DESTAQUE

Média de exoplanetas habitáveis em sistemas solares pode ser dois

Por
31 de Março de 2015
Concepção artística de Kepler-62f; estudo mostra que inúmeros outros mundos habitáveis devem existir na galáxia
Créditos: NASA

Um grupo de cientistas do Niels Bohr Institute da Universidade de Copenhagen, comandado por Steffen Jacobsen, analisou informações sobre exoplanetas conseguidas graças ao telescópio espacial Kepler da NASA, e determinou que em média devem existir dois mundos habitáveis em média ao redor das estrelas da Via Láctea. Jacobsen diz: "De acordo com as estatísticas e indicações que temos, boa parte dos planetas na região habitável serão corpos sólidos, onde pode existir água líquida e vida".

Lembramos que os elementos que compõem a vida na Terra, tais como carbono e água, são abundantes no Universo, portanto faz sentido buscar planetas que sejam semelhantes à Terra. A região habitável é aquela onde um planeta em órbita de seu sol terá a temperatura correta para possuir água líquida na superfície, aspecto fundamental para a existência de vida. O Kepler descobriu mais de 1.000 planetas ao redor de outras estrelas, além de cerca de 3.000 candidatos. Muitos desses sistemas possuem de 2 a 6 planetas, mas as estrelas podem possuir muitos mais, visto que é mais fácil no atual estágio tecnológico encontrar mundos situados mais próximos de seus sóis.

O grupo de cientistas realizou cálculos baseatos na Lei de Titius-Bode, formulada na década de 1770, e que com base no período orbital de um planeta permite descobrir outros mundos. Dessa maneira foi possível predizer a existência de Urano antes de sua descoberta. Jacobsen explica que utilizaram a fórmula em 151 sistemas solares identificados pelo Kepler, que possuíam entre 3 e 6 planetas. Em 124 destes, a lei combinou perfeitamente com a posição conhecida dos mundos alienígenas. Já em 27 dos sistemas solares os planetas conhecidos não combinavam com a fórmula, portanto os cientistas adicionaram mundos hipotéticos entre os conhecidos, além de planetas mais externos também não localizados. Dessa maneira, a equipe de Jacobsen predizeu a existência de um total de 228 planetas nos 151 sistemas solares.

BILHÕES DE MUNDOS HABITÁVEIS NA GALÁXIA

Com base em tais achados, a equipe calculou o número médio de planetas na região habitável dos 151 sistemas, e chegeram a conclusão de que seria entre 1 e 3. Os cálculos demonstram que somente em nossa galáxia, a Via Láctea, devem existir bilhões de planetas habitáveis, com potencial de abrigar vida. Steffen Jacobsen e sua equipe escolheram então 40 sistemas de sua lista, onde predizeram a existência de 77 exoplanetas que podem realizar trânsitos, ou passar diante de seus sóis de acordo com nosso ponto de vista. O cientista explica: "Fizemos essa lista prioritária para que outros pesquisadores possam investigá-los, devido a sua alta probabilidade de serem detectados por trânsitos. Se forem encontrados, então será uma indicação de que a teoria está correta".

Leia o artigo da equipe no Monthly Notices da Sociedade Astronômica Real

Enciclopédia dos Planetas Extrassolares

Catálogo dos Exoplanetas Habitáveis

Número de exoplanetas confirmados supera a marca de 1.000

Bilhões de planetas habitáveis em nossa galáxia são calculados por cientistas

Encontrada a primeira Terra alienígena

Planeta habitável é encontrado próximo a nosso Sistema Solar

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

crédito: Revista UFO
Dossiê Cometa
Dossiê Cometa

Este é o documento ufológico mais explosivo dos últimos tempos. O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. Mas, bem mais do que expor os fatos, o Comitê Cometa os examinou detidamente para projetar o cenário que nos espera. Para os membros da entidade, o futuro está definido: um exame da ação de nossos visitantes deixa claro que caminhamos rapidamente para um contato oficial definitivo com outras espécies cósmicas.

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos