Em 04 de outubro de 2022, no Colorado, perto da cidade de Meeker, um fazendeiro encontrou 18 de suas vacas jovens mortas. Os corpos dos animais jaziam separados, mas dentro de uma área de apenas 2.4Km de extensão. Ou seja, o que quer que os tenha atacado, provavelmente era o mesmo objeto?
A maioria dos corpos não tinha feridas visíveis, mas alguns mostravam marcas como se fossem garras de lobo. Algumas das carcaças foram encontradas com perfurações, como se fossem presas e suas caudas foram removidas, tudo cirurgicamente. Nenhum sangue foi encontrado no local. As autópsias foram inconclusivas e quando os funcionários dos parques e da vida selvagem verificaram não encontraram sinais de lobos, cães ou outros predadores na área.
De outubro até o final de novembro, enquanto os especialistas procuravam o culpado, mais 40 vacas jovens morreram misteriosamente em fazendas do Colorado. E em cada um desses casos também não há absolutamente nenhum sinal de lobos, coiotes ou qualquer outro predador habitual. Surgiu, então, uma versão de que as vacas morreram devido à bactéria Clostridium chauvoei, que causa o chamado carbúnculo enfisematoso no gado (popularmente chamado de perna preta) – uma doença infecciosa aguda que causa inchaço nos músculos e morte bastante rápida. Mas a análise de amostras em laboratórios não confirmou esta versão.
“Há autólise significativa nas seções do músculo esquelético dificultando a interpretação. No entanto, não há evidência de necrose ou inflamação ativa que sugira uma perna preta. Nos tecidos examinados não há lesões microscópicas que expliquem a causa da morte desses animais. Não há sinais de inflamação, necrose ou degeneração.” (Texas A&M Veterinary Medical Diagnostic Lab, 21 e 22 de outubro de 2022).
A ideia de que sejam alienígenas veio à tona, claro (foto meramente ilustrativa).
Fonte: GettyImages
A crença de que os lobos eram os culpados levou as autoridades a procurarem sinais de lobos de várias maneiras. Eles usaram varreduras aéreas, uivos como iscas e câmeras de caça para procurar lobos e rastros, mas sem sucesso. Também não houve relatos confirmados de matilhas na área, apenas alguns avistamentos não confirmados deixando os funcionários confusos e frustrados.
E se eram lobos ou cachorros, então por que eles não devoraram os cadáveres das vacas? Nem uma única vaca morta foi encontrada mesmo levemente comida. A investigação ainda está em andamento.