Sabe-se há muito do interesse das agências de segurança e inteligêcia de todo mundo quanto aos UFOs. As mais ativas têm sido, sem dúvida, as dos Estados Unidos, o que inclui a Agência de Segurança Nacional (NSA). Em 1980, finalmente, um grupo civil intitulado Cidadão Contra o Sigilo sobre os Objetos Voadores Não Identificados instaurou um processo contra a agência. Desde então, diversos documentos antes classificados foram liberados.
Um dos papéis divulgados registra ao menos três avistamentos de UFOs e embora parte da informação tenha sido censurada ou alterada, é possível constatar o grande interesse da NSA na questão ufológica. Um dos trechos descreve como radares captaram UFOs em um local não especificado, entre as 19h00 e as 21h30, voando em direção contrária a do vento. O documento descreve que o radar captou vários UFOs por diversas ocasiões e o maior número de intrusos observados foi oito.
Os objetos voavam a uma altitude estimada de 15.000 m e foram descritos como possuindo cor amarela ou verde, sobrevoando uma determinada área. Especialistas militares em eletrônica foram enviados para investigar, tendo a companhia de um meteorologista e um cientista, ambos civis. O documento descreve como uma pessoa considerou a hipótese de os UFOs serem sofisticados aparatos de algum tipo, sem especificar qual. No documento se pode ler: “Possivelmente aquele UFO é algum tipo de sofisticado (trecho editado) aparato, aparentemente de controle remoto embora isso é que (trecho editado) suspeito.
TENTATIVAS DE APRESENTAR EXPLICAÇÕES
O documento confirma que as testemunhas eram confiáveis e indicaram que poderiam ser satélites ou destroços espaciais. Um dos observadores era um observador de satélites profissional, contudo a frase em que este dá sua opinião está ilegível, porém aparentemente ele considerou que o objeto era similar a um satélite. De acordo com o documento: “Ele indicou sua observação, feita de (trecho editado) no exterior (editado) era de (ilegível) natureza, um objeto amarelado em curso estável”.
Outro trecho do documento descreve avistamentos de UFOs amarelados ou verdes sobrevoando uma área também não especificada, com 33 observações em um período de tempo também não descrito. O texto diz: “A chance de os UFOs serem algum tipo sofisticado (trecho editado) aparelho parece remota. A menos que amplificado (trecho ilegível) recebido, ou (editado) balões de propaganda”. Outro trecho descreve como um objeto dividiu-se em três: “(Editado) viu uma bola de fogo alongada se movendo (editado) alta velocidade. Depois de cobrir alguma distância, se dividiu em três bolas de luz”. De novo aparecem as possíveis explicações de satélites e balões de propaganda.
Baixe o documento da NSA clicando aqui
Site da NSA com documentos liberados sobre UFOs
Militares se negam a abrir arquivos ainda classificados
Está nas mãos do Ministério de Relações Exteriores documento que pede que o Brasil lidere discussões
Arquivos do FBI demonstram modo de atuação de céticos
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. Esta obra expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. UFOs: Arquivo Confidencial – Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira também mostra os bastidores do Caso Varginha e apresenta as linhas de ação militar para a captura e transporte dos seres extraterrestres, além da intervenção de autoridades norte-americanas no processo. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, coeditor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.