Em uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira sobre a Lua, 07 de março, representantes da NASA disseram que tudo o que aprenderam durante a primeira iteração não tripulada da missão Artemis está colocando a agência no caminho certo para enviar astronautas ao nosso satélite pela primeira vez em mais de meio século. Como Eric Berger, da Ars Technica, observou no Twitter, Jim Free, o administrador associado do Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, disse que a agência “(…) ainda tem como alvo, aproximadamente, ‘novembro de 2024’ para o Artemis II.”
Esses comentários pareciam ecoar por citações transcritas pela WKMG-TV de Orlando, nas quais os funcionários da agência se gabavam de como as coisas correram bem para o programa historicamente improvisado desde que lançou sua primeira capsula Orion não tripulada em novembro de 2022.
Em particular, a intensa carbonização da cápsula Orion em sua reentrada, de acordo com o gerente de projeto Howard Hu, ajudou a agência espacial a recalibrar a cápsula para estar melhor equipada assim que tiver humanos a bordo.
Embora os escudos de calor da cápsula tenham sido obviamente construídos para suportar as temperaturas extremamente altas de reentrada na atmosfera da Terra, a quantidade de material que queimou – que, segundo Hu, ainda está sob investigação – pareceu pegá-los de surpresa.
Dito isso, as coisas foram muito mais tranquilas para a missão Artemis desde que a agência conseguiu fazer seu lançamento inicial sem tripulação no final do ano passado. Mas, como os observadores do espaço sabem, muita coisa pode dar errado entre agora e a data de lançamento planejada.