por Alexandre Gutierrez
Luzes Vistas por Astronautas…
Enquanto os astronautas continuam vendo luzes coloridas e misteriosas durante as missões espaciais, os cientistas em terra firme permanessem tentando explicar esses fenômenos. Os casos mais recentes são flashes de luz que podem estar relacionados às partículas de alta energia e a raios cósmicos que bombardeiam a retina dos astronautas. Entretanto, a explicação não foi aceita apenas por ser pouco plausível. O fato é que descobrindo as razões desses fenômenos, o planejador das missões pode ter a noção exata dos riscos aos quais as tripulações serão expostas. Segundo o pesquisador Marco Casolino, do Instituto Nacional Italiano para Física Nuclear, que está estudando essas ocorrências, tais casos poderiam se dar numa viagem além do campo magnético da Terra, que bloqueia a maioria dos raios cósmicos.
Esses fatos se tornaram comuns desde as missões Apollo, onde foram relatados flashes, manchas e nuvens. Num primeiro momento, os cientistas cogitaram a possibilidade de que fossem partículas pesadas, como as de moléculas de hélio e lítio. Entretanto, Casolino percebeu que a situação é ainda mais complicada. Ele pediu aos astronautas das últimas missões do Space Shuttle que registrassem quantas vezes viram estranhas luzes.
… E Fenômenos Naturais
Fotografar a aurora boreal e o céu durante a noite se tornou a mais nova atividade dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, segundo o site da NASA. Entre as imagens mais impressionantes estão as chuvas de meteoro, as auroras boreais no Canadá e as luzes das grandes cidades. “Sempre há algo bom pra se ver”, disse o astronauta Don Petit. As auroras são causadas por elétrons e prótons que caem na atmosfera terrestre, provenientes do Sol.
Nova Testemunha de Roswell
O jornal inglês The Observer [www.observer.co.uk] publicou matéria com declarações sobre uma nova testemunha do Caso Roswell, desconhecida até então. Anne Robbins acompanhou de forma indireta todas as ocorrências do mais famoso dos incidentes ufológicos, ocorrido há mais de 50 anos. Ela era esposa do então sargento Ernest Robert Robbins, falecido em 2000, que ajudou a resgatar três extraterrestres depois que o disco voador em que estavam se acidentou. Um deles ainda estava vivo. Aos 84 anos, Anne conta que nunca desejou que sua história se tornasse pública. Segundo ela, o marido morreu jurando que os destroços encontrados naquela noite não eram de um mero balão, como alega a Força Aérea Norte-Americana (USAF) . Ela conta ainda que na noite do incidente, Robbins recebeu ordens para que comparecesse na base militar, de onde só sairia 18 horas depois, contando uma “história confusa sobre um disco voador”. Quando voltou, estava com o uniforme enrugado e molhado porque teve que mergulhar num tanque de desinfecção na base.
Robbins nunca falou detalhadamente sobre o assunto, e a cada nova investida da família, alegava sigilo militar. Das poucas informações que deu, comentou apenas que a nave era semelhante a dois pratos juntos, tinha diversas janelas e três tripulantes. Anos depois, chegou a desenhá-los. Tinham cabeça protuberante, olhos grandes e negros, sem nariz ou boca, a pele era marrom. “Ele me contou essas coisas com muita frieza e franqueza. Não teria mentido para mim por 56 longos anos”. Entretanto, Anne só se convenceu da veracidade dos fatos quando visitou o local exato da queda e viu uma mancha no chão, muito parecida com vidro preto, como se o chão tivesse sido queimado. A última vez que Robbins tocou no assunto com a esposa foi há vários anos, quando assistiam a um documentário sobre o tema.
Chupacabras Capturado?
Periodicamente, o Chile é notícia no meio ufológico pelos constantes ataques aos animais, que sempre são atribuídos ao Chupacabras. A ausência de solução para esse mistério é uma constante, mas, dessa vez, a suposta prisão de uma dessas criaturas agitou a comunidade ufológica mundial. De acordo com um laudo policial, o animal é negro e parecido com um gato, mas com notáveis diferenças nas orelhas e patas traseiras. Foi capturado por moradores de Pinchulao, na comunidade de Lautaro, 690 km ao sul da capital, Santiago. O jornal A Imprensa Austral de Temuco, cidade vizinha a Lautaro, explica que ele foi pego enquanto sugava o sangue de uma galinha. O animal será examinado por veterinários da região e submetido a análises para determinar de que espécie pertence e se está relacionado às mortes de outros animais. No final de maio do ano 2000, os habitantes da cidade de Calama, à 1.584 km de Santiago, e de localidades próximas culparam a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) pela aparição e os ataques do Chupacabras. Nessa ocasião, ele teria vitimado até animais domésticos. Segundo denúncias da época, cientistas dos Estados Unidos teriam deixado escapar pelo menos três dessas criaturas, geradas em seus experimentos genéticos, e só conseguiram capturar dois deles. Ao terceiro foi atribuída a maior parte dos estragos.
Urandir Desafiado Novamente…
Urandir Fernandes de Oliveira, polêmico líder do Projeto Portal, foi desafiado publicamente a provar seus alegados poderes paranormais pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) do Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP). O convite foi publicado no número 86 da Revista Ufo e até o fechamento desta edição ainda não havia aceitado o confronto. O NEP fica em São Paulo e é ligado ao parapsicólogo Jayme Roitman, conhecido em todo o país por desvendar fenômenos tidos como sobrenaturais. Roitman também pesquisa a fundo supostos paranormais e seus alegados poderes, como Thomas Green Morton, exposto como charlatão pelo programa Fantástico.
Os alegados poderes de Urandir seriam provenientes de seus sucessivos encontros com extraterrestres, segundo afirma. Ele garante entortar metais, materializar objetos, quebrar copos a distância, mudar coloração de moedas e realizar outros fenômenos parapsicológicos de forma controlada, mas sem comprovação científica. E ao que tudo indica, não será desta vez que o país e os milhares de seguidores do suposto paranormal saberão a verdade. Aparentemente, Urandir não tem pretensões de aceitar o desafio do NEP, tal como ocorreu anos atrás, ao rejeitar um convite semelhante proposto pela própria Ufo. Depois disso, tem tentado resolver suas diferenças com os ufólogos através de processos judiciais.
Mutilação Suspeita nos EUA
Ufólogos norte-americanos acompanham atentos a um caso de mutilação humana causada, segundo se especula, por extraterrestres. O corpo de um homem negro com a idade calculada em 40 anos foi encontrado com cortes precisos e órgãos vitais retirados, numa casa abandonada na Filadélfia, em 28 de fevereiro. A informação veio a público apenas recentemente, assim como a possibilidade de envolvimento alienígena, ainda não comprovada. Suspeitas de assassinato, overdose ou morte por hipotermia foram descartadas assim que os policiais notaram a ausência dos órgãos, retirados com uma técnica desconhecida e assustadora. O corpo foi cortado do fundo da garganta até a base do estômago, como se fosse o procedimento de algum exame. A polícia evita qualquer comentário sobre ao assunto, principalmente, no que diz respeito aos instrumentos usados na mutilação. O que fez os ufólogos associarem o caso a ETs é que em ataques a animais por estes seres, seus órgãos foram retirados de forma idêntica.
Suposto Crânio Alienígena
Um crânio descoberto há mais de 70 anos numa caverna no México, que supostamente teria pertencido a um alienígena, teve sua réplica exposta na cidade de Gloucester, EUA. Os proprietários acreditam que se trate de uma prova da presença extraterrestre na Terra e visam lucrar com essa possibilidade. A peça verdadeira encontra-se num laboratório secreto, onde está sendo analisada. As diferenças entre o suposto crânio alienígena e um humano são surpreendentes. A área ocupada pelo cérebro é maior que a de qualquer adulto normal e as órbitas dos olhos são diferentes e maiores. Tem somente 40% da densidade óssea de um crânio comum, mas é duas vezes mais resistente. Cientistas acreditam que tenha pertencido a uma criança deformada, com cerca de cinco anos de idade, e esperam provar e convencer os donos de que não existe nada de alienígena nele.
Morre Testemunha de Contatos
O clássico de Steven Spielberg Contatos Imediatos de Terceiro Grau [1977] teve sua seqüência inicial inspirada na experiência de Norman J. Muscarello, que na noite de 03 de setembro de 1965, enquanto caminhava por uma estrada, 5 km ao sul de Exeter, New Hampshire, teve um contato com UFOs. Eram aproximadamente 02h00 quando notou luzes vermelhas sobre uma casa, a uns 30 m do local onde estava. O episódio ficou conhecido como Incidente de Exeter e foi um dos que integraram o Projeto Livro Azul, que tinha por finalidade ridicularizar avistamentos e contatos, bem como seus envolvidos. Depois de pesquisar esse caso em especial, duas explicações foram oferecidas: ou se tratava de um avião militar B-47 ou de uma aeronave de publicidade. Nada disso foi comprovado. O fato é que Muscarello estava acompanhado pelo policial Bertrand, que havia servido na Força Aérea Norte-Americana (USAF) e estava mais do que familiarizado com aviões. Foi graças à experiência de Muscarello que Steven Spielberg sentiu-se inspirado a fazer Contatos, que, anos depois, seria seguido por vários outros filmes com temas ufológicos, entre eles ET, o Extraterrestre [1972].
‘Levados’ é Sucesso
Nesse instante, nos Estados Unidos e Inglaterra, a grande febre é pelo seriado de tevê que o diretor Spielberg lançou no começo desse ano, mostrando de forma aberta, ousada e inédita o complexo e gravíssimo problema das abduções. Taken é o nome da série, que significa, muito apropriadamente, levados. Segundo pesquisas de opinião, o público norte-americano tem mostrado excepcional receptividade à temática, e grandes segmentos da sociedade passaram a encarar as abduções como um fato inquestionável.
Satélite Cai no Pacífico
Depois de muita ansiedade e preparativos de dezenas de países ao redor da linha do Equador, um satélite italiano caiu no Oceano Pacífico sem causar danos. Segundo o porta-voz do Departamento da Proteção Civil italiana, o satélite BeppoSAX, de 1.400 kg, caiu no dia 30 de abril, aproximadamente às 09h06, horário de Brasília, a cerca de 400 km das ilhas Galápagos. Entre os 39 países na faixa do Equador que foram alertados pela Itália sobre a possibilidade de serem atingidos por pedaços do satélite, no momento de sua reentrada na Terra, após quase oito anos no espaço, estava o Brasil. Sete estados brasileiros estavam na faixa potencial de impacto. O satélite foi lançado em 1996.
Saddam Fugiu num UFO?
Enquanto todo mundo – principalmente George W. Bush e Tony Blair – se perguntam por onde andará Saddam Hussein, eis que surge uma explicação pouco ortodoxa para seu desaparecimento. De acordo com alguns depoimentos, ele teria fugido num disco voador. Segundo a declaração de Mohammed Daud al-Hayayat, os aliens teriam levado Saddam e seus filhos. “Eles apareceram enquanto o bombardeio norte-americano estava em andamento. Projetaram um raio misterioso na parede e, mais uma vez, um círculo de luz surgiu. Saddam e seus filhos entraram naquilo e fugiram”, diz al-Hayayat. Esse teria sido o segundo escape milagroso do ditador iraquiano, que sobreviveu a um bombardeio similar durante as primeiras horas da manhã de quinta-feira, 20 de março de 2003, quando a guerra começou.
Uma parte da rara comunidade ufológica do país atribuiu ambas as fugas a um alegado grupo de aliens escondidos no Iraque. De acordo com a lenda, um UFO acidentou-se próximo a Bagdá durante a Guerra do Golfo, em 1991, ou durante a Operação Raposa do Deserto, em 1998. Saddam teria garantido um santuário aos extraterrestres no Iraque em troca de informações tecnológicas que manteriam suas forças armadas em equilíbrio com seus inimigos. Um detalhe não menos interessante, que circula na internet, é que os alienígenas teriam dito ao ex-líder iraquiano que não poderiam salvar seu governo, mas o protegeria dos norte-americanos. Resta saber quem está traindo quem: os extraterrestres de Saddam ou os alienígenas de Bush…
Comboio de sondas chegarão em Marte em 2004
A NASA não só pretende explorar o Planeta Vermelho como já escolheu dois pontos de aterrissagem para suas futuras missões, que deverão ocorrer no início de 2004. Os locais selecionados foram a cratera gigante Gusev, onde supostamente existiu um lago, e, do lado oposto a ela, um depósito natural de minérios de ferro oxidados, que evidencia a existência de água no passado. A primeira das duas sondas foi lançada e está sendo levada por um foguete Delta 2, devendo chegar em Marte em 04 de janeiro. A segunda sonda deverá decolar em 25 de junho e tem a chegada prevista para 15 de janeiro. Ambas também são movidas a energia solar e calcula-se que levarão cerca de seis meses para completar suas missões. A corrida espacial a Marte estará acirrada em 2004. No total, serão cinco missões terrestres que Marte receberá a partir do começo de 2004. Além das duas norte-americanas há também a sonda japonesa Nozomi, do Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas (ISAS), e a Agência Espacial Européia (ESA) levará ao planeta o que chama de “Expresso Marciano”, um conjunto de duas sondas do tipo Beagle 2. A Nozomi já está no espaço desde 1998. Nunca se viu uma corrida espacial a um planeta com tanta sanha como essa. Japoneses, europeus e norte-americanos certamente sabem o que procuram em nosso vizinho.
Área 51 Inspira Bar
Depois de buscar referências em vários cantos do mundo, os donos de um bar em São Paulo decidiram ir além do convencional para o planeta Terra. Foi inaugurado no dia 30 de abril o bar e restaurante Área 51, evidentemente inspirado no local mais polêmico dos Estados Unidos. Os proprietários garantem que tanto humanos quanto extraterrestres são bem-vindos. A casa funciona de quarta a domingo, e no ambiente estão incluídos dois bares, pista, lounge, mesas e espaço para exposições. Os pratos e drinks são inspirados em temas ufológicos, como Nave-Mãe, Princesa Lea e Darth Vader. Só resta saber se aos alienígenas eles soam tão interessantes quanto aos humanos. O fone do estabelecimento é: (11) 3331-6362.
Casuística Mundial
Bola de Fogo em São Paulo
Uma bola de fogo foi vista cortando ou o céu de Taquaritinga (SP), na noite de 22 de abril. Em vários bairros o fenômeno foi notado, deixando os moradores impressionados. Em todos os locais, foi descrito da mesma forma: uma bola vermelha cruzando o céu, causando um grande reflexo e zunido, para depois desaparecer no horizonte. Alguns moradores acreditam se tratar de relâmpagos ou explosões. Outros que era um UFO. Entretanto, o diretor do Observatório de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) afirma que era um meteoro.
Formação de Luzes nos EUA
Um grupo de amigos observou, no dia 23 de março, as evoluções de pelo menos seis estranhas luzes vermelhas sobre o povoado de Madison, no estado norte-americano de Wisconsin. Segundo informações divulgadas pelos investigadores John Hoppe e Joseph Trainor, as estranhas luzes se afastaram em completo silêncio rumo ao sul, em formação delta, desaparecendo repentinamente. Os objetos eram vários e de bom tamanho.
Triângulos Voadores
Testemunhas observaram, entre 23 e 24 de março, em ocasiões distintas, UFOs discóides extremamente brilhantes e outros de forma triangular sobre a localidade de Terrace, na Columbia Britânica, Canadá. Segundo o investigador Brian Vike, os objetos se afastaram velozmente no céu. Localizada no sudoeste do país, a Columbia tem registrado crescimento em sua casuística.