O maior caso da Ufologia Brasileira, cujos principais fatos se sucederam ao longo da maior parte de 1996, teve início em 20 de janeiro daquele ano na cidade de Varginha, Minas Gerais. Esse município no sul do estado se tornou mundialmente conhecido graças à ocorrência, pesquisada até hoje, e cujos detalhes serão esmiuçados no I Congresso Internacional sobre o Caso Varginha entre 19 e 22 de julho, próximo grande evento da Revista UFO. Serão 13 os conferencistas brasileiros presentes, que abordarão variados aspectos do maior incidente ufológico brasileiro. Além disso, o evento contará com a participação de James Fox, cineasta norte-americano autor de vários trabalhos disponíveis com exclusividade no Brasil na Videoteca UFO.
“Temos O Direito De Saber A Verdade Dos Fatos” será a conferência apresentada pelo coeditor da Revista UFO Thiago Luiz Ticchetti. Nela será apresentado um histórico da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, lançada em 2004, que possibilitou a visita da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) a instalações da Força Aérea Brasileira (FAB) em maio de 2005. E, a partir de 2008, a Campanha culminou com a liberação de mais de 10.000 páginas de documentos antes classificados, detalhando várias ocorrências ufológicas registradas pelos militares. Entretanto o Caso Varginha, que envolve o Exército Brasileiro, bem como o governo de Minas Gerais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do estado jamais se pronunciaram a respeito, e o objetivo da campanha Temos o Direito de Saber é exigir desses órgãos públicos a liberação dos fatos sobre o incidente. Thiago Ticchetti é autor dos livros Arquivo UFO, volumes I e II, Guia da Tipologia Extraterrestre, Quedas de UFOs e Guia da Tipologia dos UFOs, estes três publicados pela Revista UFO, membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e coeditor da Revista UFO.
O I Congresso Internacional sobre o Caso Varginha terá diversos aspectos da maior ocorrência ufológica já registrada em solo brasileiro analisados em diversas das conferências, apresentadas pelos mais importantes pesquisadores brasileiros. Além disso outros assuntos serão debatidos, tais como Exopolítica, sondas ufológicas, avistamentos, desenvolvimento científico e outros. O I Congresso Internacional sobre o Caso Varginha ainda terá três workshops, Tipologia dos UFOs e ETs, de Thiago Luiz Ticchetti, Exopolítica e Exodireito, de Fiori Antonio Tasca, e Agenda Alienígena apresentado por Marco Petit. Ineditamente serão realizadas atividades gratuitas e abertas a todos na quinta-feira, 19 de julho, com a abertura oficial do evento e apresentações de A. J. Gevaerd, Marco Petit e Toni Inajar Kurowski. A entrada para os demais dias do evento é paga, e as inscrições devem ser feitas no site oficial do evento, disponível abaixo.
Faça sua inscrição e assine a Carta de Varginha no site oficial do evento
A Revista UFO divulga a Carta de Varginha, pela abertura do maior caso brasileiro
Caso Varginha comemora 20 anos hoje, mas Exército ainda nega as evidências
Cineasta norte-americano vai expor como o Caso Varginha é visto internacionalmente
Métodos de pesquisa apurados serão discutidos em grande evento da Revista UFO em Varginha
As descobertas da ciência aplicadas à Ufologia serão discutidas em Varginha
Saiba mais:
Livro: Varginha: Toda a Verdade Revelada
Desde que teve início a chamada Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, uma pesquisa sistemática dessas naves e da ação de seus tripulantes na Terra vem sendo realizada por estudiosos de inúmeros países. Eles constataram, para sua perplexidade, que tais veículos, apesar de altamente tecnológicos, também sofrem panes e podem cair sobre a superfície de nosso planeta. O episódio ocorrido na cidade mineira de Varginha, em 20 de janeiro de 1996 é, com certeza, o mais bem documentado de todos. Aconteceu em nosso país, na referida data, a queda de uma espaçonave em dificuldades na atmosfera e, para espanto de todos, alguns de seus ocupantes sobreviveram à tragédia. Pelo menos dois deles foram capturados ainda com vida, e todas as instituições rechaçam veementemente os fatos apurados ao longo de anos de investigações por dedicados ufólogos do Brasil e exterior, entre eles o autor Marco Antonio Petit.