O Ministério da Defesa britânico pretende abrir gradualmente ao público nos próximos meses seus arquivos secretos sobre aparições de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), segundo relatos publicados na imprensa local. De acordo com o jornal The Observer, a intenção do governo é acabar com as especulações sobre as supostas informações secretas relacionadas ao tema.
Segundo o Daily Telegraph, serão divulgados um total de 160 arquivos sobre investigações de supostas aparições de OVNIs. Os arquivos contêm informações sobre mais de 7 mil relatos de OVNIs recebidos nos últimos 30 anos pelo serviço de inteligência do ministério a cargo das investigações. Sem explicação Em cerca de 5% dos relatos, as investigações não teriam conseguido chegar a uma explicação para os OVNIs.
O Observer comenta, porém, que a divulgação dos arquivos deve, na avaliação de alguns especialistas, mostrar que a maioria dos incidentes envolvendo OVNIs foram atividades militares como lançamento de mísseis, testes de protótipos de aeronaves e outras atividades durante a Guerra Fria.
Mas o jornal observa que, ainda assim, o governo deve continuar sob pressão dos que crêem que nem todas as informações coletadas pelo Ministério da Defesa serão tornadas públicas. No ano passado, o governo da França já havia aberto os seus arquivos secretos sobre OVNIs, disponibilizados na internet.