DESTAQUE

Últimos arquivos ufológicos britânicos são revelados

Por
22 de Junho de 2013
No detalhe, alegado UFO sobre o sítio arqueológico de Stonehenge
Créditos: The National Archives (UK)

Na sexta-feira, 21 de junho, os Arquivos Nacionais do Reino Unido divulgaram as últimas 4.400 páginas de documentos ufológicos do Ministério da Defesa Britânico (MoD). Os registros compreendem do final de 2007 a novembro de 2009, quando o chamado UFO Desk, ou Projeto UFO do MoD, foi fechado.

De acordo com os relatórios, o Projeto UFO foi encerrado por não ser relevante para assuntos da defesa, e classificado como desperdício de recursos que poderiam ser direcionados para atividades mais práticas. Assina a recomendação o membro do Comando Aéreo da Real Força Aérea (RAF) Carl Mantell, em documento apresentado ao então Ministro da Defesa Bob Ainsworth.

Ainda de acordo com as palavras de Mantell: "Em mais de 50 anos nenhum avistamento de UFO informado ao MoD revelou qualquer indício que sugerisse uma presença extraterrestre ou ameaça militar ao Reino Unido". Os documentos estão divididos em 25 arquivos que relatam desde abduções a contatos com UFOs, ocorridos nas Ilhas Britânicas e Ilhas Canárias. Um dos casos é o de um cidadão que deixou uma mensagem telefônica gravada para o MoD, afirmando ter visto um UFO sobre o Parlamento em Londres.

Em 2007, um homem em West Glamorgan contatou o Projeto UFO denunciando que viu naves, e que uma delas teria abduzido seu cão, seu carro e a barraca em que acampava com alguns amigos. Os oficiais o aconselharam a contatar a polícia local. Em 2008 uma mulher em Coventry afirmou ter visto dois objetos circulares de cor laranja flutuando sobre seu quintal, e perguntou aos oficiais de seu cão poderia ser contaminado pelos UFOs.

Outro arquivo apresenta a carta de uma menina exigindo que o MoD apresentasse a verdade sobre os UFOs, dizendo ter visto luzes laranja e acompanhada do desenho de um alienígena acenando, e descrevendo como os oficiais enviaram um pacote de doces para ela. Outra pessoa escreveu dizendo ter vivido com um extraterrestre em Carlisle por algum tempo. Também faz parte do lote uma foto de Stonehenge com um alegado UFO e a pessoa que a enviou disse ter visto o objeto somente após baixar a imagem da câmera para seu computador.

crédito: The National Archives (UK)
Uma jovem estudante enviou esta carta ao MoD, cobrando a verdade sobre os UFOs
Uma jovem estudante enviou esta carta ao MoD, cobrando a verdade sobre os UFOs

Um indivíduo da Austrália enviou uma carta à Rainha alegando saber como abater um UFO. O sujeito diz que elaborou uma teoria a respeito de processos de eletrodisrupção, usando um pulso eletromagnético a fim de obrigar uma nave alienígena a pousar. Os oficiais do MoD polidamente declinaram da oferta, afirmando que o Reino Unido tem suficiente capacidade de enfrentar qualquer ameaça concebível. Os oficiais do MoD igualmente questionam os ufólogos, que segundo eles evitam contatá-los pelos canais oficiais alegando uma conspiração internacional.

Após o fechamento do Projeto UFO, centros de controle de tráfego aéreo e forças locais da polícia foram instruídas a não mais enviar relatos de UFOs ao Ministério da Defesa. Contudo, ufólogos britânicos lembram o desaparecimento de documentos relacionados ao Caso Rendlesham ou Bentwaters, e afirmam que ainda restam nos arquivos do MoD muitas informações que permanecem no mais alto grau de sigilo. Como disse David Clarke, autor de The UFO Files: "Os últimos arquivos do Projeto UFO são agora de domínio público. As pessoas agora podem lê-los e formar sua própria opinião, se a verdade está nesses arquivos ou ainda lá fora".

Baixe os últimos arquivos liberados pelo MoD

Alguns casos ufológicos do Reino Unido descritos por Nick Pope

Relevante testemunho de ex-oficial do Ministério de Defesa Britânico

Publicado na Inglaterra documento com mais de 10 mil depoimentos ufológicos

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

crédito: Revista UFO
UFOs: Arquivo Confidencial
UFOs: Arquivo Confidencial

Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. UFOs: Arquivo Confidencial - Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. A obra também mostra os bastidores do Caso Varginha e apresenta as linhas de ação militar para a captura e transporte dos seres extraterrestres. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, co-editor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.

DVD: Destino Terra 2

Já está no ar a Edição 175 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2011

Resgatando casos clássicos da Ufologia Brasileira