Internautas estão compartilhando desde ontem, nas redes sociais, imagem de um UFO registrado pelo Google Street View que estaria sobrevoando o Parque Eloy Chaves na cidade de Jundiaí (SP). A foto pode ser vista na ferramenta de busca do Google Maps, o Google Street View, pela pesquisa do endereço: Avenida Luiz José Sereno, 4672. Alguns internautas e moradores da região começaram a fazer alguns memes e brincadeiras com a foto do suposto UFO e encheram as redes sociais com o assunto do dia em Jundiaí.
A reportagem sobre o assunto foi feita pelo jornal Metro, relatando que a foto foi compartilhada milhares de vezes pelos internautas nas redes sociais. A foto feita na Avenida Luiz José Sereno, na Estrada da Ermida, curiosamente é a mesma rua mostrada em reportagem do Fantástico da Rede Globo, há algum tempo, com cientistas explicando como os carros em ponto morto subiam o morro, ao invés de descer. O fenômeno foi explicado como ilusão de ótica.
O consultor da Revista UFO José Ricardo Quintella explica que a imagem que se vê originalmente no Google Street View está borrada devido à velocidade de uma ave que entrou no campo focal da câmera fazendo a distorção do mesmo. Na imagem dá pra ver claramente as asas abertas e parte da cauda do pássaro. Provavelmente a ave se assustou com a presença do carro e entrou no campo de visão da câmera.
Portanto, uma explicação para a confusão com um UFO seria o fato de presenciarmos uma distorção na imagem do Google, provocada pela presença de um pássaro iluminado pela luz solar. Ressalta, ainda, o coeditor da Revista UFO Toni Inajar Kurowski que esse tipo de desfoque na foto é comum quando a velocidade da ave está ligeiramente maior do que a velocidade de exposição da câmera. O fenômeno é recorrente em fotos recebidas por internautas para serem analisadas e já recebeu um apelido curioso: Passarovni.
Veja aqui como identificar pássaros em relação à velocidade do obturador da câmera fotográfica, com tempo de exposição de 1/500s, 1/15s e 1/5s:
BLURFOS – UFOs Borrões: pássaros ou insetos passando pelo campo focal da câmera:
Saiba mais:
Participe dos Intensivos de Ufologia da Revista UFO
Agora com transmissão ao vivo via internet!
Veja mais aqui: www.ufologiabrasileira.com.br