por Equipe UFO
Apanhador de Sonhos
Depois do filme Sinais [2002], qualquer anúncio de filme com temática ufológica seria visto com receio. Mas eis que Stephen King surpreende e toma a todos os admiradores do assunto de surpresa, pois não houve qualquer movimentação significativa para promoção do filme, restrita aos meios especializados. O Apanhador de Sonhos [2003] conta a história de uma conspiração alienígena mortal que tenta dominar a mente dos moradores de uma pequena cidade, quando quatro amigos que tentam detê-la. Esses garotos possuem uma espécie de ligação telepática que surge depois que salvam um homem, portador de síndrome de Down, de ser torturado por vândalos adolescentes.
Anos mais tarde, o grupo de amigos sai para acampar e presencia um estranho fenômeno em sua cidade natal. Morgan Freeman interpreta o coronel Abraham Curtis, militar designado para cuidar da situação. Aliás, um bom assunto para a discussão pós-filme é como os militares norte-americanos sempre sabem que conspiração alienígena está para acontecer? E porque mais uma vez é usada a imagem de um alienígena mau que tenta dominar o mundo? Mesmo com alguns clichês, esse é um bom filme. Possui fortes elementos sobrenaturais e de ficção científica. Os efeitos especiais são razoáveis e entrar em explicações seria estragar uma bela surpresa. O longa foi rodado na Columbia Britânica, Canadá. Com direção de Lawrence Kasdan, estreou nos cinemas brasileiros em abril e estará nas locadoras a partir de julho.
Para quem acompanha a obra do mestre do terror, já sabe o que esperar. Afinal, algumas de suas criações tornaram-se clássicos do cinema [Carrie, A Estranha, O Iluminado, Cemitério Maldito], sem mencionar algumas das inúmeras adaptações de suas obras para a televisão. Ao contrário de filmes que apenas circulam pela Ufologia, Apanhador de Sonhos [www.warnerbros.com.br/filmes/apanhador/] entra de forma assustadora no tema e traz de volta aquele medo, quase inexplicável, de encontrar um alienígena a qualquer momento. É preciso lembrar que Hollywood não vive apenas de sonhos, e algumas vezes é preciso estimular pesadelos. Stephen King é especialista nisso..
Novidades na Rede Mundial
A quantidade de sites dedicados aos estudos de temas relacionados à Ufologia está crescendo de forma positiva. O site UFO Net [www.brasilufo.kit.net] é mantido por Carlos Arlindo e está no ar desde outubro de 2001. Contém uma boa quantidade de informações sobre o Fenômeno UFO, além de curiosidades, como as que envolvem o Caso Roswell, os círculos ingleses, o bombardeiro B-2 Stealth etc. Possui um dicionário de Ufologia, onde o visitante pode tirar suas dúvidas quanto às siglas ou simplesmente conferir os significados das palavras mais usadas.
Outra boa dica é o Enigmídia [www.enigmas.hpg.ig.com.br], dedicado à pesquisa, estudo e divulgação dos enigmas da humanidade. Destaca-se pela forma inteligente como concilia entretenimento e informação. Lá é possível encontrar desde dicas de filmes, livros, documentários e CDs a história em quadrinhos relacionados à Ufologia, sobrenatural, ficção científica e outras áreas. Mas a grande novidade fica por conta de uma união que gerou uma excelente fonte de pesquisa para interessados no assunto. O Centro de Investigação e Pesquisa Exobiológica (CIPEX) eo Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Curitiba (GEPUC) se fundiram num único endereço [www.gepuc.hpg.ig.com.br/] , projetando o site CIPEX como um dos maiores no segmento. O leitor pode se informar sobre aspectos históricos do Fenômeno UFO, casos ufológicos, evidências, provas, teorias, metodologias de pesquisa etc. Destaca-se a participação do pesquisador Carlos Alberto Machado, autor de Olhos de Dragão – Reflexões para uma Nova Realidade.
Para quem é aficcionado por mistérios especiais, envolvendo ou não UFOs, o melhor site nacional é o Anomalia Espacial [www.anomalia.kit.net], do tradutor de Ufo Roberto Pintucci, autor da reportagem de capa da edição de maio (87). O site conta com rico acervo de textos e imagens, cobrindo mistérios até hoje inexplicados sobre a exploração espacial. Desde fotos de UFOs na Lua ou em órbita da Terra até informações sobre pirâmides e monumentos marcianos podem ser encontradas no Anomalia, que é regularmente atualizado.
Hall da Vergonha Ufológica
O Hall da Fama de Hollywood inspirou um ufólogo norte-americano a fazer o mesmo na área ufológica, mas do avesso. Assim como as celebridades do cinema nos EUA ganham espaço no Hall da Fama, Royce Myers III resolveu fazer um Hall da Vergonha Ufológica, onde charlatões de todos os tipos, que vivem às custas do fascínio gerado pelo Fenômeno UFO, podem ser mostrados ao público e, assim, ter suas atividades execradas. Myers fez um trocadilho entre as palavras fama e vergonha – respectivamente fame e shame, em inglês – e hoje tem um dos sites mais visitados da Ufologia Norte-Americana. Nele estão descritas as maiores tramóias já perpetradas em nome dos discos voadores.
Entre os nomes que ocupam a galeria está Eduard Billy Meier, Rael e Jonathan Reed, considerados grandes charlatões da Ufologia Mundial. Ao todo, quase cinco dúzias dessas figuras estão no site UFO Watchdog [www.ufowatchdog.com], apropriadamente intitulado Cão de Guarda Ufológico. E a galeria acaba de ser ampliada, agora recebendo os nomes de Urandir Fernandes de Oliveira e Linda Moulton Howe. Para que não sabe, Linda é a jornalista norte-americana que o desacreditado paranormal brasileiro conquistou para promovê-lo nos EUA, onde busca novo mercado. Os leitores podem obter detalhes nos artigos Urandir Usa Criatividade e Intensifica Mistificação, de UFO 84, e Urandir e a Ufologia Brasileira, da seção Busca de Respostas de UFO 86.
Novo olhar sobre o Chupacabras
Carlos Alberto Machado integra a comunidade ufológica há 28 anos. Profundo conhecedor das ciências humanas e parapsicológicas é consultor da Revista Ufo e autor de uma das mais importantes obras da literatura especializada no tema: Olhos de Dragão, Reflexões para uma Nova Realidade, publicada pela Editora Fenômeno. O livro relata os mais diversos casos de mutilação de animais que se iniciaram em Porto Rico e México e, posteriormente, se espalharam pelos Estados do Paraná e São Paulo, e as regiões Norte e Nordeste. Discorre sobre as técnicas de ataque às vítimas e como é ação dos predadores, sejam animais ou seres humanos, e ainda resgata informações sobre seitas religiosas que mutilam ou matam animais durante seus rituais. O livro tenta responder a questões que causam espanto em veterinários experientes e na comunidade científica. Para adquirir um exemplar, escreva para: Caixa Postal 24.555, 81570-971 Curitiba (PR). E-mail: cipexbr@yahoo.com.