Em maio de 2010, assisti o filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau no canal TCM. É um filme memorável que assisti pela primeira vez aos 12 anos, transmitido pela extinta Rede Manchete. Me lembro que na época a Manchete também passava a serie baseada no relatório Blue Book. Acho que alguém na Manchete também estudava ufologia, pois até a vinheta da Manchete usava os 5 tons musicais do filme: A Ga Dê Agá! Muito emocionante! Foi meu primeiro contato com a ufologia e sob o ponto de vista do Spielberg, os ETs tinham bons propósitos! Depois de ET, que era bonzinho, foi que o Spielberg trouxe Guerra dos Mundos onde os marcianos eram osso duro de roer Hehehe!
A TV Manchete estreou no dia 5 de junho de 1983, às 19h00, com um programa chamado Mundo Mágico, transmitido ao vivo, com a participação de vários artistas. Depois deste show, é que foi exibido pela primeira vez no Brasil em televisão o filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau (que é de 1977) e que colocou a emissora nesta noite na liderança de audiência com 27 pontos contra 12 pontos do Fantástico transmitido naquela noite. Na época, eu já tinha completado 12 anos de idade!
O filme CE3, foi bem abrangente, pois ele trata de assuntos como:
Relação do Triângulo das Bermudas e UFOs: O encontro da Esquadrilha 19 no início do filme no deserto mexicano e do encouraçado Potomach no deserto mongol. Ao ver os aviões intactos, com combustível nos tanques e objetos no seu interior intactos e novos, demonstra-se uma das leis da teoria da relativa que diz que um objeto se deslocando em velocidades próximas à velocidade da luz tem a marcha do tempo reduzida, fazendo com que ele, quando volte à Terra, se encontre anos à frente. Como o filme é de 1977 e o vôo 19 sumiu em 1945, teoricamente passaram-se 32 anos. Se levarmos em conta o que o Stephen Hawkings falou recentemente em seu programa sobre viagem no tempo, 1 minuto próximo a velocidade da luz equivale em média a 1 ano na Terra, assim os pilotos no filme devem ter dado no mínimo uma volta de 32 minutos na nave extraterrestre, considerando uma aceleração instantânea de 0 até 99.99% da velocidade da luz. Se a aceleração foi mais gradual, pelo menos eles passearam de 2 a 72 horas na nave, segundo minhas estimativas.
Registro de UFOs em Radares: A cena no Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Indianápolis é o tipo de acontecimento mais comum, ou seja, a detecção de UFOs em radares que eles chamam de Tráfego ou Tráfego Hotel. Um dos documentários da série Arquivos Extraterrestres do History Channel abordou exclusivamente esse assunto: O Segredo dos OVNIs das Caixas Pretas (eis o link da primeira parte, com áudio real dos pilotos e controladores: http://www.youtube.com/watch?v=gc0R_rapV68&feature=related). Até na famosa Noite Oficial dos UFOs, os radares foram coadjuvantes no registros dos UFOs perseguidos pela Força Aérea Brasileira.
Abduções: O garotinho Barry Guiler foi um dos abduzidos que foram levados “na frente das lentes” e de sua mãe, Gillian, além de todas as outras pessoas que descem da nave mãe no fim do filme.
Projeto Serpo: Aquelas pessoas com macacões vermelhos e óculos escuros, que participam de uma cerimônia religiosa e que provavelmente são cientistas, às quais o Roy Neary se junta no final do filme para entrar na nave mãe, provavelmente se referem ao suposto Projeto Serpo onde supostamente houve um intercâmbio secreto entre 1965 e 1978 onde 12 astronautas americanos, incluindo duas mulheres, foram levados para outro planeta para estudos científicos. Na época o projeto se chamava Cavaleiro de Cristal.
Fator Psicológico dos Contatados: As reações psicológicas dos contatados como o Roy Neary e a Gillian Guiler demonstraram algo relacionado com um estresse pós-traumático em função de lidar com o desconhecido. A família dele se desestruturou devido a sua obsessão em tentar descobrir o que tinha acontecido com ele e devido à sua compulsão em ver em cada objeto uma forma que ele desconhecia e que após muitas tentativas e erros acabou mostrando que era a montanha Devil’s Tower, para onde ele deveria se dirigir. Enquanto isso a Gillian, após perder seu filhinho, se encontrou na situação daqueles que tem entes queridos desaparecidos, aumentado ainda pela obsessão em desenhar uma montanha e ouvir sons musicais no telefone, por exemplo.
SETI: Os dois grupos de três números que indicam a latitude e longitude da Devil’s Tower é uma alusão a uma possível resposta aos sinais enviados por rádio-telescópios. Isso foi abordado também nos filmes Contato, com Jodie Foster, e A Invasão com o Charlie Sheen.
Forma de Linguagem Musical: Essa foi a grande “sacada” do filme… Utilizar música e cores como uma forma de linguagem universal, pois são manifestações da energia moduladas por uma inteligência com objetivos de comunicação. Mesmo na Terra, todos os povos conseguem entender a emoção por trás de obras musicais de Mozart, Bach, Beethoven e Villas Lobos. Sem falar nos artistas multimídia atuais como Jean Michel Jarre, Yanni, Vangelis, Deep Forest entre outros.
Fator Ridículo e o Acobertamento: Na cena em que os contatados estão diante da imprensa e das forças armadas americanas, vemos estas instituições procurarem ridicularizar os contatados, enquanto, por trás, as forças militares e científicas estudam o fenômeno exaustivamente e secretamente para tirar proveitos. No início do filme, o francês Lacombe pergunta para o cartógrafo Laughlin: “Desde quando você está no projeto” pergunta o primeiro… “Desde o início” responde o segundo. E a evacuação de 800 km² em torno da Devil’s Tower, mostram o que um governo pode fazer com sua população para acobertar algo que, no filme, era para ser algo público se considerar a intenção dos extraterrestres que fizeram “convites” a pessoas de todo o mundo através de contatos imediatos do terceiro grau. No fim, somente o Roy e a Gillian é que presenciam o evento, sendo os únicos ali, os realmente convidados para a “festa”.
Bem, com um filme assessorado pelo Hynek, que aparece no fim do mesmo, só poderíamos ter um filme repleto de situações comuns na casuística ufológica. Eu poderia ficar horas e horas analisando este filme que em 135 minutos resumiu a ufologia de forma séria, proporcionando entretenimento até os dias atuais.