DESTAQUE

Filme de curta metragem recria invasão alienígena de Los Angeles em 1942

Por
27 de Abril de 2016
O curta de ficção científica UFO Diary recria os acontecimentos da Batalha de Los Angeles
Créditos: Govindini Murty

A Batalha de Los Angeles é um dos mais conhecidos incidentes acontecidos antes da Era Moderna da Ufologia, iniciada em 1947. Na noite de 24 para 25 de fevereiro de 1942 objetos voadores desconhecidos invadiram o espaço aéreo sobre a cidade, e mais de 1.400 salvas de artilharia antiaérea foram disparadas. A população entrou em pânico, lembrando que o ataque japonês contra Pearl Harbour havia acontecido no mês de dezembro anterior, porém não se tem notícia de qualquer destroço dos invasores ter sido encontrado. Mais de 100.000 pessoas testemunharam os acontecimentos, que até hoje não têm uma explicação definitiva.

O incidente já foi explorado em algumas produções do cinema e da TV, e uma das mais originais foi lançada em fevereiro passado, para marcar mais um aniversário do caso. Com quase 16 minutos de duração, UFO Diary foi produzido pela cineasta e escritora Govindini Murty, e dirigido e escrito por seu marido Jason Apuzzo. Murty interpretou ainda a personagem principal do filme, a capitã Diana Ravello que, ao lado da tenente Margie Petrova, vivida por Rachel Newell, são militares que estão filmando um documentário para o Exército a respeito do então recentemente criado serviço militar feminino, quando se vêm as voltas com uma ameaçadora nave alienígena. As duas moças mais os militares de plantão em Los Angeles então entram em luta encarniçada contra os extraterrestres.

Govinni Murty defende um maior espaço para as mulheres nos bastidores das produções de ficção científica, na esteira do fato de que mais e mais os filmes estão sendo bem sucedidos em mostrar protagonistas femininas. Além disso ela destaca que a produção homenageia as mais de 150.000 mulheres militares que serviram no Corpo Feminino do Exército (WAC) na Segunda Guerra Mundial. Essa foi a primeira vez em que mulheres puderam servir em funções que não fossem enfermeiras, e Murty destaca que muitas foram pilotos de aeronaves, cientistas, especialistas em criptografia e serviram em muitas outras funções, até mesmo dentro do Projeto Manhattan que produziu a bomba atômica. Recentemente foi descoberto que mulheres pilotaram aviões em missões de combate e operaram armamento antiaéreo, informações que os militares acobertaram na época.

UNINDO HISTÓRIA, FICÇÃO CIENTÍFICA E UFOLOGIA

crédito: Govindini Murty
Govindini Murty, produtora e atriz, e Rachel Newell no set de UFO Diary
Govindini Murty, produtora e atriz, e Rachel Newell no set de UFO Diary

O general Dwight Eisenhower afirmou sobre o WAC em 1945: "Durante o tempo em que tive mulheres sob meu comando elas passaram por cada teste e completaram cada tarefa assinalada para elas, suas contribuições em termos de eficiência, habilidade e determinação foram imensuráveis". Murty comenta que conheceu mulheres militares que serviram nos anos 60 e 70 como pesquisa, dizendo-se honrada em homenagear as pioneiras que participaram dos esforços contra o Eixo nos anos 40, além de comprovar que as mulheres merecem também um espaço no cenário da ficção científica equivalente a cineastas conhecidos como George Lucas e Steven Spielerg. Unindo história, ficção científica e Ufologia, UFO Diary é um dos mais originais entre os incontáveis curta-metragens de ficção científica disponíveis online, e explora um dos mais conhecidos casos da Ufologia Mundial de maneira muito original.

Confira UFO Diary no site Vimeo

Visite a página de UFO Diary no Facebook

Simulação da Batalha de Los Angeles realizada anualmente

Caso Aurora, um mistério de 117 anos

A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia

Retorno de Arquivo-X é um grande sucesso

Minissérie sobre contato final com alienígenas estreia no SyFy

Saiba mais:

Livro: Quedas de UFOs II

crédito: Revista UFO
Quedas de UFOs II
Quedas de UFOs II

Quedas de UFOs II deixará o leitor perplexo ao mostrar casos de acidentes de discos voadores em vários lugares do mundo, muitas vezes com resgate de seus tripulantes, com e sem vida, geralmente por militares que se incumbem de seu acobertamento. Alguns episódios são extremamente interessantes, como os casos Varginha, Roswell e Coyame, detalhadamente estudados nesta obra, entre muitos outros igualmente relevantes.

DVD: UFOs nos Arquivos Oficiais

Já está no ar a Edição 36 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2005

Ficção Científica e Ufologia: até que ponto uma influencia a outra?

UPDATED CACHE