DESTAQUE

Governo britânico irá liberar mais arquivos secretos

Por
29 de Setembro de 2014
Contrariando o que foi dito em 2013, ainda há arquivos secretos no Ministério da Defesa Britânico
Créditos: Arquivo

Contrariando o que foi divulgado em junho de 2013, o governo da Grã-Bretanha ainda possui diversos documentos sobre UFOs em seu poder. A imprensa daquele país já repercute a notícia. Se no ano passado foi dito que eram os últimos arquivos, a surpresa é grande diante da revelação de que há ainda 18 documentos a serem liberados. Nick Pope, consultor internacional da Revista UFO e ex-funcionário do Ministério da Defesa (MoD), responsável pelo UFO Desk, onde analisava casos ufológicos, afirmou: "Esta é uma situação imensamente embaraçosa para o governo".

Pope prossegue: "No último verão europeu, eles disseram para a imprensa e o público que estavam liberando tudo que havia restado dos arquivos sobre UFOs, e foi dado um grande destaque a isso ser o final de um programa de cinco anos, para desclassificar e liberar todos os documentos. Agora simplesmente dizem: \'Ei, esperem um minuto, nós temos ainda mais arquivos\'. É claro, as pessoas estão suspeitando dessa atitude". A Inglaterra tem assim seguido, de forma aparentemente relutante, os passos da França, o primeiro país a liberar seus arquivos ufológicos em 2007. Nessa ocasião, mais de 1600 casos ocorridos ao longo de cinco décadas foram disponibilizados em um site da Agência Espacial Francesa.

O MoD, então, decidira liberar seus arquivos no mencionado programa de cinco anos, que foi encerrado em junho de 2013. Boa parte da motivação para abrir os arquivos, por sinal, veio de inúmeros pedidos de liberação através da Lei de Liberdade de Informações. Esses documentos cobrem o período até novembro de 2009, quando o UFO Desk, o departamento no qual Nick Pope trabalhara, foi fechado. A alegação foi de que era um desperdício de recursos que poderiam ser empregados em atividades mais práticas, e oficialmente a Grã-Bretanha parou de investigar avistamentos de UFOs. Agora se descobriu que o governo não cumpriu as promessas de transparência.

ARQUIVOS PROVENIENTES DAS ATIVIDADES MAIS SECRETAS DO MOD

O próprio Nick Pope ainda não pode revelar a natureza dos documentos, cuja informação precisa ser mantida confidencial até a liberação oficial por volta de setembro de 2015. Porém comenta que incluem a descrição de como especialistas da defesa aérea trabalharam para determinar se avistamentos visuais poderiam ser corroborados por detecções de radar. Há arquivos a respeito da própria liberação de documentos, questionando se filmes e fotos enviados pelo público estariam ou não submetidos a leis de direito autoral. E finalmente, Nick Pope afirma que alguns arquivos foram produzidos pela equipe de Inteligência da Defesa do Mod, uma das seções mais secretas do órgão.

Baixe os últimos arquivos liberados pelo MoD

Publicado na Inglaterra documento com mais de 10 mil depoimentos ufológicos

Últimos arquivos ufológicos britânicos são revelados

Liberação de arquivos é cortina de fumaça, diz Nick Pope

Alguns casos ufológicos do Reino Unido descritos por Nick Pope

Saiba mais:

Livro: Terra Vigiada

crédito: Revista UFO
Terra Vigiada
Terra Vigiada

Terra Vigiada não é um livro comum, mas um verdadeiro dossiê fartamente documentado que comprova que inteligências extraterrestres observam e monitoram nossos arsenais atômicos. O livro contém dezenas de depoimentos prestados por militares norte-americanos que testemunharam a manifestação de discos voadores sobre áreas de testes nucleares, nas décadas de 40 a 70, comprovando que outras espécies cósmicas mantêm nossas atividades bélicas sob severa e contínua vigilância. Hastings vai mais além e mostra em Terra Vigiada que não é incomum discos voadores interferirem nos experimentos de lançamento, muitas vezes inutilizando as ogivas nucleares a serem detonadas, ou sobrevoarem silos de mísseis armados.

DVD: UFOs Aqui, Agora

Já está no ar a Edição 175 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2011

Resgatando casos clássicos da Ufologia Brasileira