilo que via. “Estou perplexo. Como é possível que seja normal? Algo se passa!”.

Muitos nova-iorquinos caíram no exagero e deixaram-se envolver pelo clima. Durante a tarde, a polícia de Nova Iorque e a FAA receberam inúmeras chamadas de quem jurava ter visto UFOs pairando sobre Manhattan. "Diziam ter visto objetos estranhos e prateados no céu", afirmou o porta-voz da FAA, Jim Peters.

Foi um espectador do canal Fox 5 que ajudou a iniciar a resolução do mistério. "Os tais discos voadores eram os balões da comemoração do centenário da Gran Via na Broadway", explica. As bexigas resultaram de uma campanha para promover o turismo em Madrid e na Gran Via, "o coração da cidade".

Assista ao vídeo:

crédito: El Mundo
Um dos
Um dos "UFOs" dando um olé! na imaginação

crédito: CBS
Inofensivas e festivas: bexigas (balões) de gás e a falta de preparo das pessoas. Já pensou se fossem naves extraterrestres, então?
Inofensivas e festivas: bexigas (balões) de gás e o desequilíbrio emocional das pessoas. Já pensou se fossem naves extraterrestres, então?

Mais um vídeo, à noite:

crédito: fox news
Frame da Fox News
Frame da Fox News, das bexigas ainda presentes

Outras filmagens demonstram o público em alvoroço: Nesta então, o exagero e total paranóia do cinegrafista, achando realmente que flagrava UFOs legítimos! Mereceu até trilha sonora e tratamento especial para postar no Youtube: É de se imaginar a quantidade de casos semelhantes existentes. Lembramos sempre que todo cuidado é pouco e a necessidade de se filtrar informações, vasculhando fontes e investigando as possibilidades, pois a hipótese ufológica é a última - e não a primeira, como pode parecer aos incautos - a ser levada em consideração, somente após descartadas todas as demais. Mais um equívoco desvendado.

crédito: El Mundo
Algumas das bexigas que confundiram a população
Algumas das bexigas que confundiram a população

No dia 15, sexta-feira, até o Jornal Nacional citou a nota, fornecendo uma excelente imagem de um grupo de bexigas amarradas, em flutuação no local:

Já está no ar a Edição 118 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2006

Orbs, invasores invisíveis ou apenas mais uma lenda urbana da Ufologia