Prato Redondo no Paraná
Meus pais, meus irmãos e eu morávamos num sítio em Apucarana (PR). Era pequena na época, tinha mais ou menos nove anos de idade. Costumávamos brincar no terreiro de café, onde amontoávamos os grãos e os cobríamos com uma lona verde. Deitei-me sobre o monte para descansar e, quando olhei para o céu, vi um enorme prato redondo. Ele tinha luzes de todas cores e vinha lentamente em minha direção. Parou logo acima de um pinheiro e comecei a gritar para que meu pai e minha mãe vissem aquilo. Meu pai nos mandou correr para casa e ficarmos quietos. Depois disso, o artefato passou por cima de nossa residência e foi embora. Quase todos os vizinhos viram aquele objeto de luzes coloridas. Eu nunca me esqueço daquilo.
Rosa Treuka,
Ji-Paraná (RO)
Avistamentos em Curitiba
Moro no bairro Pilarzinho, em Curitiba (PR). Por três vezes, apenas no mês de julho, eu e toda minha família observamos um objeto estranho no céu. Era uma luz que se mexia de forma incomum. Seus movimentos não eram retilíneos, como os que se observam em satélites seguindo seu curso e não podia ser identificada como um balão sendo levado por uma corrente de ar. A oscilação do objeto não tinha lógica e sua luz se movimentava rapidamente para o lado, tornando a ficar estática em seguida. Ia para cima e para baixo em movimentos circulares. No dia 20 de julho, a luz apareceu por mais ou menos 30 minutos, fez um movimento de rotação e sumiu. Tornou a aparecer duas horas depois e permaneceu por mais 10 minutos. A coisa que mais me intriga é comodesapareceu tão rápido! Meu bairro possui muitas antenas de redes de televisão e rádio. Procuramos o Cindacta para saber se havia algum registro de satélite ou algo semelhante que pudesse gerar aquela luz, mas os funcionários disseram que não.
Chandall Von K. Romão,
por e-mail
UFO em Mongaguá
O objeto dessa foto foi registrado por acaso pelos proprietários do quiosque O Corsário, localizado na Avenida do Mar, no centro de Mongaguá (SP), às 10h00 do dia 04 de agosto de 2002. A intenção dos proprietários era fotografar apenas o estabelecimento. A imagem me foi mostrada num curso que ministro para professores da rede pública. Algumas vezes falo com meus alunos sobre Ufologia e, numa ocasião, um deles comentou que possuía uma foto interessante, que trouxe no dia seguinte. Como não tenho muito tempo, colei a foto no monitor do meu computador e a fotografei com uma máquina digital Mavica. Utilizando os recursos disponíveis, fiz várias imagens com e sem zoom.
Cleide T. Costa de Andrade,
por e-mail
Nova edição do Prêmio Cindacta
Há anos, o Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), presidido por Wallacy Albino, vem realizando um concurso para premiar os melhores talentos e trabalhos da Ufologia Brasileira. O Prêmio Cindacta também tem como objetivo incentivar o surgimento de novos ufólogos e grupos de pesquisas no país. Qualquer pessoa pode participar, por carta ou e-mail. Os interessados devem indicar o que consideraram melhor no ano anterior (2002) para cada uma das cinco categorias em disputa: melhor conferência ufológica, melhor matéria publicada na Revista Ufo, melhor obra lançada, melhor pesquisa realizada e revelação do ano.
Os votos recebidos serão apurados e os vencedores serão informados através de Ufo. Entre os participantes serão sorteados 20, que receberão inscrições gratuitas para o 4º Simpósio Ufológico da Baixada Santista, que acontecerá no próximo dia 25 de outubro, em Guarujá (SP). É nesta ocasião que serão entregues os prêmios aos vencedores da disputa. A votação se encerra no dia30 de setembro e quem quiser participar pode encaminhar seus votos para o endereço: GEUBS, Rua Manoel Fernandes Júnior 157, Vila Maia, 11410-110 Guarujá (SP). E-mail: geubs@uol.com.br.
Conheça a seguir o resultado parcial do Prêmio Cindacta até o dia 19 de agosto, data do fechamento dessa edição.
Categoria melhor conferência realizada em eventos brasileiros
(01) A Verdade sobre o Atentado ao Pentágono, de Aldo Novak; (02) Estamos Próximos de um Contato Oficial com Extraterrestres?, de A. J. Gevaerd; (03) A Ufologia na Visão da Ciência e do Governo, de Rafael Cury; (04) Casos Barra da Tijuca, Guarapiranga e Tiazinha – Três Grandes Fraudes, de Claudeir e Paola Covo; (05) Abduções e Casos Ufológicos Pesquisados com Hipnose, de Mário Rangel; (06) AIntegração da Ciência com a Espiritualidade, de Ademar Eugenio de Melo; (07) Ufologia e Ceticismo Científico, de Ricardo Varela Corrêa; (08) Evidências Físicas e Biológicas, de Paulo Aníbal; (09) O Homem e o Cosmos, de Nelson Vilhena Granado; (10) Novos Caminhos para a Ufologia, de Carlos A. Reis; (11) Os Tempos são Chegados, de Jan Val Ellam; (12) Operação Prato – Toda Verdade Revelada, de Marco A. Petit; (13) UFO Filmado pela Equipe da Band – Uma Análise Científica, de Roberto Beck.
Categoria melhor matéria publicada na Revista Ufo
(01) Caso Navegantes – Queda de UFO em Santa Catarina, de Carlos Alberto Machado; (02) Resgatando a História da Ufologia Brasileira, de Claudeir e Paola Covo; (03) Finalmente Revelados Novos Detalhes sobre o Caso Varginha, de Rafael Cury; (04) Alta Incidência de UFOs Aguça Mistérios da Mantiqueira, de Cláudio Suenaga; (05) Ciência e Religião Contra a Verdade Ufológica, de Paulo Baraky Werner; (06) O Incrível Caso da Salyut 6 Ainda Gera Polêmica, de Equipe Ufo; (07) Os Círculos Ingleses Continuam Intrigando a Humanidade, de A. J. Gevaerd; (08) Novas Formas de Encarar a Presença Alienígena na Terra, de Carlos A. Machado; (09) Grandes Desafios da Perícia Ufológica no Século XXI, de Philipe Kling David; (10) Ufologia Volta a Ser Vítima de Embuste da Mídia, de Fabiana Silvestre; (11) Novas Informações Esclarecem o Macabro Caso Guarapiranga, de Claudeir e Paola Covo e Tânia Cunha; (12) A Aplicação da Hipnose na Pesquisa Ufológica, de Mário Rangel; (13) Forças Ocultas Podem Estar Chegando à Ufologia, de Vanderlei D’Agostino; (14) Contatos com Alienígenas no Espaço, de Giorgio Bongiovanni; (15) Revelando os Segredos dos Russos, de A. J. Gevaerd; (16) Evidências de Atividades Alienígenas em Mato Grosso, de Ataíde Ferreira da Silva Neto; (17) Onda de Mutilação de Animais Põe em Alerta Ufólogos Argentinos, de Fabrina Martinez; (18) Até que Ponto a Internet Melhora a Pesquisa Ufológica, de A. J. Gevaerd; (19) Análise das Atividades Alienígenas na Terra, de Paulo Rogério Álves; (20) É Cabível a Idéia de um Sindicato de Ufólogos?, de Ubirajara F. Rodrigues; (21) Pontos de Incidência de UFOs Atraem Ufólogos e Turistas, de Paulo Baraky Werner; (22) A Nanotecnologia e os Discos Voadores, de Rogério Chola; (23) Falta Emoção nos Atos dos Extraterrestres, de Antonio Nelso Tasca; (24) O Homem é Resultado de Experiências de ETs, de Marco A. Petit.
Categoria melhor obra lançada nos últimos tempos
(01) O Mistério dos Círculos Ingleses (livro), de Wallacy Albino; (02) Implantes Alienígenas (livro), de Roger Leir; (03) Queda de UFOs (livro), de Thiago Ticchetti; (04) O Portal (livro), de José Guilherme Raimundo; (05) UFOs no Brasil (livro), de Antonio Faleiro; (06) O Livro Azul Divino (livro), de Robert Perala; (07) Muito Além do Horizonte (livro), de Jan Val Ellam; (08) Raças Extraterrestres (livro), de Eustáquio Andréa Patounas; (09) UFO – Evidência Definitiva (vídeo), de Marco Antonio Petit; (10) Curas Médicas por ETs (livro), de Virginia Aronson; (11) Colônia Capela (livro), de Pedro de Campos; (12) Os Superdeuses (livro), de Maurice Cotterell; (13) Sonda de Arturus (livro), de José Arguelles.
Categoria melhor pesquisa ufológica
(01) Desvendado o Caso Guarapiranga, de Claudeir e Paola Covo; (02) Pesquisas em Peruíbe, do Grupo Exo-X; (03) Deputado Celso Russomano Consegue Declarações da FAB sobre UFOs, de Jefferson Martinho; (04) A Luz na Janela do Quarto de Chico Xavier, de A. J. Gevaerd; (05) A Abdução de Edgar em Peruíbe, de Mário Rangel; (06) Luzes Agitam a Serra do Cipó, de Fabiana Maciel; (07) OVNI Observado em Araçatuba, do Grupo Inape; (08) Revelações sobre o Caso Trindade, de Alexandre Carvalho Borges; (09) Contatos com UFOs em Ipiranga, de José Edílson de Oliveira; (10) Avistamento em Araraquara, de A. Ferreira.
Categoria ufólogo revelação
(01) Reinaldo Stabolito; (02) Marcos Malvezzi Leal; (03) Paola Lucherini Covo; (04) Josef David; (05) S. S. Saga; (06) Vanderlei D’Agostino; (07) Esdras Martins; (08) Jackson Camargo; (09) Rodolfo Heltai; (10) Lucia Menta; (11) Michelle Castro; (12) Francisco (Michel) Cervelló; (13) Renato Alonso Azevedo; (14) Alexandre de Carvalho Borges; (15) Dante Labate; (16) João Oliveira; (17) Paulo Aníbal; (18) Alexandre Gutierrez.
Ganhadores do Prêmio Cindacta das edições anteriores
Melhor conferência: (2000) Echelon – Os Ufólogos do Mundo Todo sob Vigilância dos Serviços Secretos, de Aldo Novak. (2001) Chupacabras – Experimento Genético ou Aberração Alienígena?, de Carlos A. Machado. Melhor matéria: (2000) Para Onde Caminha e Qual é o Futuro da Ufologia Brasileira, de Carlos A. Reis. (2001) UFOs Registrados pela Aeronáutica Brasileira, de Jefferson Martinho. Melhor obra: (2000) Círculos Ingleses – O Enigma Continua (vídeo), de Marco A. Petit e Wallacy Albino. (2001) Contato UFO (CD-Rom), de Zetek Software. Melhor pesquisa: (2000) A Farsa Urandir Fernandes de Oliveira, de A. J. Gevaerd. (2001) O Dirigível da Tiazinha, de Claudeir e Paola Covo. Principal revelação: (2000) GrupoGeubs. (2001) Rogério Chola.