Mais um caso de pouso de um suposto UFO foi relatado ao ufólogo e consultor da Revista UFO Paulo Aníbal Mesquita. A informação chegou às mãos de Mesquita juntamente com material fotográfico e o depoimento da senhora Tatiana – a família prefere não se identificar –, cujo seus pais moram em uma chácara na região de Cristais Paulistas, interior de São Paulo. Em seu relato, Tatiana conta que na primeira quinzena do mês de outubro, sua mãe acordou durante a madrugada, por volta das 01h15, por conta de um estranho barulho. O som durou mais de 15 minutos, deixando a senhora assustada. A fonte descreve que sua mãe observou através da janela uma intensa luz que oscilava de tons alaranjado para rosado. “O cachorro começou a chorar e ela achou tudo muito diferente, mas não se levantou para olhar por conta do medo, que era muito forte”. Na manhã seguinte, foram encontradas algumas marcas no pasto que podem indicar a presença de um UFO na noite passada.
A família é muito conservadora e não quer de forma alguma qualquer tipo de divulgação do caso e muito menos que a propriedade seja localizada, para evitar a invasão de curiosos e da mídia. Mas como o fato chamou a atenção da família, principalmente porque Tatiana ficou sabendo dos acontecimentos em Peruíbe, ocorrido em agosto, e em Buritama, no mês de junho, o ufólogo Paulo Aníbal, por solicitação da mesma, irá até o local para investigar o que realmente aconteceu e, assim, poder emitir um relatório completo do fato, com mais fotos, análise do solo e do pasto e depoimentos mais concretos a respeito do ocorrido.
A cidade de Peruíbe, no litoral sul do estado de São Paulo, já é bastante conhecida no cenário ufológico brasileiro por conta da grande quantidade de relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados. Em toda a região, onde se encontra a Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, e também nas ilhas à frente das principais praias da cidade, já foram testemunhados e filmados UFOs de variados formatos e tamanhos. Com grande afluência pública quase o ano inteiro, há décadas passou a ser comum encontrarmos moradores e turistas que afirmam ter observado estranhos objetos e luzes sobrevoando as serras da região, e às vezes, até mesmo entrando e saindo do mar.
Tais casos sempre despertaram o interesse do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), que, desde sua fundação, em janeiro de 2000, vem acompanhando in locu os acontecimentos, realizando pesquisas, vigílias e colhendo depoimentos que hoje compõem amplo acervo de evidências da ação alienígena na região. Agora, Peruíbe volta a ocupar lugar de destaque no cenário ufológico, após um objeto não identificado ter pousado em um matagal do Bairro São José, na área rural da cidade. O fato se deu na madrugada do domingo, dia 17, para segunda-feira, 18 de agosto, entre a Avenida São Paulo e a Rua Itália, a apenas 300 m da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. O local é pouco habitado, tem apenas algumas casas e muitas áreas verdes. Imediatamente após a descoberta de uma marca circular no mato, o fato ganhou repercussão nacional, sendo comentado em círculos ufológicos e fora deles, atraindo estudiosos e investigadores para o local. Na área descrita, logo nas primeiras horas da manhã do dia 18, foi encontrado um amassamento oval na vegetação com exatos 14,2 m de comprimento por 8,8 m de largura, totalizando 124,96 m2.
Buritama, interior de São Paulo, está passando por uma fase muito rica em relação à casuística. Os relatos tiveram início na terça-feira, 03 de junho, quando o diretor Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) Gener Silva, acompanhado de Jorge Nery, consultor da Revista UFO, se dirigiram até a cidade a pedido de Erika Domingues Caldeira, que informou que na Chácara São Paulo, de propriedade de seu pai, o senhor Antonio Pinto Caldeira Sobrinho, há marcas ou sinais circulares estranhos no pasto. Chegando ao local do ocorrido, Silva e Nery se depararam com aqueles estranhos sinais, muito parecidos com os Círculos Ingleses (veja biblioteca UFO). São duas marcas, Jorge Nery fez algumas medições por GPS e constatou que os dois círculos têm praticamente as mesmas graduações: – S 21° 05\’ 24,3\’\’ – e – WO 50° 08\’ 34,2\’\’ -. A marca menor mede 2,5 metros de diâmetro, já a maior registrou 4,7 metros de diâmetro.
Segundo o proprietário da fazenda, o fato ocorreu há uns 20 dias, mas mesmo assim ainda é possível observar claramente e bem definidos os dois círculos, próximos um do outro cerca de seis metros. Depois desta novidade ocorrida na redondeza e em especial em sua propriedade, o senhor Antonio Sobrinho disse que está surpreso e que não existem explicações para essas marcas, afirmando que nunca em sua vida de produtor rural, há mais de 40 anos, havia visto tal coisa, ou sinal semelhante. “Minha filha sempre me tem dito destas coisas do espaço como extraterrestres e eu nunca acreditei, achava até bobagem dela, mas, agora é diferente, percebo que não estamos sós no universo“.
Para se ter uma noção do que foi visto naquela chácara, de acordo com Gener Silva, era como se um grande pneu de trator já aquecido estivesse em cima do pasto de capim baquearia à corte baixo. Ao ser retirado o pneu, ficam-se as marcas com a vegetação desidratada, seca e cor de palha. Mas essa é uma hipótese já descartada, pois na propriedade não há tratores e ninguém circula por lá há tempos. O vizinho da propriedade onde ocorreu o fato afirmou ter visto essas marcas no pasto “também havia notado uma estranha deformação no canavial próximo e que me chamou muito atenção, mesmo porque estou por aqui todos os dias” declarou o vizinho que preferiu não se identificar. Silva foi até o citado canavial para analisar o relato do vizinho e concluiu que a cana já voltou ao normal, porém, com sinais ainda de leve arrasto. “Parece que houve contato de dois objetos com o formato de anéis grandes e grossos, com os diâmetros referidos e que talvez tenha emanado algum tipo de radiação que em contato com o solo, \’queimou\’ o capim do pasto” declarou. “Ainda não fizemos uma pesquisa com a necessária profundidade que deveria ser realizada, portanto ela ainda está inconclusiva” finalizou Gener Silva.
Saiba mais: