por Alexandre Gutierrez
Caças F-16 Perseguem UFO sobre Washington, nos EUA
Em 18 de maio de 2002, um piloto norte-americano avistou um objeto não identificado prateado que se deslocava extremamente rápido e era facilmente visto no céu. Segundo a testemunha, que prefere se manter no anonimato, não se tratava de um balão ou outra aeronave, já que o objeto cruzou o céu e desapareceu em 20 segundos. “Já testemunhei esse fenômeno durante meus vôos antes”, finalizou. Esse seria apenas mais um caso de avistamento se posteriormente caças F-16 [Foto] não tivessem perseguido um UFO sobre Washington. O que aconteceu de diferente, dessa vez, é que os militares confirmaram que os caças decolaram da Base da Força Aérea de Andrews após o radar ter detectado uma aeronave desconhecida.
Os controladores não puderam estabelecer comunicação de rádio e informaram o fato ao Comando de Defesa Aérea Norte-Americana (NORAD). Com autorização, outras duas aeronaves munidas de mísseis saíram em busca do intruso, que nesse instante enfraqueceu seu rastro no radar. A idéia da perseguição foi ridicularizada oficialmente. “Apenas ficamos interessados e enviamos uma aeronave”, afirmou o porta-voz do NORAD Douglas Martin. Conforme afirmou o coronel Steve Chase, oficial responsável por manter caças e pilotos em estado de alerta, essa é apenas uma situação rotineira. Mas há testemunhas da perseguição, entre elas Renny Rogers, que viu quando os caças seguiram o UFO sobre sua casa, em Waldorf, durante a noite. “Era um objeto que emitia uma luz azul, viajando em velocidade fenomenal”. Apesar das declarações dadas pelos oficiais, Rogers garante que aquilo não era um procedimento padrão.
Fórum do Site de UFO na Internet Bate Recorde de Participação
O site da Revista UFO foi planejado para que os internautas pudessem opinar sobre as mais diversas variações do fenômeno. Uma dessas alternativas é o sistema de fóruns, uma possibilidade simples e muito popular na rede. Atualizada a cada quinze dias, a pergunta mais recente surpreendeu nossa Redação. Ela foi feita por uma assinante da lista de discussão da Revista UFO na rede mundial [http://br.groups.yahoo.com/group/revista_ufo], que autorizou a publicação da mensagem que questionava que atitude tomar se um disco caísse no quintal de sua casa. O surpreendente não foi o resultado – 49% das pessoas disseram que chamariam um ufólogo – mas os 1.575 votos computados. Este é um número bastante significativo se levarmos em conta algumas considerações, como o fato de poucos interessados pelo assunto terem acesso à Internet, que o número de votos não corresponde à visitação das páginas e o tempo em que a pergunta ficou no ar. Entretanto, esse resultado gerou uma dúvida intrigante. Uma quantidade muito grande de pessoas optou por chamar um ufólogo na eventualidade apresentada no fórum, o que não é surpreendente, já que os internautas são pessoas que gostam e se interessam pelo assunto. Mas como um leigo reagiria diante da mesma situação e, principalmente, como encontraria um ufólogo?
Abertura na Ufologia Mundial
Enquanto alguns países ainda mantêm o Fenômeno UFO como um assunto sigiloso, outros buscam esclarecer o tema com o auxílio de ufólogos, como fizeram a China e Turquia. Um jornal chinês publicou que tanto cientistas quanto diplomatas do país acreditam na existência de vida extraterrestre. Em entrevista, Sun Shi-Li [Foto à esquerda], ex-oficial do Ministério de Relações Exteriores e representante de UFO em seu país, e o presidente da Universidade Aeroespacial de Pequim, Shen Shituan, afirmaram que qualquer informação ligada ao tema que surgir no território chinês deve ser pesquisada. Mas na Turquia a atitude foi mais agressiva. O Departamento de Idiomas Estrangeiros da Marinha turca convidou o presidente do Centro de Pesquisas Espaciais Sirius, Haktan Akdogan [Foto à direita], representante de UFO naquele país, para realizar uma conferência a oficiais de alta patente. Akdogan abordou a questão com auxílio de documentos escritos e visuais sobre os mais importantes fatos da casuística mundial para mais de 70 oficiais. “O exército turco mantém segredo sobre as ocorrências, porém prometeu uma colaboração real ao estudo dos casos”, disse Akdogan à UFO. Passada uma semana, os oficiais da Força Aérea do Exército turco também procuraram o presidente do Sirius para uma entrevista sobre o tema, que será publicada na revista Skylight.
Projeto Portal em Nova Polêmica
Agrava-se a disputa por terras entre os remanescentes de quilombos da Colônia Boa Sorte, há 85 km de Campo Grande (MS), e os integrantes do Projeto Portal chefiados por Urandir Fernandes de Oliveira. Quatro anos depois da publicação do decreto federal [www.planalto.gov.br] que concedia as terras aos negros, pouca coisa mudou, além de um crescimento vertiginoso nas atividades do Projeto, que atrai místicos de todo o Brasil. Em 28 de junho, policiais e representantes do Instituto de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Idaterra) estiveram na região para retirar uma porteira que deixou cinco famílias interditadas. Segundo os moradores, a cerca foi colocada a mando de Urandir. Ele é conhecido por inventar observações de UFOs com canetas a laser, afirmando que se tratam de “naves dimensionais”.
Segundo o decreto, todas as pessoas que compraram terras na região terão de devolvê-las aos descendentes dos primeiros moradores, mas não há nada específico quanto ao processo de indenização aos atuais proprietários. Entre os que teriam que devolver estão centenas de pessoas que adquiriam de Urandir, a R$ 1.400,00 cada, lotes na propriedade. Os descendentes têm direito a 230 hectares da região, e parte dessa área está na Fazenda São Sebastião, sede do Projeto. Um de seus sócios, Ernani Garcia de Lima, garante que Urandir não sabia de nada quando adquiriu a propriedade, mas foi desmentido pelo vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Boa Sorte, Agostino Rodrigo Alves: “Ele sempre soube de tudo e dizia que o decreto da União não valia nada” [Fonte Correio do Estado].
Estranhos Objetos Causam Mortes e Assustam Moradores no Nepal
A tranqüila vida dos nepaleses está agora envolvida em pânico. Objetos voadores não identificados têm sido registrados atacando a população. Uma mulher chegou a morrer no dia 10 de agosto, em virtude dos misteriosos ataques. Sahim Khan, de 55 anos de idade, dormia em seu terraço quando um objeto parecido com uma bola se lançou sobre ela. “Corremos para a casa de Khan após observar o objeto, mas ele desapareceu rapidamente”, afirmaram testemunhas que viram o fato acontecer. Os vizinhos resgataram Khan do terraço e a levaram para dentro da casa. Há informações de que o mesmo objeto tinha sido visto uns dias antes sobre os municípios de Nepalgunj e Guleria. “Aquilo vem nos atacando há dois dias”, disse Khammei Shak, morador de Guleria. As autoridades não foram capazes de identificar o objeto, que parece surgir à noite e desaparecer instantaneamente após os ataques. Testemunhas afirmam que são agredidas quando dormem sobre telhados e terraços. O subtenente de polícia Gokarna Bahadur Pal admite ter observado um objeto vermelho, mas não conseguiu identificá-lo. Os jornais da cidade de Lucknow chegaram a publicar notícias afirmando que já são três mortos e mais de 6 pessoas feridas após a aparição do misterioso objeto na região.
Mais um Aeroporto para Discos Voadores é Lançado no País
Recebeu grande destaque na Imprensa nacional, com citações internacionais na Internet, o ovniporto com capacidade para oito pequenos discos voadores que o prefeito Élcio Berti, de Bocaiúva do Sul (PR), promete inaugurar em novembro. O local fica próximo à rodovia que liga a cidade a Curitiba (PR). As paredes do gabinete de Berti são repletas de fotos e matérias emoldurados sobre suas curiosas iniciativas, como proibir a venda de camisinhas e distribuir saquinhos de amendoim como genérico do Viagra, visando o aumento da população para receber maiores verbas estaduais e federais.
Há vários ovniportos no mundo. O mais antigo foi inaugurado em 1978, em Saint Paul, Canadá. Em Goiás existem três, no Mirante da Estrela e em Alto Paraíso, ambos na Chapada dos Veadeiros, e o terceiro num morro onde se avista a cidade de Barra do Garça. As cidades de Arès, próxima a Bordeaux, no sul da França, e Lake City, nos EUA, também possuem seus aeroportos de UFOs. No luxuoso Hotel Ariaú Amazon Towers, em plena floresta, foi construída outra dessas instalações, com capacidade para apenas um disco voador e que serve hoje de heliporto. Apesar da quantidade desses aeroportos cósmicos, não se conhece até agora nenhum caso de UFO que deles tenha se utilizado [Colaborou Mário Rangel]
Movimento para Liberar Informações
O ufólogo John Velez planejou um abaixo-assinado para pedir que a Organização das Nações Unidas (ONU) apóie a liberação de informações sobre UFOs. A ação está sendo feita através da Internet e até o fechamento desta edição havia conseguido cerca de 1.300 assinaturas – número pequeno se comparado às 4.629 visitas recebidas na página oficial do abaixo assinado [http://www.virtuallystrange.net/petition/index.html]. Segundo Velez, o pedido representa uma oportunidade democrática para que os governos revelem as informações sobre o assunto. No documento, o pesquisador pede que os membros das Nações Unidas incentivem ações relacionadas a pesquisas oficiais ou civis do Fenômeno UFO, afirmando que ocorrências surgem em todo mundo e que praticamente todas as nações conduzem investigações oficiais, porém omitindo os resultados. Há exceções que tornaram públicos os resultados das pesquisas, entre eles França, Chile, Brasil e Bélgica. Entre as solicitações, Velez pede que casos de avistamentos confirmados de pilotos sejam de domínio público.