DESTAQUE

Ex-agente do FBI lança livro sobre UFOs e alienígenas

Por
11 de Outubro de 2013
O ex-agente do FBI Mark Bouton e no detalhe a capa de seu livro The ET Murders
Créditos: Cjonline.com

Alienígenas e UFOs têm sido um recurso muito utilizado em tramas da ficção, seja em livros, seriados ou filmes. O sucesso do seriado Arquivo-X até hoje é comentado, inclusive por este ser o ano em que a produção completa seu vigésimo aniversário. Frequentemente o tema dos extraterrestres retorna também aos filmes, como por exemplo no recente Paul, O Alien Fugitivo (Universal Pictures, 2011), com diversas menções à Área 51 e outras produções do gênero, incluindo o clássico Contatos Imediatos do Terceiro Grau.

No Brasil o filme Área Q, produção de 2012 do diretor Gerson Sanginitto e do produtor Halder Gomes, conta uma história envolvente que mistura com competência a casuística cearense de Quixadá e Quixeramobim com aspectos espiritualistas, e foi bastante elogiado pela crítica. Quanto à produção literária, por sua industrialização tardia, os autores brasileiros experimentaram por muito tempo uma grande dificuldade em abordar temas de ficção científica. A ficção ufológica, então, passou a ser uma alternativa e tornou-se inclusive uma tradição de nossa literatura fantástica.

UFOs na ficção científica brasileira

O primeiro grande sucesso da ficção científica brasileira foi O Homem que viu o Disco Voador, de Rubens Teixeira Scavone, cuja primeira edição saiu em 1958. De lá para cá diversos autores exploraram o tema e são exemplos recentes os livros De Roswell a Varginha (Tarja, 2008) e Filhas das Estrelas (Estronho, 2011), do consultor da Revista UFO Renato A. Azevedo, a antologia UFO: Contos Não Identificados (Literata, 2010), organizada por Georgette Silen, e Invasão (Giz Editorial, 2010), organizada por Ademir Pascale.

Ademir, aliás, também é organizador do fanzine gratuito Terrorzine, cuja edição 26 foi dedicada a alienígenas e, além de Azevedo, teve a participação do coeditor Thiago Ticchetti, e pode ser baixado clicando aqui. Pascale também organizou a antologia gratuita Invasão Alienígena, igualmente com participação de Azevedo e Ticchetti, além de outros autores, e que pode ser baixado clicando aqui. A ficção científica brasileira, assim, sempre foi terreno fértil para a imaginação de nossos autores, repetindo o sucesso que as tramas com os extraterrestres têm no exterior.

Pesquisa ufológica para construir tramas de ficção

Um exemplo recente de ficção ufológica, que sempre contribui para divulgar a Ufologia, é The ET Murders (CreateSpace Independent Publishing Platform, 2013), que é o terceiro volume da série do personagem Max Austin, de autoria do ex-agente do FBI Mark Bouton. A trama gira em torno da investigação de brutais assassinatos, tendo como vítimas agentes do FBI. A investigação do personagem Austin sofre uma reviravolta quando ele consegue uma amostra de sangue que se revela não ser humano.

Bouton comenta: "Pensei, e se o sangue fosse tão incomum que não fizesse sentido? E se fosse sangue alienígena?" O personagem Austin descobre que os agentes do FBI assassinados faziam parte de um grupo especialista em casos ufológicos e sua investigação o leva a Roswell e à Área 51. O autor explica: "Max estuda a respeito dos UFOs e abduções, e se convence de que é tudo verdade e relevante para o caso". De fato, da mesma forma que seu personagem, Bouton também pesquisou sobre avistamentos de UFOs e abduções por mais de um ano antes de escrever o livro. O ex-agente do FBI viajou a Roswell e conversou com o diretor do Roswell UFO Museum, que é filho de uma testemunha que alegou ter visto os alienígenas vítimas do incidente em julho de 1947.

Mar Bouton se disse surpreso quando descobriu fatos como a desativação de mísseis nucleares por parte de UFOs, situações similares na Rússia, e a descrição de que um dos aliens de Roswell ter sido mantido na base militar de Fort Riley, antes de ser transportado para a base aérea de Wright-Patterson em Ohio. Bouton também pesquisou tentativas de obter informações dos militares, da NASA e de outras instituições norte-americanas, e acredita que muitos casos podem ser atribuídos a aeronaves experimentais. Mas o autor acrescenta que diversas outras ocorrências não podem ser explicadas.

Confira algumas partes de The ET Murders

Supostas imagens de alienígenas capturados em Roswell são falsas

Saiba mais:

Livro: UFOs na Rússia

crédito: Revista UFO
UFOs na Rússia
UFOs na Rússia

A casuística ufológica russa, antes e depois da mudança do regime, apresenta situações únicas no mundo. Nesta obra, os renomados estudiosos Philip Mantle, da Inglaterra, e Paul Stonehill, dos Estados Unidos, penetram nos segredos mais bem guardados da Ufologia Russa, expondo-os em detalhes inéditos. UFOs na Rússia contém informações sobre naves alienígenas observadas e registradas sobre bases áreas e instalações militares secretas, e mostra como uma revoada de UFOs colocou o sistema de defesa aéreo russo sob alerta várias vezes – quase causando uma guerra em 1977.

DVD: UFOs Aqui, Agora

Já está no ar a Edição 189 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2012

No antigo continente, uma espantosa casuística