DESTAQUE

Nave Cassini obtém melhores imagens de Encélado

Por
06 de Novembro de 2015
Parte da região polar de Encélado, fotografada no sobrevoo da Cassiini em 14 de outubro último
Créditos: NASA

A missão da nave Cassini, projeto conjunto entre a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), e a Agência Espacial Europeia (ESA), irá se encerrar em setembro de 2017. A fim de evitar qualquer contaminação de microrganismos terrestres que ainda estejam a bordo da nave, esta será enviada a uma trajetória rumo a atmosfera de Saturno, onde irá queimar evitando qualquer perigo para as luas do gigantesco planeta. Por isso esta reta final da missão está sendo dedicada a colher o máximo possível de informações. O grande destaque desta fase foi a passagem muito próxima a Encélado, no último dia 14 de outubro.

Foi a própria Cassini que descobriu os intrigantes gêiseres que existem na região polar dessa lua, e na passagem recente a nave chegou a somente 50 quilômetros da superfície do mundo gelado, passando através das plumas de material. Passagens anteriores já haviam detectado a presença de água e compostos orgânicos, e agora os cientistas aguardam novas e mais acuradas informações, ainda sendo processadas a bordo da Cassini. Os novos dados podem ajudar a determinar qual a composição do ambiente subterrâneo de Encélado, onde podem existir formas de vida alienígena. No site oficial da missão, disponibilizado abaixo, podem ser conferidas as mais recentes informações, que são somente a primeira parte da vasta quantidade de dados obtidos durante a passagem.

Espera-se para as próximas semanas o envio, pela Cassini, de mais imagens e das análises das plumas dos gêiseres, feitas pelo detector de poeira e analisador de gás a bordo da nave. Esta não esta equipada para detectar sinais de vida, mas essas análises podem dar pistas sobre o oceano subterrâneo de Encélado, se existe atividade hidrotermal em seu fundo, fontese de calor que podem indicar se há possibilidade de ser habitável ou não. No próximo 19 de dezembro a Cassini fará sua aproximação final de Encélado, antes do término da missão em 2017. A nave chegou ao sistema de Saturno em 01 de julho de 2004, após o lançamento em 15 de outubro de 1997. A NASA já considera o envio de uma nave para estudar Encélado em busca de sinais de vida, missão que poderia ser lançada em 2021.

crédito: NASA
Crateras na região polar de Encélado, fotografadas pela Cassini
Crateras na região polar de Encélado, fotografadas pela Cassini

Site da missão Cassini

Veja um infográfico sobre Encélado

Infográfico da missão Cassini

Misterioso objeto em mar da lua Titã

Lua de Saturno pode abrigar vida em oceano oculto

Lua Prometheus tem formato similar a disco voador

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 212 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2014

Não é somente aqui na Terra