Infelizmente, diante de qualquer notícia ou afirmação por parte da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), a agência espacial norte-americana, amplos setores do lado menos sério da Ufologia protestam, alegando que a instituição “encobre a verdade” e “mente” para a sociedade terrestre. Seria interessante lembrar que quase tudo que foi descoberto a respeito dos planetas do Sistema Solar, partindo de Júpiter até os mundos exteriores, foi obtido graças às naves lançadas pela NASA. Isso inclui até mesmo o celebradíssimo Plutão, visitado até o momento somente pela New Horizons.
Entre os mistificadores e mentirosos que acusam a agência de acobertamento está um velho conhecido dos leitores da Revista UFO, o famigerado canal Secureteam10. Administrado pelo farsante Tyler Glockner, novamente alertamos que absolutamente nenhuma de suas alegações, nas dezenas de vídeos que possui em seu canal do Youtube, é verdadeira. E, como são links patrocinados, o mistificador embolsa dinheiro a cada vez que alguém assiste suas mentiras, então alertamos encarecidamente que não façam isso. A Revista UFO já analisou por várias vezes as alegações de que UFOs foram flagrados pelas câmeras de alta definição da Estação Espacial Internacional (ISS), e todas resultaram ser facilmente explicáveis.
Nos links disponibilizados abaixo temos alguns exemplos, como um suposto UFO que nada mais era que uma parte da própria estação, e outro que simplesmente se revelou como a Lua. Se as alegações dos mistificadores forem levadas em consideração, então a órbita terrestre é incrivelmente congestionada, com os alienígenas indo e vindo com suas naves. O mais frustrante é que sequer as câmeras de altíssima definição da ISS não conseguem imagens nítidas de todo esse trânsito espacial, pois os vídeos dos farsantes sempre carecem de qualidade. Não admira que grandes veículos da imprensa ignorem por completo suas alegações disparatadas.
A DECLARAÇÃO DA NASA
O site The Huffington Post entrou em contato com a agência sobre as alegações dos mistificadores, e a resposta foi: “Nenhum objeto não identificado no sentido popular foi visto da Estação Espacial Internacional. Reflexos nas janelas, a própria estrutura da nave e luzes da Terra costumam aparecer como artefatos em fotos e vídeos do laboratório orbital”. Em 2016 o veterano astronauta Tom Jones acrescentou que alegações de UFOs no espaço tem se revelado como cristais de gelo, detritos orbitais à deriva, relâmpagos de tempestades na Terra ou meteoros. Ainda podemos acrescentar que os próprios astronautas e seus instrumentos, durante uma atividade extraveicular, podem aparecer sob ângulos incomuns e confundir. O mesmo quanto às naves cargueiras Progress, Dragon e Cygnus, que frequentemente chegam trazendo suprimentos à estação, e mudam tremendamente de aparência conforme o ângulo em que são observadas, ou mesmo se sua chegada se dá quando o complexo orbital se encontra no lado noturno da Terra. O aviso, portanto, continua válido, jamais aceite as alegações sensacionalistas dos mistificadores.
Neste canal podem ser assistidos vídeos em alta definição da ISS
Acompanhe neste site as missões de suprimento à ISS
Astronauta Scott Kelly retorna à Terra após quase um ano em órbita
Vídeo com suposto UFO captado pela estação espacial se espalha pela internet
Vídeo da NASA com suposto UFO provoca furor na internet
Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha
Astronauta comenta avistamento de UFOs em 2005
É falsa a história de um UFO interagindo com o Sol
Bilionário da SpaceX afirma que alienígenas já podem estar entre nós
Saiba mais:
Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre
Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.