DESTAQUE

Cometas são descobertos em outro sistema estelar

Por
24 de Outubro de 2014
Concepção artística dos cometas alienígenas do sistema Beta Pictoris
Créditos: ESO

O campo da pesquisa dos exoplanetas, que já conseguiu localizar 1832 mundos alienígenas fora de nosso Sistema Solar, já dá origem a pesquisas derivadas, como a de cometas alienígenas. Acaba de ser publicado na revista Nature um estudo indicando a existência de duas famílias de cometas no sistema de Beta Pictoris, estrela situada a 63 anos-luz do Sol. É um sistema muito jovem, de somente 20 milhões de anos, no qual a estrela está rodeada por um vasto disco protoplanetário, fenômeno idêntico ao que deu origem ao Sistema Solar há cerca de 4,6 bilhões de anos.

Beta Pictoris é importante também pelo fato de possuir ao menos um planeta, o gigante gasoso denominado Beta Pictoris b, situado a 1 bilhão de km de seu sol, é um dos primeiros exoplanetas a ser fotografado diretamente. A pesquisa nesse sistema tem sido feita há cerca de 30 anos, quando cientistas detectaram mudanças na luz de Beta Pictoris. Tais mudanças foram logo atribuídas a exocometas, devido ao gás e poeira que liberam, que absorve a luz que passa através deles. Uma equipe, chefiada por Flavien Kiefer, astrônomo do Instituto de Astrofísica de Paris e da Universidade de Tel Aviv, em Israel, analisou mais de 1000 observações feitas com o instrumento Harps (sigla para Buscador de Planetas por Velocidade Radial de Alta Precisão), do observatório ESO de La Silla, no Chile.

Eles descobriram e analisaram as órbitas de 493 exocometas, dividindo-os em dois grupos. Um deles é mais antigo, pois gera poucas quantidades de gás e poeira, e teve suas trajetórias desviadas pelo planeta alienígena. A segunda família de exocometas é composta por astros mais jovens, gerando mais poeira e gás e com órbitas muito próximas, indicando que podem ser resultado da quebra de um objeto maior composto por poeira, gelo e outros elementos. De acordo com Flavien Kiefer, esses corpos são semelhantes aos cometas em nosso Sistema Solar. "Isso reforça a tese de que, ao observar o sistema de Beta Pictoris, estamos vendo uma versão mais nova de nosso Sistema Solar, quando tinha somente de 10 a 20 milhões de anos".

Confira uma animação dos exocometas descobertos:



Confira o artigo no site da Nature

Veja imagens do sistema Beta Pictoris

Infográfico dos cometas alienígenas descobertos

Rover Opportunity fotografou cometa em Marte

Nave Rosetta prossegue pesquisa de cometa

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 212 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2014

Não é somente aqui na Terra