Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por A. J. Gevaerd

José Carlos Pereira: É hora de liberar os arquivos secretos sobre UFOs no país (Parte 2)

Continua a entrevista com o brigadeiro José Carlos Pereira, publicada por UFO em 2008, eleita pelos leitores como a melhor de todos os 30 anos da publicação, ao lado da que foi realizada com o coronel Uyrangê Hollanda, em 1997. Confira este texto novamente

Categoria: ACOBERTAMENTO UFOLÓGICO | AERONAVES MILITARES | OPERAÇÃO PRATO | UFOs E AVIAÇÃO

Em 2008, uma enorme contribuição à Ufologia Brasileira foi dada por um dos mais graduados e respeitados militares brasileiros, na forma de uma entrevista exclusiva à Revista UFO. O oficial que concedeu seu tempo para atender ao interesse de nossos leitores foi ninguém menos do que o brigadeiro José Carlos Pereira, que foi comandante-geral de Operações Aéreas e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), órgão que já foi chamado de “Área 51 Brasileira”, entre 1999 e 2001. Amplamente conhecido como “o homem que tem a chave do cofre dos segredos ufológicos do país”, Pereira teve uma longa conversa com este editor, o coeditor Fernando A. Ramalho e o então conselheiro especial Roberto A. Beck.

Deste diálogo revelador surgiu uma entrevista histórica para a Ufologia Brasileira, igualando a que foi concedida em 1997 pelo coronel Uyrangê Hollanda. O trabalho, de tão extenso, teve que ser publicado em duas partes, e o foi nas edições 141 e 142, respectivamente abril e maio de 2008. Ao longo das quase duas dúzias de páginas usadas para acomodar toda a extensa entrevista, Pereira fez declarações espantosas para um homem em sua posição. Para começar, declarou francamente que os segredos sobre os UFOs no país devem ser liberados imediatamente. “Tem que haver transparência na questão ufológica, pois não há nenhuma razão para se continuar escondendo o que se sabe”, disse.

Engajamento pessoal

Não apenas o brigadeiro deu enorme respaldo à causa ufológica brasileira, que teve em sua entrevista um forte subsídio para tornar ainda mais clara a importância da presença alienígena na Terra, como ele também se engajou de maneira firme na campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, que já vinha sendo conduzida pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), por meio da Revista UFO, desde 2004. Foi com sua adesão — e inclusive participação em eventos de Ufologia em todo o país — que o movimento ganhou uma dimensão mais ousada, acabando bem-sucedido em 2007 com a liberação, pelo Governo Federal, de 4,5 mil páginas de documentos antes secretos sobre UFOs no país.

A entrevista concedida pelo brigadeiro José Carlos Pereira foi considerada pelos leitores de UFO, em votação realizada em seu site [www.ufo.com.br] nos primeiros meses deste ano, como a melhor de todos os 30 anos de existência da publicação, ao lado da feita com Hollanda. Assim, foi escolhida para ser reproduzida na histórica UFO 200, do mês passado, e novamente dividida em duas partes para acomodar tamanha carga de informação. Agora temos a parte final do extraordinário diálogo com o oficial, que já foi devidamente apresentado aos leitores na referida edição. “Sempre compro a UFO nas bancas de Brasília e estou à disposição dos ufólogos da revista”, disse-nos antes de encerrar a conversa, em 2008.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 257
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.