Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Caso Trindade: Sobrinho de Almiro Baraúna afirma que as fotos são um truque (parte final)
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Caso Trindade: Sobrinho de Almiro Baraúna afirma que as fotos são um truque (parte final)
notícias

Caso Trindade: Sobrinho de Almiro Baraúna afirma que as fotos são um truque (parte final)

Fotógrafo garante que ouviu do tio o segredo que balançaria um dos principais casos da Ufologia Brasileira em todos o tempos

Ultima atualização: 2 de fevereiro de 2011 19:29
Por
Alexandre de Carvalho Borges
Envie!
Envie!

1b98423a28ef89dd208c31f1d9caabf71527603594

A foto 4 inteira
Créditos: Arquivo UFO

Caso Ilha da Trindade reduzida a cinzas?

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

O clássico Caso Trindade ocorreu quando a Ufologia Moderna ainda era uma criança em termos de nascimento. Apenas 11 anos a separam do vôo de Kenneth Arnold no monte Rainer. Amadureceu com o passar das décadas e a revisão deste clássico ajudará a depurar a maturidade da compreensão e interpretação deste fenômeno fugidio e esquivo, por vezes apresentando-se como uma provocação e charada ao ser humano, por outras tantas se mostrando ameaçador e insolente.

A possível revelação que acabamos de acompanhar do segredo de Baraúna, 53 anos depois [Se confirmada após acareação], deverá ser vista hoje como uma grande aprendizagem para a Ufologia, principalmente ao lidar com imagens e depoimentos de testemunhas.

Mais do que nunca, é imperativo que todos grandes clássicos do passado, que ainda não foram revisados, sejam esquadrinhados em todos seus meandros e deles extraídos o que interessa: a verdade, seja ela qual for e a quem possa agradar ou desagradar.

A possibilidade de que as mundialmente famosas fotografias de Almiro Baraúna sejam apenas fruto de uma montagem seria um duro golpe para Ufologia. Os ufólogos devem ser mais impiedosos e insensíveis em suas futuras análises ufológicas. O Caso Ilha da Trindade nos ensinará e legará isso daqui pra frente.

No entanto, a investigação – exposta publicamente à Comunidade Ufológica Mundial, com exclusividade pela Revista UFO e Portal da Ufologia Brasileira -, a partir deste ponto será avaliada, contrastada e depurada através de seus principais pesquisadores decanos, a fim de confirmar ou descartar o avistamento do UFO nos céus daquele local.

O surgimento do UFO em nenhum momento foi desacreditado, aliás, pelo contrário. Ou tudo não teria passado de uma grande histeria coletiva e coincidência ímpar?

Assunto relacionado:  Conheça o projeto Busca por Genomas Extraterrestres (SETG)

Como vimos na entrevista, Marcelo Ribeiro, sendo cético da existência de discos voadores, tem sua visão pessoal sobre a temática ufológica, que certamente não é a mesma dos ufólogos. Apareceu um UFO nos céus da ilha e Baraúna foi um grande azarão em não poder captá-lo com sua câmera, por falta de filme no exato momento da aparição? Ou apenas surgiu algo comum nos céus e uma brincadeira generalizada dos marujos desencadeou uma histeria coletiva?

Essa última hipótese não é remota e nem descartável. As futuras investigações certamente concluirão a verdade disso também.

As fotografias de Baraúna podem entram para a história como a melhor montagem já realizada em fotos de discos voadores. Confirma a verdade, sempre dita, de que fotografias e filmes ufológicos nunca foram e nunca serão prova da existência dos UFOs.

Se não houvesse, neste momento, a suposta confissão de que tudo não passou de uma excelente montagem, elas ainda continuariam sendo consideradas autênticas por muitos anos. É verdade que elas continuariam, também, sendo postas em dúvida por muitas pessoas, mas a desconfiança não alcançaria a comprovação de que seriam falsas. Seja onde Baraúna estiver, de qualquer forma deve estar rindo muito de tudo isso até hoje.

Síntese dos fatos

Para podermos condensar de forma mais clara o efeito da revelação do segredo de Baraúna, segundo a versão do sobrinho Marcelo Ribeiro, apresentamos um resumo de como tudo ocorreu.

Baraúna estava fotografando dentro d\’agua, na Ilha da Trindade, e no momento que chegou ao convés do navio, viu que as pessoas estavam apontando e olhando para o céu. Elas diziam que um disco voador estava sobrevoando a ilha. Como ele já tinha gasto todos seus filmes lá embaixo, na água, não pôde fotografar o exato momento que o alegado objeto voava pelos céus.

Assunto relacionado:  Conselho Editorial tem novos membros

Então, simulou que estava tirando as fotos, enquadrando o UFO em sua lente. Pra tentar captar algo real, correu para a sua cabine e pegou mais filmes. Quando voltou, o tal do disco voador já tinha sumido. Tinha perdido a oportunidade. Então, resolveu tirar várias fotos somente da ilha, mostrando o céu e o mar. Ele ia aproveitar depois, quando chegasse em casa, pra fazer uma montagem e colocar um disco voador na paisagem.

O Capitão-de-Corveta Carlos Bacellar, mandou que revelasse o filme ainda a bordo. Ele revelou algum dos seus rolos e mostrou ao Capitão. Bacellar pensou que viu o disco voador nos negativos e mostrou aos marujos, que também concordaram que havia algo realmente fotografado.

Na verdade, por não possuirem visão técnica, pensaram que tinham visto algo nos negativos, quando não viram nada. Baraúna deu sorte, porque o capitão não os confiscou e o navio também não tinha papel fotográfico para reproduzir as fotos e mostrar claramente se tinha captado algo.

crédito: Arquivo UFO

Foto 2 com zoom e inclinada digitalmente

Foto 2 com zoom e inclinada digitalmente

Nova comparação coma cena da ficha:

crédito: Arquivo UFO

O modelo com ficha, de outro trabalho realizado por Baraúna e assumidamente montado para uma matéria de revista

O modelo com ficha, de outro trabalho realizado por Baraúna e assumidamente montado para uma matéria de revista

Baraúna levou os negativos para sua casa e no seu laboratório começou a trabalhar na montagem das imagens. Como não havia fotografado nenhum UFO, as fotos mostravam apenas a ilha, o céu, o mar e partes do navio. Usou duas fichas da frota carioca para ser o disco voador. As fichas têm o formato que lembra o planeta Saturno quando sobrepostas.

Pendurou a mesma por um fio escuro sobre um fundo escuro. Fez uma dupla exposição com o cenário da ilha. Estava feito! O disco voador aparecia agora nos céus da ilha. A fotografia não ficou desfocada ou tosca, porque Baraúna usou toda sua expertise aqui. Calculou iluminação e sombra do disco voador. Ele percebeu que aquilo era uma grande oportunidade na sua vida e ia lhe render um excelente retorno financeiro.

Assunto relacionado:  Histórias em torno de um mito

Além disso, na época, ele era um fotógrafo freelancer, queria aproveitar a oportunidade para projetar seu nome ao mundo, colocando o melhor de si naquela obra-prima e guardando em segredo que tinha feito essa montagem.

Quando a Marinha requisitou seus negativos dias depois, obviamente ele não ia fornecer os que ele tinha tirado lá, no barco, pois não mostravam nada nos céus. Ele entregou os negativos que tinha acabado de montar, da composição da ilha com a ficha.

Os técnicos da Marinha e da Cruzeiro do Sul analisaram os negativos e não detectaram nenhum truque. A
análise de granulação, ou de grãos, não detectou a montagem. Eles nunca detectariam, já que o grão da ilha era o mesmo grão do disco voador. Eles estavam agora em um mesmo negativo. As fotografias ganharam o mundo e o resto é a história.

TÓPICO(S):Edição 54
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

Dr Michio Kaku
Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.
Notícias notícias
20ede9df 095a 406d b5fc 092e1a39a0c1
Rastreador de UFOs mostra milhares de objetos subaquáticos à espreita ao longo da costa dos EUA
Notícias
IMG 20251026 WA0018
Astrônoma denuncia que seus estudos sobre OVNIS foram censurados no arXiv
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up