Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Hayabusa trouxe amostras de asteróide à Terra
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Hayabusa trouxe amostras de asteróide à Terra
notícias

Hayabusa trouxe amostras de asteróide à Terra

A primeira sonda espacial a concretizar esta missão foi mesmo a japonesa

Ultima atualização: 16 de novembro de 2010 15:48
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

726c036c27e98b66a6b51d612374cd4e1527619675

Diferentes panoramas do asteróide Itokawa
Créditos: JAXA

“A primeira sonda a trazer amostras de um asteróide para a Terra foi mesmo a Hayabusa japonesa, apesar de todos os problemas que sofreu”, confirmou a Agência Espacial do Japão(JAXA). “Podemos confirmar a presença de 1.500 partículas do asteróide Itokawa nas amostras recolhidas este ano, no deserto australiano, após uma acidentada viagem pelo espaço, cheia de avarias. A composição das poeiras é extraterrestre e há até um material que não se encontra em nossa superfície”, adianta o site da revista científica New Scientist.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

É a primeira vez que chegam à Terra materiais colhidos diretamente num outro corpo do Sistema Solar, pois até agora só tínhamos amostras da Lua. O estudo destas poeiras – que têm menos de 10 mícrons, sendo que um mícron é a milionésima parte de um metro – pode revelar quais os materiais que existiam quando os planetas se formaram.

Além de ajudar os cientistas a compreender a nossa casa no universo, estudar os asteróides e a sua composição pode ser importante para proteger a Terra de eventuais impactos. Nada como conhecer aquilo que se quer explodir, ou afastar, por exemplo.

“A ciência que vamos fazer com base nestas partículas nos próximos anos não tem preço”, comentou Paul Abell, do Centro Espacial Johnson da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), membro da equipe Hayabusa. “Depois de todo o trabalho duro que tivemos e toda a longa espera, podemos dizer que, pela primeira vez, obtivemos amostras colhidas diretamente num asteróide”, disse, citado pela New Scientist.

No Japão, a notícia é motivo de grande orgulho. “Estou extremamente emocionado, nem sei como descrever isto que vai além dos meus sonhos, tivemos uma sorte incrível”, reagiu Junichiro Kawaguchi, o diretor do projeto na JAXA, citado pela agência AFP. “É uma estréia mundial e um sucesso notável”, sublinhou o ministro nipônico da Ciência e Tecnologia, Yoshiaki Takagi, numa conferência de imprensa em Tóquio.

A cápsula com as poeiras do asteróide Itokawa foi recuperada em junho, no deserto australiano, onde foi largada pela Hayabusa, ao reentrar na atmosfera terrestre. A sonda desintegrou-se, sem suportar as altas temperaturas da reentrada, terminando em fogo uma viagem espacial de ida e volta de sete anos e 6.000 milhões de quilômetros.

Durante esta longa viagem, teve repetidas avarias, nos motores, nas baterias e outros equipamentos, que levaram a atrasar três anos o seu regresso à Terra e faziam duvidar de que existissem mesmo poeiras de asteróide no depósito que tinha sido colocado na sonda, batizada com a palavra em japonês para falcão. Mas, “após o seu regresso à Terra em junho, a Hayabusa tornou-se para os japoneses, grandes e pequenos, símbolo da temeridade e de persistência na adversidade”, sublinhou a AFP.

Assista ao vídeo de reentrada da sonda Hayabusa, em 13 de junho:

Outro vídeo, mais próximo:

Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?
Notícias notícias
74c96d4f 9f4f 4b61 8562 a4ca105f5ccb
Uma distorção misteriosa na borda do Sistema Solar pode indicar a existência de um “Planeta Y” oculto
Notícias
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos
Notícias notícias

Categories

Leia também

3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 7 de out. de 2025 09 18 24
Notíciasnotícias

Obrigado Paiva Netto

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up