DESTAQUE

Faleceu Reginaldo de Athayde

Por
14 de Outubro de 2014
Reginaldo de Athayde
Créditos: Arquivo Revista UFO

É com profundo pesar que a Revista UFO e a Ufologia Brasileira lamentam o falecimento de outro grande pioneiro, Reginaldo de Athayde. Autor, conferencista e coeditor da Revista UFO desde a sua criação, Reginaldo tinha avançada idade, e infelizmente estava internado desde maio passado com problemas de saúde. Lamentavelmente suas condições vinham piorando e o grande ufólogo nordestino nos deixou nesta segunda-feira, 13 de outubro, às 16h00.

Athayde foi certamente o maior de todos os ufólogos nordestinos e ao longo de sua impressionante trajetória passou por todos os recantos da sua região atrás de casos ufológicos, especialmente seu estado, o Ceará. Lá, ele pesquisou episódios importantes, como os casos Quixadá e Baturité, entre milhares de outros. Muitas de suas pesquisas foram publicadas na Revista UFO, da qual Athayde era coeditor há 25 anos.

Nascido em Fortaleza, era casado com Maria Zilma Braga de Athayde e tinha dois filhos, Flávio e Karina. Jornalista, escritor, poeta e cientista, logo se interessou pelos fenômenos ufológicos, cuja pesquisa divulgava ao unir este tema à experiência adquirida como locutor de rádio e repórter. Há 50 anos fundou o Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU), do qual foi presidente até sua morte. Foi também um dos membros da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), da Diretoria do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) e diretor estadual da Mutual UFO Network (MUFON), dos Estados Unidos.

TRAJETÓRIA EXEMPLAR DE APOIO À UFOLOGIA

Os múltiplos talentos de Athayde o levaram a ser membro da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e da Academia de Letras Municipais do Estado do Ceará (Almece). Seu primeiro livro, Muito Além da Imaginação, tinha uma proposta inovadora na abordagem do Fenômeno UFO. Nele, 20 acontecimentos ufológicos são descritos intencionalmente em formato de contos, com o objetivo de despertar emoções no leitor. Seu segundo livro foi lançado pela Biblioteca UFO em 2000. ETs, Santos e Demônios na Terra do Sol, traz uma quantidade imensa de informações, resultado de mais de 40 anos de pesquisa incansável, sendo um dos maiores sucessos da coleção.

crédito: Arquivo Revista UFO
Reginaldo de Athayde em vigília com membros do CPU
Reginaldo de Athayde em vigília com membros do CPU

Além disso, era constantemente requisitado para palestras e apresentações, sendo marcante sua participação no I Fórum Mundial de Ufologia, realizado em Brasília em 1997. Nos últimos anos, mesmo com os problemas resultantes da idade avançada, permanecia como um defensor incansável da Ufologia, além de manter o trabalho como jornalista. Seu currículo ostenta quase 400 trabalhos publicados – a maioria sobre Ufologia. Atuou como correspondente de inúmeras organizações e publicações ufológicas, como a revista francesa Lumières Dans La Nuit. O exemplo de Reginaldo de Athayde de dedicação à Ufologia seguirá inspirando novas gerações de ufólogos.

Leia a entrevista de Reginaldo de Athayde para a edição 74 da Revista UFO

Lumières Dans La Nuit, revista da qual era correspondente

Conheça seu livro ETs, Santos e Demônios na Terra do Sol

crédito: Revista UFO
ETs, Santos e Demônios na Terra do Sol
ETs, Santos e Demônios na Terra do Sol

Descrição: Espantosos casos de ataques de alienígenas a humanos, resultando em ferimentos graves e até mortes no Nordeste brasileiro, fatos raramente encontrados noutras partes do mundo. Um verdadeiro repertório de terror e medo. ETs - Santos e Demônios na Terra do Sol é a mais completa obra que já se produziu sobre a atuação de extraterrestres no Nordeste brasileiro. Por que os ETs vêm à Terra e o que querem aqui? Seus objetivos são pacíficos ou hostis? Talvez ainda estejamos longe de conhecer a resposta para estas indagações, mas algumas conclusões podem ser obtidas ao analisarmos a profunda casuística ufológica brasileira, uma das mais ricas do planeta.

Em nosso país temos casos de todos os tipos, mostrando alienígenas agindo em nosso meio ambiente livremente e interagindo com nossos habitantes de forma contundente. Somos considerados um verdadeiro "celeiro ufológico" pela Comunidade Ufológica Internacional, atenta a tudo que aqui acontece. Mas de todas as regiões do Brasil, nenhuma tem uma casuística tão exótica quanto o Nordeste. Exótica e aterrorizante! Lá são comuns casos de ataques de alienígenas a humanos, resultando em ferimentos graves e até mortes – raramente encontrados noutras partes do mundo. Esta inexplicada violência vem sendo registrada há décadas por Reginaldo de Athayde, experiente escritor e veterano ufólogo, que é coeditor da Revista UFO.

O livro é o resultado de um trabalho de pesquisas profundo e meticuloso, desenvolvido pelo autor há mais de meio século. Nele se observa que a tese de que nossos visitantes são benevolentes e atenciosos \'irmãos cósmicos\' certamente não se aplica ao Nordeste, dada a violência com que ETs agem na área. No entanto, isso se contrasta com casos em que são tratados como verdadeiros santos por pessoas de forte apego religioso. O autor é a pessoa mais bem informada sobre o que acontece na região e agora tem a oportunidade de expor ao Brasil e ao mundo os fatos que investigou.

Leia o primeiro capítulo, clicando aqui.

Já está no ar a Edição 41 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2006

Uma terra assolada por fome, sede, desolação e ainda por alienígenas