Em uma época repleta de teorias da conspiração sobre OVNIs, um ex-funcionário da NASA contesta as alegações de visitas alienígenas à Terra.Joseph Gutheinz, investigador aposentado da NASA e atual advogado, afirma que a ciência e não a especulação deve nortear a discussão.
“Provem. Sério, provem”, ele desafia os que acreditam em OVNIs. “Eles vêm afirmando que existem OVNIs desde a década de 1940. E, sabe, a Área 51 supostamente abriga OVNIs. Mandem alguém entrar e dar uma olhada na Área 51.”

Durante sua carreira na NASA, Gutheinz frequentemente ouvia afirmações absurdas. “Eu recebia ligações frequentes de pessoas que acreditavam ter sido abduzidas ou ter um chip no cérebro de alienígenas”, disse ele .
A resposta dele? “A possibilidade de alguém vir de outro mundo nos visitar era extremamente improvável… Consulte um psiquiatra.”
Ele aponta as vastas distâncias no espaço como prova. “Existem até 400 bilhões de estrelas na Via Láctea… mas o sistema solar mais próximo é Alfa Centauri, a 4,4 anos-luz de distância 40 trilhões de quilômetros. Se alguém começasse a voar para Proxima Centauri, levaria mais de 70.000 anos. Provavelmente ninguém de outro mundo está nos visitando.”
Se houver vida por perto, diz ele, ela não é inteligente. Luas como Europa ou Titã podem abrigar micróbios, mas “não é nada que vá nos visitar em um disco voador”.
Então, o que explica os avistamentos de OVNIs?
Gutheinz sugere origens terrestres. “Se você está vendo algo lá em cima, e é real, está vindo dos chineses, dos russos ou do seu vizinho voando por aí com seu drone.” Ele acredita que o segredo militar alimentou os mitos sobre OVNIs.
“Na década de 1940, quando as histórias sobre OVNIs começaram, os militares provavelmente estavam testando aeronaves e não queriam que a Rússia soubesse”, disse ele.
Se a cobertura de OVNIs funcionasse, eu não ficaria surpreso se alguns no governo cooperassem para esconder tecnologia furtiva. A questão é que usamos a cobertura de OVNIs para esconder muitas coisas.