DESTAQUE

Cosmos estreia no Brasil na quinta-feira, 13 de março

Por
12 de Março de 2014
Neil deGrasse Tyson é o apresentador da nova série Cosmos
Créditos: Fox e National Geographic

"O Cosmos é tudo que existe, ou que existiu, o que existirá. Venha comigo". Estas são as palavras do saudoso Carl Sagan que nos convidam a uma nova viagem, na introdução da nova versão da série Cosmos. Agora com o título A Spacetime Odissey (Uma Odisseia no Espaço-Tempo), a série estreia no National Geographic Channel Brasil na quinta-feira, 13 de março, às 22h30, com apresentação de Neil deGrasse Tyson.

Tyson, astrofísico e diretor do Planetário Hayden de Nova York, contou em recente entrevista como seu formulário de inscrição na universidade de Cornell foi lido por Carl Sagan, que o chamou para uma conversa. Sagan foi o responsável por dar o empurrão final para que Tyson seguisse carreira na astronomia e o astrofísico continua a seguir os passos do mestre como o apresentador da nova série Cosmos. A estreia nos Estados Unidos no último domingo, 09 de março, teve 8,5 milhões de espectadores.

Na equipe de Cosmos estão a viúva de Carl, Ann Druyan, como roteirista e produtora, o diretor de fotografia Bill Pope, que trabalhou na trilogia cinematográfica Matrix, e o produtor Seth MacFarlane, cujo estúdio Flurry Door produz a nova série. MacFarlane, conhecido pelas animações Uma Família da Pesada e American Dad, é um entusiasta da ciência e usou seu prestígio em Hollywood para convencer a Fox, parceira do National Geographic, a produzir a série. Esse fato também levou a sequências com personagens históricos, tais como Isaac Newton, Edmund Halley e Giordano Bruno entre outros, a serem produzidas em animação. Na série Cosmos original as cenas de época foram realizadas com atores.

A CIÊNCIA COMO PARTE ESSENCIAL DE NOSSO MUNDO

crédito: Arquivo
Carl Sagan, cujo extraordiário legado de divulgação da ciência levou à criação da nova série Cosmos, que lhe presta justa homenagem
Carl Sagan, cujo extraordiário legado de divulgação da ciência levou à criação da nova série Cosmos, que lhe presta justa homenagem

O frei dominicano Giordano Bruno, aliás, aparece com grande destaque no primeiro dos 13 episódios de Cosmos, tendo cometido a ousadia de, no século XVI, ter proposto a pluralidade de mundos, muitos deles habitados, sendo por isso considerado herege pela Igreja Católica. A nova série se propõe a mostrar para uma nova geração as maravilhas do Universo e da ciência, exatamente o que fez a extraordinária produção apresentada por Carl Sagan inclusive no Brasil, onde foi apresentada pela Rede Globo. Muitos dos avanços científicos espantosos dessas décadas, incluindo a detecção de mais de 1.000 exoplanetas, foram até mesmo previstos por Carl Sagan, e também justificam a nova produção.

O próprio Neil deGrasse Tyson é um dos mais conhecidos divulgadores científicos da atualidade, e em recente entrevista concedida à rede CNN, criticou alguns que pretendem intermediar a paz entre a ciência e os contrários a ela. Disse: "A nossa civilização é construída sobre a inovação dos cientistas, tecnólogos e engenheiros que moldaram tudo o que é concedido hoje. Alguns dos negadores da ciência ou inimigos da ciência são pessoas que estão dizendo isso para você, enquanto eles estão no seu telefone celular. Eles estão dizendo: ‘eu não gosto de ciência. Oh, o GPS apenas nos disse para ir para a esquerda’. Então, é tempo para as pessoas sentarem e reavaliar o papel que a ciência tem, e como realmente ela está em nossas vidas. E aprender a abraçar daqui para frente, porque sem ela, nós só vamos regredir às cavernas".

Cosmos; Uma Odisseia no Espaço-Tempo, quinta-feira, 22h30, National Geographic Channel. Reprises: sexta-feira, 14 de março, 04h00; sexta-feira, 14 de março, 16h40; quinta-feira, 20 de março, 11h25; quinta-feira, 20 de março, 14h45.

Assista ao trailer oficial de Cosmos: A Spacetime Odissey:



Visite o site de Cosmos no National Geographic Channel

Vídeo gravado no painel de Cosmos na Comic-Con, com cenas de Giordano Bruno

Assista Cosmos: Uma Viagem Pessoal, apresentado por Carl Sagan, em nossa seção de vídeos


Anunciada nova série Cosmos pelo canal Fox

Cosmos estreia mundialmente em março

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 130 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2007

Um dos mais ferrenhos combatentes da Ufologia revê seus conceitos

UPDATED CACHE