“No mundo da Lua”
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) vendeu alguns computadores velhos sem tomar o cuidado de apagar dados sigilosos, informou a BBC. Os conteúdos dos PCs se referiam ao programa de lançamentos de missões espaciais.
Descobriu que pelo menos 10 computadores foram cedidos desta forma. A BBC também divulgou que mais quatro seriam comercializados sem a remoção de dados e conteriam informações confidenciais sobre o controle de armas.
A NASA começou a vendê-los após encerrar o programa dos ônibus espaciais (o último vôo será em junho de 2011). Ainda de acordo com a agência de notícias, uma auditoria interna foi realizada e descobriu-se que o processo de remoção das informações não estava sendo feito por alguns funcionários.
Representantes da agência espacial não souberam afirmar que tipo de dados estavam nos PCs, mas mostraram-se seriamente preocupados com a situação. A falha foi detectada pelo gabinete do inspetor geral, que classificou a mesma como “uma grave violação da segurança dos centros da NASA” na Flórida, no Texas, na Califórnia e na Virgínia.
“A nossa inspeção detectou várias violações nas medidas de segurança na área das tecnologias de informação que poderiam levar à revelação indevida de informação sensível relacionada com missões espaciais e com outros programas”, adiantou, em comunicado, Paul Martin. Para este responsável, “a agência precisa de ter uma ação concertada e contundente para resolver este problema”.
A auditoria detectou que 14 dos computadores do Centro Espacial Kennedy não superaram as provas que tinham como objetivo detectar se toda a informação havia sido devidamente apagada, sendo que dez destes já foram entregues a cidadãos.
Ainda descobriram a falta de discos rígidos, tanto no Centro Kennedy como no Centro de Investigação de Langley, na Virgínia, sendo alguns encontrados no lixo.