DESTAQUE

Cidade de Varginha institui o Dia do Ufólogo e da Ufologia

Por
24 de Junho de 2016
Varginha é mais uma cidade brasileira a instituir o Dia do Ufólogo em 24 de junho
Créditos: Arquivo

O Brasil é reconhecidamente um dos países com a maior e mais diversificada casuística ufológica. Além disso, nossos pesquisadores são mundialmente reconhecidos como fazendo parte da elite da Ufologia Mundial, e a pesquisa sobre o Fenômeno UFO feita em nosso país é constantemente celebrada como uma das melhores do mundo. Nada mais natural, portanto, que comemorar essa excelência, e as cidades de Campinas, Curitiba e Buritama já o fizeram, instituindo como data oficial de seus respectivos municípios o Dia do Ufólogo, comemorado em todo 24 de junho.

A data é lembrada como o Dia Mundial dos Discos Voadores, tendo o avistamento de Kennerth Arnold, em 24 de junho de 1947, sendo mundialmente reconhecido como o início da pesquisa ufológica moderna. Naquele dia, o piloto civil norte-americano Kenneth Arnold, veterano com 4.000 horas de voo na ocasião. Sobrevoando a região do Monte Rainier, no estado norte-americano de Washington, à procura de um cargueiro militar C-46 que havia desaparecido, Arnold subitamente observou uma fileira de nove objetos voadores desconhecidos. Conhecedor da geografia da região, ele marcou o tempo que os intrusos levaram para percorrer a distância entre o Rainier e outro pico.

Espantado, verificou que pelos seus cálculos os objetos se moviam a 1.600 km/h, velocidade inalcançável por qualquer avião da época. O relato de Kenneth Arnold causou um frenesi na imprensa, e inúmeras outras testemunhas se apresentaram para narrar outras observações. Sessenta e nove anos depois, a pesquisa ufológica está consolidada, envolvendo importantes figuras entre as quais se incluem cientistas, militares, altos funcionários governamentais e outros. A televisão também está tomada por séries de documentários enfocando a possibilidade de vida extraterrestre estar nos visitando, e é neste clima que mais um município brasileiro aprova uma lei para homenagear os pesquisadores.

CAPITAL BRASILEIRA DA UFOLOGIA

crédito: Arquivo
Página do Diário Oficial de Varginha com a promulgação da lei que criou o Dia do Ufólogo
Página do Diário Oficial de Varginha com a promulgação da lei que criou o Dia do Ufólogo

E essa cidade é Varginha, palco do mais polêmico e extraordinário caso ufológico da Ufologia Brasileira, e um dos mais importantes do mundo. Em 20 de janeiro de 1996 diversas testemunhas relataram a presença de estranhos seres na cidade, em meio a uma das maiores ondas ufológicas já descritas em território nacional. O que uma numerosa equipe, formada por dezenas dos melhores ufólogos brasileiros, descobriu nos meses subsequentes de intensa investigação, foram fatos estarrecedores envolvendo a queda de uma nave alienígena, a captura de sua tripulação, o exame desses seres em dois hospitais da cidade, e o translado de grande parte desse material para uma das melhores instituições de pesquisa do Brasil, a Unicamp.

O Caso Varginha completou neste ano vinte anos, e a sociedade brasileira ainda aguarda as respostas do Exército, a Arma mais diretamente envolvida com a espantosa ocorrência. A cidade está aos poucos abraçando o caso ocorrido em seu território, com várias obras onde a temática ufológica impera, e um passo importantíssimo foi a promulgação da Lei Nº 6.190, que instituiu o Dia do Ufólogo e da Ufologia no âmbito do município, em 06 de maio último. A promulgação foi publicada no Diário Oficial da cidade, fazendo com que Varginha se una a um grupo que cidades que também instituíram a data, formado por Campinhas, Curitiba e Buritama. A Ufologia Brasileira agradece o gesto das autoridades de Varginha, e se coloca a disposição da cidade que foi palco de um dos mais importantes casos da Ufologia Mundial, para celebrar e divulgar cada vez mais a importância do estudo do Fenômeno UFO.

Visite o site da Prefeitura de Varginha

Baixe a edição do Diário Oficial com a promulgação do lei do Dia do Ufólogo

Cidade de Buritama institui o Dia do Ufólogo

Quem foi Kenneth Arnold?

Editor da UFO recebe homenagem na Câmara dos Vereadores de Campinas

Caso Varginha comemora 20 anos hoje, mas Exército ainda nega as evidências

Saiba mais:

Livro: Varginha: Toda a Verdade Revelada

crédito: Revista UFO
Varginha: Toda a Verdade Revelada
Varginha: Toda a Verdade Revelada

Desde que teve início a chamada Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, uma pesquisa sistemática dessas naves e da ação de seus tripulantes na Terra vem sendo realizada por estudiosos de inúmeros países. Eles constataram, para sua perplexidade, que tais veículos, apesar de altamente tecnológicos, também sofrem panes e podem cair sobre a superfície de nosso planeta. O episódio ocorrido na cidade mineira de Varginha, em 20 de janeiro de 1996 é, com certeza, o mais bem documentado de todos. Aconteceu em nosso país, na referida data, a queda de uma espaçonave em dificuldades na atmosfera e, para espanto de todos, alguns de seus ocupantes sobreviveram à tragédia. Pelo menos dois deles foram capturados ainda com vida, e todas as instituições rechaçam veementemente os fatos apurados ao longo de anos de investigações por dedicados ufólogos do Brasil e exterior, entre eles o autor Marco Antonio Petit.

DVD: UFOs e ETs na Amazonia

Já está no ar a Edição 230 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2016

O que os militares ainda escondem?