O satélite europeu GOCE, que foi lançado em 2009 para cartografar as variações da gravidade terrestre, termina a sua missão no domingo. Sua entrada na atmosfera está prevista para a madrugada de segunda-feira, segundo anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).
O satélite, que pesa mais de uma tonelada, está a 80 quilômetros de altitude, mas, segundo a ESA, apenas uma parte do aparelho, com cerca de 200 quilos, deverá entrar na atmosfera terrestre e desintegrar-se em pequenos fragmentos.
Apesar de não se conseguir prever exatamente onde os destroços poderão cair, os investigadores da agência dizem que o risco de perigo é muito pequeno.
O GOCE (Missão de Estudo da Gravidade e da Circulação Oceânica em Regime Estável) possuia seis acelerômetros ultrassensíveis, que permitiram medir as variações da ordem de dez mil milmilionésimos do campo gravitacional terrestre e, assim, traçar um mapa da forma do globo terrestre, com alta resolução.
Os dados recolhidos em órbita vão permitir conhecer melhor o impacto da gravidade nas correntes oceânicas e o nível das marés, mas também fazer mais progressos no conhecimento da estrutura interna da Terra, principalmente na distribuição do magma, a massa rochosa no interior do planeta em estado de fusão parcial ou total.
Os cientistas já conseguiram criar a primeira carta mundial de alta resolução da fronteira entre a crosta terrestre e o manto, as duas camadas que antecedem o núcleo da Terra.
O satélite mediu a gravidade da Terra em 3D, permitindo estabelecer uma cartografia das suas variações \”com uma precisão inegualável\”, afirmou a ESA. [EBC]