O Nordeste brasileiro é um verdadeiro celeiro de casos ufológicos, como já está provado. Estados como o Ceará, o Rio Grande do Norte e o Piauí — apenas para citar alguns — estão entre os que mais intensa casuística ufológica apresentam. Lá, investigadores de peso se dão ao incansável e torturante — porém altamente recompensador — trabalho de pesquisa sob sol escaldante.
Mas é na Bahia, o maior dos Estados nordestinos, onde as manifestações ufológicas estão mais concentradas. Neste Estado, um dos mais lindos da União, UFOs são corriqueiros e suas observações — constantes — nem surpreendem mais a população. A casuística ufológica baiana, com certeza entre as mais ricas do país, é o tema desta edição de UFO Especial, que retorna às bancas após três meses de ausência — período em que nos dedicamos ao aperfeiçoamento de nossa outra publicação, a UFO, e que agora se repete também com a Especial.
Para fazer a presente edição foi imprescindível o trabalho de vários ufólogos baianos que, capitaneados pelo argentino radicado em Salvador Alberto Romero, uniram-se numa verdadeira operação conjunta e arregaçaram as mangas. Romero, Emanuel Paranhos, Ana Santos e Alonso Valdi Régis puseram-se a trabalhar imediatamente após receberem deste editor a incumbência de escreverem os textos que compõem esta edição. Nossa Redação, aqui em Campo Grande, nunca viu tanta eficiência e rapidez.
Estes destacados nomes da Ufologia Brasileira fizeram suas reuniões de trabalho e estabeleceram sua própria pauta, determinando quais casos e assuntos abordariam nesta UFO Especial. Definiram também a participação que teriam e, cada qual a seu modo, foram à luta, produzindo em tempo recorde uma das mais completas edições que já fizemos. Os textos recebidos em nossa Redação foram escritos com carinho e capricho, sem falar no zelo. As ilustrações — a maioria feitas por Romero, que é profissional da área — e fotos formam um belíssimo conjunto visual. Enfim, os baianos estão de parabéns!
Mas tamanha eficiência tem uma explicação: “A fórmula está à disposição de quem quiser”, declarou à UFO Especial a pesquisadora Ana Santos, do Centro de Estudos Exobiológicos Ashtar Sheran (CEEAS). “Aqui na Bahia não há brigas, rachas ou desunião. Nós trabalhamos juntos para o benefício comum da Ufologia”. De fato: ao contrário da infeliz tendência da Ufologia Brasileira, na Bahia vive-se um clima de união, cooperação e pleno trabalho. Mais um ponto para os baianos!
O leitor poderá facilmente sentir os benefícios deste trabalho em equipe que é desenvolvido na Bahia através da leitura desta edição. Para levantar cada caso, os ufólogos citados deixaram de lado quaisquer eventuais divergências de opinião, de posicionamento e até de linhas de pesquisa. “Aqui não se fala muito em Ufologia Científica e Mística”, diz Alberto Romero, que há 25 anos mora no Estado e preside o Grupo de Pesquisas Aeroespaciais Zênite (G-PAZ). “Não nos ocupamos em dividir a Ufologia em rótulos”, conclui.
Pura verdade: Ana Santos e Alonso Valdi Régis são notórios por suas posições místicas, enquanto Romero e Emanuel Paranhos são conhecidos por seus posicionamentos científicos. Na hora de trabalhar em conjunto, no entanto, todos se beneficiam dos conhecimentos que cada um obteve dentro de suas linhas de pesquisa, junto aos seus grupos. “A Ufologia Mística tem muito para ajudar a Científica e vice-versa”, explica Paranhos.
Agora, todos trabalham num projeto ambicioso — completamente apoiado pelas revistas UFO e UFO Especial: realizar em setembro, em Salvador, um grande evento de Ufologia integrando as duas correntes de pensamento. Será o 4º Congresso Nacional sobre Discos Voadores, paralelo ao 1º Encontro Latino de Ufologia. A coordenação é de Ana Santos e o local escolhido foi o majestoso Hotel Meridien, nos dias 25 a 28.
O evento — assim como o de São Lourenço (MG) e Florianópolis (SC) — será mais um preparatório para o grande Fórum Mundial de Ufologia, a realizar-se no Parlamundi da LBV, em Brasília (DF), em dezembro próximo. Aos poucos, a Ufologia Brasileira vai se mobilizando para encarar o futuro que o Fenômeno UFO nos reserva. E exemplos como a união e a eficácia da Ufologia Baiana merecem aplausos de toda a Nação.