DESTAQUE

Contatos Imediatos do Terceiro Grau retornará aos cinemas

Por
05 de Julho de 2017
Cena do clímax de Contatos Imediatos, que retorna aos cinemas celebrando os 40 anos de seu lançamento
Créditos: Sony Pictures

Nos últimos dias um curto vídeo intitulado This Means Something (Isto significa alguma coisa) chamou a atenção dos cinéfilos e interessados na problemática do Fenômeno UFO. O vídeo apresenta gráficos de cor verde típicos de telas de radar com imagens do clássico Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, Columbia Pictures, Sony Pictures, 1977), escrito e dirigido por Steven Spielberg. O teaser conduz ainda a um site, WeAreStillNotAlone.com, onde o visitante pode preencher um formulário para receber "novidades sobre avistamentos de UFOs", conforme o anúncio.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau, escrito e dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Richard Dreyfuss. Por sinal a frase "isto significa alguma coisa" é precisamente do personagem dele, Roy Neary, atormentado por imagens mentais recorrentes após um encontro próximo com um UFO. Ele e outros que viram as luzes, aliás, como Jillian Guiler (vivida por Melinda Dillon) são levados até a agora famosa Devil´s Tower, no estado norte-americano do Wyoming, para onde vão as autoridades para o clímax do filme. Contatos Imediatos do Terceiro Grau teve ainda a assessoria do grande pioneiro da Ufologia Mundial J. Allen Hynek, conforme é explicado por Spielberg nos extras do DVD, sendo que Hynek aparece em pessoa, de terno azul e cachimbo, quando a grande nave-mãe finalmente surge no final do filme.

O teaser deu início a inúmeras especulações sobre uma sequência do filme, para desgosto dos fãs que sempre o consideraram uma obra completa e fechada. Falou-se ainda de uma refilmagem ou reboot, porém o estúdio confirmou, de acordo com a revista Variety, que Contatos Imediatos será relançado nos cinemas por uma semana a partir de 01 de setembro, comemorando os 40 anos de seu lançamento. Um tanto antecipadamente, diga-se, pois sua estreia aconteceu em 16 de novembro de 1977. Ainda não se sabe qual versão do filme será exibida, pois três foram produzidas. A original com 135 minutos, a Edição Especial com 132 minutos com imagens do interior da nave-mãe, ou a Edição de Colecionador, com 137 minutos e que é a preferida de Spielberg. Contatos Imediatos do Terceiro Grau permanece atualíssimo, mostrando o receio de pilotos de aeronaves em reportar casos ufológicos, e foi o primeiro filme a mostrar alienígenas pacíficos de três raças diferentes (o ser muito alto e magro, os pequenos que andam entre os humanos, e o que se comunica por linguagens de sinais no final) em busca de um contato igualitário com a humanidade. Contatos Imediatos é também considerado uma das maiores obras-primas da ficção científica em todos os tempos.

crédito: Sony Pictures
Cena do teaser This Means Something
Cena do teaser This Means Something

Confira o vídeo This Means Something

Visite o site WeAreStillNotAlone.com

Assista ao trailer da versão de aniversário de Contatos Imediatos

Steven Spielberg fala sobre Contatos Imediatos, parte 1 e parte 2

A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia

Filme de curta metragem recria invasão alienígena de Los Angeles em 1942

Nova série do canal TBS aborda grupo de apoio a abduzidos

Documento do FBI afirma que visitantes alienígenas vêm de outra dimensão

Lançada edição de A Guerra dos Mundos com ilustrações de artista brasileiro

Pilotos comerciais tentaram comunicação com UFO

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Eles Estão Entre Nós

Já está no ar a Edição 36 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2005

Ficção Científica e Ufologia: até que ponto uma influencia a outra?