Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Faleceu José Victor Soares, insubstituível pioneiro da Ufologia
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Faleceu José Victor Soares, insubstituível pioneiro da Ufologia
notícias

Faleceu José Victor Soares, insubstituível pioneiro da Ufologia

Um legado para todos

Ultima atualização: 10 de dezembro de 2010 10:12
Por
Paulo R. Poian
Envie!
Envie!

223fbefe43f4756e9e60c9b2542d270c1527605926

Victor Soares era querido e respeitado pela Ufologia Brasileira e Internacional
Créditos: Arquivo UFO

“Tenho uma compulsão para ir a campo e falar com as testemunhas diretamente. É assim que aprendi a fazer Ufologia, e não ficar num gabinete esperando que os casos cheguem às minhas mãos”. (José Victor Soares)

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Comunicamos entristecidamente a partida de mais um dos pilares da Ufologia Brasileira e Mundial, na manhã desta sexta-feira, dia 10 de dezembro.

José Victor Soares foi definido pelo saudoso general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa, outro pioneiro da Ufologia Brasileira, como “o homem que é uma instituição de pesquisas”. Uchôa declarou também que “o seu senso de organização transparece na cuidadosa arrumação dos milhares de casos estudados e na catalogação das mais de cinco mil correspondências que trocou com ufólogos de todas as partes do mundo”.

A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO, reiteradas vezes admitiu ter recebido forte influência de Victor Soares para a construção da linha editorial mantida até hoje pela UFO.

O estudioso transmitiu ao editor e à boa parte do Conselho Editorial da publicação métodos investigativos e modelos de organização no lido com a informação ufológica, além da importância do contato “olho no olho” com as testemunhas, a chamada investigação de campo. Ainda deu o exemplo da persistência e da luta obstinada pelas respostas para a fenomenologia ufológica, inclusive em níveis além dos convencionais.

Nascido em 1931, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, nos Açores, o português Victor Soares teve seu primeiro contato com a Ufologia aos 12 anos, quando, no quintal de sua casa, ouviu uma voz masculina dizendo que era para ele olhar para o céu.

Assunto relacionado:  Edição 147 - MUNDO UFOLÓGICO

Isso se deu pelo menos quatro anos antes do início do que se convencionou chamar de Era Moderna dos Discos Voadores, em 24 de junho de 1947, quando passamos a conviver de maneira mais intensa e contínua com outras inteligências cósmicas.

Anos mais tarde, em 1954, viu uma esquadrilha de naves sobre a Europa. Três anos depois, em 1957, aos 26 anos, já inteiramente entregue à pesquisa ufológica, mudou-se para o Brasil. Veio de navio e desembarcou na cidade de Santos (SP).

Tempos depois, foi morar em Alegrete (RS), onde fundou, em 1967, seu primeiro centro de estudos, o Grupo Independente de Pesquisa de Objetos Voadores Não Identificados (Gipovni).

Somente no Brasil, o estudioso pesquisou mais de mil casos ufológicos, muitos dos quais permanecem inéditos em sua volumosa biblioteca, alojada num dos quartos e na sala de sua casa, no Rancho Cruz do Sul, em Gravataí, arredores de Porto Alegre, para onde se mudou em 1972.

Lá, ele criou a Irmandade Cósmica Cruz do Sul (ICCS) que, em 1996, foi substituída pelo Grupo de Estudos de Navexologia e Arqueologia (GENA), do qual era atual presidente. “O Victor Soares não é um ufólogo. Ele é uma verdadeira instituição de pesquisas ufológicas”, costumava se referir a ele seu contemporâneo, o general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa.

Respeito e homenagem

Soares escreveu inúmeros artigos, que foram publicados em revistas inglesas, francesas, espanholas e italianas, sendo conhecido em todo o planeta por seu pioneirismo – talvez até mais do que era conhecido no Brasil, onde realizou, em mais de cinco décadas, cerca de 700 investigações de campo, a maioria delas no Rio Grande do Sul, onde residia desde que emigrou para cá.

Assunto relacionado:  Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz (NEUS) estuda o caso do suposto UFO em Rio Pardinho no interior do Rio Grande do Sul

Esteve em vários países e acreditava ter vivido mais de 30 experiências ufológicas de todos os tipos. Era consultor da Revista UFO desde sua fundação, há 27 anos, tendo publicado nela vários textos com os resultados de suas pesquisas.

Articulado em suas colocações e ufólogo de mão cheia, ele surpreendia pela modéstia e aparente fragilidade física. Foram dele contribuições significativas à Ufologia Brasileira e Mundial, como o caso do ataque de um UFO a um soldado de Alegrete e inúmeros episódios de mutilações de animais, abduções alienígenas e aterrissagens, que investigou pessoalmente.

“Tenho uma compulsão para ir ao campo e falar com as testemunhas diretamente. É assim que aprendi a fazer Ufologia, e não ficar num gabinete esperando que os casos cheguem às minhas mãos”, dizia. Victor Soares residia há mais de 40 anos em Gravataí, numa casa muito simples, rodeado de árvores, cães, gatos e galinhas.

Em abril de 2008, em agradecimento a tantos anos de luta e dedicação à Ufologia, Victor Soares recebeu uma homenagem dos membros da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), durante congresso realizado em Porto Alegre.

Isso se deu em função do reconhecimento, por parte da CBU, de que a atual geração de estudiosos do Fenômeno UFO no país recebeu herança direta de veteranos como ele, e que os principais fundamentos da Ufologia Brasileira estão apoiados nas colunas que eles ergueram.

crédito: Revista Manchete

O soldado Paulo Pacheco Furlim, que atirou em um UFO de dentro do quartel. A bala ricocheteou e voltou, dividida em duas partes, atingindo-o no joelho. Como resultado, perdeu a perna e foi proibido de tocar no assunto por muitos anos

O soldado Paulo Pacheco Furlim, que atirou em um UFO de dentro do quartel. A bala ricocheteou e voltou, dividida em duas partes, atingindo-o no joelho. Como resultado, perdeu a perna e foi proibido de tocar no assunto por muitos anos

Soares foi o entrevistado da edição UFO 147 (novembro de 2008) e o conteúdo pode ser acessado integralmente clicando-se aqui.

Assunto relacionado:  Ufólogos analisam suspeita de um UFO ter pousado no meio da Serra da Cantareira (SP)

Um dos casos mais sensacionais envolvendo UFOs e animais foi pesquisado por ele e publicado no artigo O Fantástico Caso do Bezerro \’Arrebatado\’, ocorrido na região de Alegrete (RS).

O jornal Correio de Gravataí publicou texto com destaque em memória do ufólogo, neste sábado, dia 11. Pode ser baixado, clicando aqui.

TÓPICO(S):Edição 147
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up