NASA detalha plano para construir um “sistema ferroviário” na Lua

A ideia de um trem levitando acima da superfície lunar pode parecer ficção científica, mas a NASA parece levar isso muito a sério.

UFO
UFO
2 minutos de leitura
O sistema FLOAT emprega robôs magnéticos não motorizados que levitam sobre uma trilha de filme flexível de 3 camadas. Fonte: NASA

A agência espacial NASA acaba de aprovar financiamento adicional para um estudo que analisa este novo conceito 

O projeto, denominado “Levitação Flexível em uma Trilha” (FLOAT), passou para a segunda fase do programa Innovative Advanced Concepts (NIAC) da NASA, que visa desenvolver ideias futurísticas para a exploração espacial.  

Segundo a agência, o projeto FLOAT poderá permitir o transporte de materiais pela superfície lunar já na década de 2030.  

“Queremos construir o primeiro sistema ferroviário lunar que forneça transporte de carga confiável, autônomo e eficiente”, disse Ethan Schaler, engenheiro robótico do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e líder do projeto. “Um sistema de transporte robótico durável e de longa duração será crucial para as operações diárias de uma base lunar sustentável na década de 2030.” 

NASA
Conceito artístico de uma nova abordagem proposta por um premiado do NIAC Fase II de 2024 para possíveis missões futuras representando a superfície lunar com o planeta Terra no horizonte. Fonte: Ethan Schaler

O projeto inicial prevê robôs magnéticos levitando em uma pista de três camadas para reduzir a abrasão causada pela poeira lunar. Esses robôs transportariam vagões que se moveriam a uma velocidade de aproximadamente 1,6 km/h e poderiam transportar até 100 toneladas de material por dia de e para a futura base lunar.  

A agência espacial dos Estados Unidos planeja enviar astronautas de volta à Lua a partir de 2026 como parte da missão Artemis, com o objetivo final de estabelecer uma base lunar permanente para facilitar a futura exploração espacial de planetas como Marte.  

Outros projetos de “ficção científica” do programa NIAC que avançaram para a próxima fase de desenvolvimento incluem telescópios baseados em fluidos e um foguete movido a plasma.

TÓPICO(S):
Compartilhe