Em direção à exploração lunar, NASA e ESA firmam acordo sobre a construção de bases na Lua. Outros acordos também estão a caminho. Saiba mais abaixo.
NASA e ESA finalizaram um acordo para colaborar no Artemis Gateway [Portal Artemis]. Este acordo é um elemento importante em um amplo esforço dos Estados Unidos para envolver parceiros internacionais na exploração lunar sustentável e para demonstrar as tecnologias necessárias para uma futura missão humana a Marte.
O acordo, assinado anteontem, dia 27 de outubro, marca o primeiro compromisso formal da NASA para lançar tripulantes internacionais para a vizinhança lunar como parte das missões Artemis.
O acordo é uma parte crítica dos esforços da agência para liderar uma coalizão global sem precedentes até a Lua.
Acordos adicionais com outros parceiros internacionais serão executados em um futuro próximo, contribuindo ainda mais para a criação de uma arquitetura de exploração lunar dinâmica e sustentável.
Ao abrigo deste acordo, a ESA irá contribuir com módulos de habitação e reabastecimento, juntamente com comunicações lunares melhoradas, para o Portal. O módulo de reabastecimento também incluirá janelas de observação da tripulação.
“Esta parceria alavanca a excelente cooperação estabelecida pela Estação Espacial Internacional enquanto avançamos para a Lua”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine.
“A Gateway continuará a expandir a cooperação da NASA com parceiros internacionais como a ESA, garantindo que o programa Artemis resulte na exploração segura e sustentável da Lua após o pouso lunar humano inicial e além”.
Morando na Lua
O módulo de Habitação Internacional (I-Hab) inclui componentes que o Japão pretende contribuir e dois portos de atracação onde sistemas de pouso humanos podem ser agregados.
O módulo de habitação também abrigará o Sistema de Controle Ambiental e Suporte à Vida (ECLSS) do posto avançado, conterá acomodações para experimentos científicos internos e externos e fornecerá trabalho adicional para a tripulação e espaço para morar.
O ECLSS do I-Hab aumentará os recursos do sistema de suporte de vida do Gateway fornecidos pelo Orion acoplado, e suportará missões Artemis mais robustas à superfície lunar.
“O Gateway foi projetado para ser complementado por recursos adicionais fornecidos por nossos parceiros internacionais para apoiar a exploração sustentável”, disse Kathy Lueders, administradora associada da NASA para a Direção de Exploração Humana e Missão de Operações na Sede da agência.
“O projeto nos dará acesso para explorar a superfície lunar como nunca antes, e estamos satisfeitos que parceiros como a ESA se juntarão a nós nesses esforços inovadores”.
O Portal será montado em órbita ao redor da Lua, como um ponto de parada e plataforma de habilitação para missões à superfície lunar, Marte e outros destinos no espaço profundo.
Com aproximadamente um sexto do tamanho da Estação Espacial Internacional, o Portal funcionará como uma estação intermediária, localizada a dezenas de milhares de quilômetros da superfície lunar, em uma órbita de halo quase rRetilínea, a partir da qual a NASA e seus parceiros comerciais e internacionais poderão para embarcar em expedições robóticas e humanas para e ao redor da Lua e para Marte.
Servirá como um ponto de encontro para os astronautas que viajam para a órbita lunar a bordo do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA e do Orion antes do trânsito para a órbita lunar baixa e a superfície da Lua.
Este artigo é parte de um comunicado publicado pela Agência Espacial dos Estados Unidos. Para ler o comunicado original, por favor, clique aqui
Saiba mais sobre o programa Gateway da NASA clicando aqui
Saiba mais sobre o programa Artemis da NASA clicando aqui
Assista, abaixo, um ótimo documentário sobre o assunto: