DESTAQUE

Nave Dragon chega a Estação Espacial Internacional

Por
10 de Outubro de 2012
Com a Terra ao fundo, a ISS captura a Dragon com seu braço robótico
Créditos: NASA TV

Lançada no último dia 07, a nave Dragon da empresa SpaceX chegou nesta quarta-feira, 10 de outubro, a Estação Espacial Internacional (ISS). É a primeira vez que uma missão comercial de transporte de carga é realizada para o laboratório orbital. A Dragon, sem tripulação, foi segura pelo braço robótico da estação e acoplada a uma das docas do complexo.

É o primeiro de 12 voos de transporte de suprimentos levado a cabo pela SpaceX, com a qual a NASA possui um contrato de 1,6 bilhões de dólares. A Dragon, nessa missão identificada pela sigla CRS-1 (Serviço de Reabastecimento Comercial), levou para a órbita terrestre 453 kg de carga, incluindo a adição pouco antes do lançamento de sorvete de chocolate e baunilha.

A nave deve permanecer acoplada a ISS por três semanas, durante as quais os astronautas a carregarão com 907 kg de material de experimentos e equipamentos da estação para serem trazidos de volta para a Terra. A Dragon deve pousar no Pacífico no dia 28 de outubro, próximo à costa do Sul da Califórnia. A SpaceX, paralelamente a versão cargueira, desenvolve uma Dragon para o transporte de astronautas, capaz de levar até sete tripulantes.

Confira um vídeo da chegada da Dragon a ISS

Fotos da missão

Veja um infográfico com a futura versão tripulada da Dragon

Saiba mais:

Livro: UFOs na Rússia

DVD: 50 Anos de Exploração Espacial – Parte 2

Já está no ar a Edição 193 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2012

Velhos casos, novas perguntas