PRÉ-VENDA
Ad image

Grande asteroide passará pela Terra na próxima semana

Passagem no próximo 01 de setembro não representa qualquer ameaça ao nosso planeta, apesar dos costumeiros alertas de veículos sensacionalistas

Equipe UFO

00699c3e59e148e80de144389a33022d1526590287

Em 01 de setembro o asteroide Florence passará a uma distância segura da Terra
Créditos: Arquivo

Sempre que surge a notícia de que um asteroide irá passar pela Terra, vários sites sensacionalistas e mistificadores publicam suas habituais notas alarmistas, recheadas com artes de rochas espaciais penetrando a atmosfera terrestre, ou do cenário apocalíptico do impacto que há 65 milhões de anos extinguiu os dinossauros, bem como três quartos das espécies animais e vegetais da Terra. Contudo, mesmo que o evento do próximo dia 01 de setembro não represente qualquer perigo para nós, será sem dúvida interessante por se tratar da maior rocha espacial a se aproximar da Terra desde que o programa da NASA para rastrear Asteroides Próximos da Terra (NEOs) foi criado.

Ad image

O corpo celeste em questão é o asteroide 3122 Florence, que mede 4,4 quilômetros de extensão. Como comparação, o objeto que causou a extinção dos dinossauros media cerca de 10 km. Florence foi batizado em homenagem a Florence Nightingale (1820-1910), que criou o moderno serviço de enfermagem. A passagem do próximo dia 01 de setembro acontecerá a aproximadamente 7 milhões de km da Terra, ou 18 vezes a distância do planeta até a Lua, não representando a mais remota ameaça contra nosso planeta. Cálculos de sua órbita apontam que ele passou mais perto, a 6,7 milhões de km, em 31 de agosto de 1890, e somente se aproximará tanto de nosso planeta após o ano 2500.

Florence foi descoberto em 02 de março de 1981 pelo astrônomo Schelte Bus no Observatório Siding Spring, situado no sudoeste da Austrália. A estimativa de suas dimensões foi feita utilizando-se o telescópio espacial Spitzer e a NeoWise. A passagem é uma excelente oportunidade para obter mais informações desses corpos celestes, especialmente do Florence, que é bem maior do que a maioria dos NEOs observados nos últimos anos. Assim, a NASA irá realizar estudos via radar, utilizando o Sistema de Radar Solar Goldstone, na Califórnia, e Observatório de Arecibo em Porto Rico. Espera-se que tais estudos possam revelar detalhes da superfície do asteroide com resolução de aproximadamente 10 metros. Astrônomos amadores igualmente podem observar a rocha espacial com pequenos telescópios, enquanto Florence passa pelas constelações de Piscis Austrinus, Capricórnio, Aquário e Delphinus.

crédito: NASA

Imagem que ilustra a distância na qual Florence passará pela Terra, sem oferecer qualquer perigo

Imagem que ilustra a distância na qual Florence passará pela Terra, sem oferecer qualquer perigo

Confira uma animação mostrando a passagem do asteroide Florence

O meteoro, o asteróide e as mistificações

Missão da NASA irá coletar amostras de asteroide

É uma farsa a notícia de um impacto de asteroide em fevereiro

Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha

NASA abre escritório para proteger a Terra de asteroides

Armas nucleares podem salvar a Terra de asteroides

Mais um impacto aconteceu em Júpiter

ONU completa primeira fase de trabalho para proteger a Terra de asteroides

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe