Missão visa estudar Júpiter e algumas de suas luas
A missão JUICE, da Agência Espacial Europeia, finalmente embarcou em sua jornada para Júpiter em 14 de abril da plataforma de decolagem europeia em Kourou, na Guiana Francesa. Apesar de um atraso de 24 horas devido ao mau tempo, a espaçonave do tamanho de uma van subiu aos céus a bordo de um foguete Ariane 5 às 09h14 (horário de Brasília).
Dois minutos depois do voo, os propulsores laterais do foguete se soltaram, seguidos pelo capô protetor da espaçonave um minuto depois. Na marca de oito minutos, o estágio principal do foguete se separou e o terceiro estágio o impulsionou para sua órbita de transferência.
Depois de entrar em sua órbita de transferência, a espaçonave implantou seus painéis solares e estabeleceu contato com o controle terrestre. O JUICE está programado para embarcar em uma viagem de oito anos para estudar o gigante gasoso e suas três grandes luas oceânicas (Ganimedes, Calisto e Europa). O objetivo é estudar esses corpos celestes usando uma variedade de sensores remotos, instrumentos geofísicos e in situ.
Assista acima à decolagem do foguete levando o JUICE para explorar o sistema Joviano.
Fonte: SciNews
Além disso, o objetivo é investigar essas luas, que abrigam oceanos sob suas crostas geladas, como potenciais habitats para a vida. Ele também se aprofundará no intrincado ambiente do sistema Joviano e o examinará como um modelo para os gigantes gasosos em todo o universo.
O JUICE possui várias estreias no sistema solar. Ele marcará a primeira vez que uma sonda orbita uma lua diferente da Terra, especificamente o maior satélite do gigante gasoso, Ganimedes. Durante sua jornada, ele realizará uma manobra de assistência à gravidade da Terra-Lua para economizar combustível, uma novidade para a ESA. Além disso, esta representa a última empreitada da agência europeia a ser lançada a bordo de um Ariane 5 de Kourou, antes que o Ariane 6 assuma o controle na plataforma de lançamento Europeu.