A China vem sendo visitada por UFOs desde os tempos mais remotos. Acredita-se, inclusive, que existam bases ufológicas subterrâneas no país. E os dados apontam, sobretudo, ao Deserto de Gobi, ao norte, próximo de uma região montanhosa de difícil acesso. Apesar do regime político que rege o país há décadas ser o socialismo, que é fechado, a casuística da China sempre foi amplamente estudada e divulgada. Porém, jamais como agora.
Dentre os casos antigos mais intrigantes está o de quatro pastores que estavam sendo guiados por um umulema (membro de uma certa casta étnica chinesa) pelo Deserto de Gobi. No final de agosto de 1978, por volta das 22h00, enquanto conversavam ao redor de uma fogueira, as testemunhas puderam escutar um silvo muito estridente ao longe. Naquele instante, três brilhantes discos voadores começaram a sobrevoar o local em que se encontravam. Os UFOs tinham a forma de uma esfera achatada, com uma espécie de abóbada na parte superior, e mediam cerca de três metros de diâmetro cada.
Ao apagarem a fogueira, os objetos rumaram à fronteira com a Mongólia deixando um rastro luminoso que clareou toda a região. Uma característica freqüente nos relatos chineses é que as linhas de vôo dos UFOs vistos na China e Sibéria, principalmente próximos ao Deserto de Gobi, parecem assinalar esta área como um dos locais de maior incidência de aparecimentos de objetos não identificados do mundo. “Estudos ortotênicos revelam que os UFOs sempre migram para o deserto, após suas aparições e contatos”, escreveu o renomado pesquisador chinês Shi Bo para UFO 27.
Há também casos de aterrissagens de UFOs no Gobi, além de relatos de oficiais que viram objetos não identificados. Entretanto, através das atividades dos novos grupos ufológicos chineses, como a Associação Chinesa de Pesquisas sobre UFOs, presidida pelo professor Sun-Shi Li, da Universidade de Economia e Negócios Internacionais de Beijing, os casos mais recentes vêm ganhando uma atenção maior no mundo ocidental.
Como o ataque a um camponês na Montanha Pavo Fênix, no nordeste do país. Uma nave branca, em forma de escorpião, teria visitado uma reserva florestal local. Os seres disseram á vítima que vieram à Terra com três metas. Fugir da catástrofe causada pelo choque entre Saturno e um cometa (alguns dias depois, de acordo com Li, houve um choque semelhante ao relatado pelos tais ETs). Outro motivo seria a obtenção de um ser híbrido por meio da coleta de sêmen terrestre.
Por último, investigar o Sistema Solar. No dia seguinte, a nave ressurgiu e o camponês pôde observar um ser ao lado dela. Este levantou o braço, lançando-lhe um raio que queimou sua face, deixando uma marca semelhante à meia- lua. A vítima desmaiou, recobrando a consciência dois dias depois. Já em 30 de novembro de 199ó, a reserva florestal de Tuxi, ao sul, foi arrasada. Árvores foram destruídas, restando apenas troncos de até no máximo 4 m de altura.
A hipótese mais viável é a da visita de UFOs, pois naquela madrugada, às 03h00, testemunhos observaram um objeto brilhante emitindo um som parecido com o de trem. E os operadores de uma torre de controle próxima detectaram um eco nos radares.
A associação, que possui mais de 5 mil integrantes, tem o apoio econômico do governo e congrega cientistas e acadêmicos respeitados, além de autoridades do Partido Comunista. Sua intenção não é só provar a existência de UFOs na Terra, mas também descobrir a tecnologia que faz esses aparelhos se locomoverem de universos tão distantes até aqui, em tão pouco tempo.
O intercâmbio entre Oriente e Ocidente vem favorecendo as pesquisas ufológicas em todo o mundo. Através da troca de experiências entre os especialistas, a Ufologia só tende a ganhar, pois estamos cada vez mais próximos da verdade sobre as manifestações do Fenômeno UFO em nosso planeta.