Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Homens de preto no cinema
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Homens de preto no cinema
Artigos

Homens de preto no cinema

Desde a década de 60 o tema é explorado em seriados de TV e pela ficção científica

Ultima atualização: 1 de abril de 2006 12:45
Por
Marcos Malvezzi Leal
Envie!
Envie!
be411047124dd6dde08fda17260ef22b1528689896
Créditos: The Invaders

Muito antes das produções de Hollywood Homens de Preto [1997] e Homens de Preto II [2002], filmes estrelados por Tommy Lee Jones e Will Smith, a televisão norte-americana já tinha explorado a temática dos inoportunos homens de preto que assediavam testemunhas de encontros com UFOs ou pesquisadores do tema. Na década de 1960, a então famosa série de TV Os Invasores, em um de seus primeiros episódios, usou e abusou visualmente dos sinistros MIBs. Diferentemente dos longa-metragens de hoje, os homens de preto de Os Invasores não eram uma organização governamental secreta que estudava ou tentava livrar a Terra de extraterrestres indesejáveis, a “escória do universo”.

Na série, eles eram os próprios extraterrestres e do tipo mais nefasto que a imaginação dos escritores e roteiristas de ficção científica podia criar, na época. No episódio A Experiência, o físico de renome, doutor Curtis Lindstrong, interpretado por Laurence Naismith, descobre que a Terra está sendo lentamente invadida por seres de outro planeta que assumiram a aparência de humanos e vivem entre nós disfarçados. A intenção deles, como dizia o narrador na abertura de cada episódio, era “fazer dela (a Terra) o seu mundo”. No episódio, Lindstrong planeja ir a uma importante conferência em Nova York, onde faria a denúncia, mesmo que o considerassem louco. Logo no início da série, o cientista, acompanhado pelo filho, estava na pista de decolagem a bordo do avião esperando uma violenta chuva passar quando começou a se sentir incomodado e nervoso. Com pressa de fugir de alguma coisa, e tentando evitar o assédio da imprensa naquele momento ele olhou pela janela e viu que o sinaleiro, ocupado em orientar os aviões debaixo da maior chuva, era um invasor. Desesperado, ele insiste com o filho de que eles precisam sair dali, pois o avião podia ser uma armadilha para ele. Os dois saíram a tempo de ver, de um lugar protegido no aeroporto, a aeronave explodir logo após a decolagem.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Relatos espantosos — Mais adiante no episódio, o doutor Lindstrong acaba entrando em contato com David Vincent, interpretado por Roy Thinnes. Vincent, único personagem fixo da série, é um arquiteto que sabe muito acerca dos invasores e por isso passa por tremendas enrascadas para convencer o mundo da ameaça extraterrestre e para se proteger dos próprios invasores. Vincent tenta convencer o cientista de que ele estaria mais protegido se fosse se esconder em algum lugar discreto, ao invés de continuar em casa. Por fim, o velho cientista se hospeda num hotel barato, não revelando a ninguém seu paradeiro, exceto ao filho Lloyd, vivido pelo ator Roddy McDowall. Na cena seguinte, o telespectador vê um carro preto chegar lentamente e parar diante do hotel onde o cientista se escondia. Dentro do veículo havia dois homens usando terno e chapéu escuros. Em determinado momento, em meio à tensão o doutor Lindstrong olha pela janela e vê os dois homens de preto atravessando a rua. A expressão, aliás, jamais é usada neste ou em qualquer outro episódio, mas a descrição é típica: ternos e gravatas pretos, chapéu preto, camisas brancas.

Assunto relacionado:  Nick Redfern fala sobre Homens de Preto no aniversário da série de filmes

Os dois são altos e ligeiramente parecidos. Relatos de MIBs inspiraram roteirista – Tendo pesquisado muito para escrever a série, o roteirista chefe Larry Cohen sem dúvida conhecia a história de Albert Bender [Veja matéria nesta edição] sobre a tentativa de persuasão para que interrompesse a pesquisa sobre os discos voadores e possivelmente vários outros relatos que foram se acumulando desde a década anterior sobre a visita desses entes. Cohen usou esses exemplos misturados com arte e com um clima de suspense magnificamente elaborado, criando um prato cheio para a ficção. De volta à A Experiência, doutor Lindstrong, sem telefone no quarto de hotel, se desespera, destranca a porta e corre até o telefone público do corredor. Enquanto aguarda a lenta telefonista de 1966 entrar em contato com David Vincent, ele vê, petrificado e com os olhos quase saltando das órbitas, a porta da frente se abrir devagar, e as duas figuras de negro entrarem.

Gentilmente um deles lhe dirige a palavra e diz que foi o filho dele quem lhes dera o endereço do hotel. Eram agentes do governo, e tinham vindo para levá-lo a Washington. “Seu filho está preocupado com o senhor”, explica o MIB. Baixando a guarda por um instante, o professor desiste de Vincent e põe o fone de volta no gancho, enquanto suspira um “graças a Deus”.

Hemorragias cerebrais — Ele os acompanha, ainda meio aturdido, porém mais calmo. Até que um dos visitantes comete um pequeno lapso (ou o provoca deliberadamente), ao lhe perguntar se está levando consigo as provas. Provas que ele nunca tinha mencionado a ninguém! Ele se apercebe do perigo e tenta fugir, mas é tarde. Os invasores o seguram como se fosse um garotinho, e com sua arma típica, silenciosa, que provoca hemorragias cerebrais, o matam ali mesmo no corredor. Durante o velório do cientista – numa igreja tão sombria que mais parece um castelo de um filme de terror gótico – seu filho e David Vincent, os únicos presentes, conversam. Ao ser indagado por Vincent se alguém mais sabia do paradeiro do pai, o jovem responde que não. Mas depois se lembra que dois homens o procuraram. Surpreso, ele acrescenta que os visitantes tinham mostrado suas credenciais, comprovando que eram do governo.

Assunto relacionado:  MIBs, criação de laboratório?

O olhar de Vincent, após essa informação, é mais revelador do que se ele dissesse a Lloyd: “Santa ingenuidade”. Entretanto, ele não fala da estupidez do rapaz, e prossegue com um plano para obter as provas que o velho cientista tinha escondido em algum lugar e que revelavam a presença de invasores extraterrestres em nosso planeta – provas estas, claro, que acabaram sendo confiscadas e destruídas pelos intrusos. A figura sombria dos homens de preto invasores retorna umas duas ou três vezes em futuros episódios da série, mas a técnica de intimidação desses agentes alienígenas é apenas uma dentre tantas exibidas pela televisão, que ora são homens menos sombrios, ora mulheres sedutoras, ou garotos passeando de bicicleta, militares, padres, médicos, garçons e até dançarinas em show de strip-tease.

Os Invasores tiveram três temporadas, durando cerca de um ano e meio, e foi exibida no Brasil pela primeira vez em 1968 e 1969, sendo reprisada várias vezes depois. Em 1995, foi produzido o longa-metragem para a televisão, Os Invasores, uma espécie de seqüência da série, estrelando Scott Baculla e com a participação especial de Roy Thinnes, interpretando o mesmo personagem. O argumento, porém, era muito inferior à série, com abuso de efeitos especiais e uso típico de visuais gosmentos, mais ao gosto do cinema moderno.

TÓPICO(S):Edição 42
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

WhatsApp Image 2025 10 03 at 09.29.22
Apagão da NASA congela missão-chave para estudar o enigmático objeto interestelar 3I/ATLAS
Notícias
663b12a0 9fbf 420e b077 6bf689307043
Mergulhadores militares encontram local de queda de OVNI e guardam segredo por décadas !
Notícias
drones alemania ft
Alemanha em alerta após drones misteriosos invadirem o espaço aéreo
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up