Na noite de quarta-feira, 09 de janeiro, o asteróide 99942 Apophis estará a 14,4 milhões de km da Terra. A grande rocha espacial, com estimados 325 metros de extensão, ganhou notoriedade quando foi descoberta em 2004, e foi calculado um grau de risco para impacto maior do que qualquer objeto semelhante anteriormente conhecido.
A Escala de Torino, utilizada para substanciar uma ameaça como essa, vai de 0, correspondendo a nenhum risco, até 10, que representa a certeza do impacto. Logo após seu descobrimento, o Apophis, ainda identificado como 2004 MN4, era marcado como nível 4, o que preocupou a comunidade científica. O pior eram os cálculos preliminares que pareciam mostrar a possibilidade de um impacto em 13 de abril de 2029. Que, além disso, será uma sexta-feira.
Os cálculos foram refinados, e tal risco felizmente foi afastado. Contudo, ainda restam muitas dúvidas quanto a trajetória desse corpo celeste, e em 2009 a NASA divulgou novos resultados para a órbita do Apophis, determinando que ele passará em 2029 a cerca de 22208 km da Terra. Ainda existe a expectativa de que nessa passagem ele pode ter sua trajetória alterada pela gravidade do planeta, podendo então caminhar para um devastador encontro conosco em 2036.
Contudo, os cientistas terão na noite desta quarta-feira, 09 de janeiro de 2013, uma nova oportunidade de estudar o asteróide e realizar cálculos ainda mais precisos, a fim de afastar completamente qualquer risco de impacto. O 99942 foi descoberto por Roy A. Tucker, David J. Tholen e Fabrizio Bernardi, do Observatório Nacional Kitt Peak, e batizado com o nome do deus egípcio Apophis, inimigo do deus-sol Ra. Tholen e Tucker também são fãs do seriado Stargate SG-1, que teve como vilão o goa´uld Apophis. Em um dos episódios, o malévolo alienígena chegou mesmo a lançar um asteróide contra a Terra, tragédia que os heróis conseguiram impedir.
Asteróide MN4: A destruição a caminho da Terra
Acompanhe o Apophis pelo Virtual Telescope
O site Slooh Space Camera vai mostrar a passagem do asteróide
Saiba mais: